|
|
| Aumentando o potencial de coordenação À medida que as várias unidades se tornam mais interdependentes ou se expandem em tamanho ou função, mais informações são necessárias para se atingir os objetivos organizacionais. Assim, o potencial de coordenação tem de ser aumentado. Se as técnicas básicas de administração forem insuficientes, pode-se recorrer a sistemas de informação verticais ou utilizar relacionamentos laterais. Quando o número de contatos entre departamentos aumenta dramaticamente, pode-se criar uma ligação permanente entre os eles. Diz-se que essa ligação deve representar um papel de cruzamento de fronteira. Os funcionários que fazem, com eficácia, o cruzamento de fronteira compreendem as carências de suas próprias unidades, bem como as responsabilidades e as preocupações das outras unidades. Pode-se dizer, por exemplo, que os membros dos departamentos de engenharia e de marketing praticamente falam línguas diferentes. O empregado que faz com eficácia o cruzamento de fronteira é capaz de traduzir a linguagem do departamento de marketing orientada para o consumidor - para a linguagem da engenharia - orientada para o produto - e vice-versa. |
Copyright © 2010 AIEC..
|