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a) Modelo de comunicação Quando organizamos a atividade de um grupo ou de uma equipe, devemos levar em consideração o processo de comunicação, que envolve pelo menos um emissor, um receptor e a compreensão do receptor.
O significado de qualquer informação sobre o trabalho pode ser transmitido na forma de mensagem codificada em símbolos - palavras, imagens, números, gestos -, por meio de um canal - telefone, folheto, carta ou conversa pessoal. O receptor da mensagem a decodifica - lendo as palavras e números e interpretando-os para chegar a uma compreensão. A seguir o receptor poderá tornar-se o emissor e transmitir sua compreensão ao primeiro emissor dando-lhe um feedback sobre o que compreendeu. Esse feedback segue o mesmo caminho de volta, ou seja, seria uma mensagem codificada, transmitida por um canal e teria de ser decifrada pelo receptor, neste caso, o emissor da mensagem de origem. Esse modelo mostra que não é tão fácil que um significado chegue perfeito à mente do receptor, pelo contrário, parece ser um verdadeiro milagre se isso ocorrer, tendo em vista a quantidade de passos e de percalços que a mensagem tem de ultrapassar, tanto do lado do emissor com falta de clareza na codificação, no canal que pode estar sobrecarregado ou distorcer a mensagem, como no receptor por falta de atenção, má interpretação ou avaliação prematura. Mesmo sendo a avaliação um processo complexo, relativamente controlável, pois não é possível controlar todas as fontes de informações nem assumir responsabilidade por todas as distorções que ocorrem no processo, cabe aos gerentes comunicar de forma habilidosa. |
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