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3 - Motivação Se a organização quer ser produtiva, não importa se ela é autoritária ou democrática, ela tem de satisfazer as ambições e as necessidades dos seus membros. A consequência para os administradores é que o primeiro passo para compreender a motivação é o reconhecimento e de que as pessoas agem no interesse próprio, conforme suas necessidades. Os funcionários serão motivados a esforçar-se na execução de suas tarefas se puderem, ao mesmo tempo, satisfazer suas necessidades. A partir dessas constatações, a natureza das necessidades humanas no trabalho e o modo de possibilitar a sua satisfação tornam-se uma das preocupações básicas dos administradores. No entanto, não é fácil identificar uma lista de necessidades que seja suficientemente abrangente, funcional e universalmente aceita. Existem, pelo menos, duas categorias geralmente aceitas: as necessidades primárias e as necessidades secundárias. Por exemplo, a água e o ar são necessidades primárias, sem elas não podemos viver. Já a necessidade de ar-condicionado ou de uma determinada marca de água mineral é secundária, isto é, podemos viver sem satisfazê-la, mas a vida não será tão agradável. Muitas listas foram produzidas contendo dezenas de necessidades, mas à medida que as listas aumentavam, diminuía sua utilidade para os gerentes. Mas continuam sendo úteis os estudos realizados por Maslow e Herzberg. |
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