| Os comitês e os grupos de trabalho costumam ser eficazes para reunir a especialização de diversos empregados e canalizar seus esforços na direção de um objetivo comum. Os comitês são organizados formalmente em grupos, com membros e chefia nomeados e com reuniões programadas regularmente. Geralmente, duram muito tempo e fazem parte permanente da estrutura da organização. Lidam com problemas recorrentes. Os grupos de trabalho, ou forças-tarefas, são formados para tratar de problemas especiais. Cada uma das unidades envolvidas no problema contribui com um ou mais membros. Resolvido o problema, desfaz-se o grupo de trabalho. Os papéis de integração são estabelecidos quando um produto, um serviço ou um projeto específico abrange vários departamentos e requer coordenação e atenção contínua por parte de uma pessoa que não pertença aos departamentos em questão. Os integradores agem como diplomatas, falando as linguagens de cada departamento ou grupo. Mantêm-se neutros quando os grupos se exaltam e tentam equilibrar as diferenças de poder entre os departamentos. Os papéis de ligação gerencial podem ser requisitados quando o papel de integração não puder coordenar com eficácia uma tarefa em particular. Um gerente de ligação tem autoridade formal sobre todas as unidades envolvidas num projeto. Essa autoridade frequentemente toma a forma de controle sobre os orçamentos de todas as unidades para assegurar que elas trabalhem juntas na direção do objetivo da organização. |
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