|
Essa
combinação produz um determinado nível de motivação.
Esse nível poderia ser muito alto se as necessidades fossem fortes
e as expectativas fossem as seguintes:
- tenho
competência para fazer o que é preciso?
- se me
esforçar, posso fazê-lo nesta situação?
- se o fizer,
terei a recompensa que procuro?
- a recompensa
que procuro satisfará a minha necessidade?
A teoria da necessidade diz-nos o que as pessoas desejam e a teoria
da expectativa diz-nos como o desejo pode transformar-se em ação:
Necessidades
x expectativa = motivação
|
Assim, você
segue numa direção quando tem expectativas de que pode obter
sucesso. A partir do momento que você percebe que a situação
pode mudar a seu favor, se você se esforçar, seu nível
de motivação torna-se suficientemente alto para impeli-lo
a agir.
Os gerentes do presente e do futuro podem desenvolver uma conscientização
muito bem elaborada dos efeitos da direção sobre a motivação
e ajudar o trabalho a ser mais satisfatório para as pessoas e,
ao mesmo tempo, ajudar as organizações a serem mais eficazes.
|