| Permanece,
entretanto, a questão de como colocar tamanha complexidade em prática.
Hersey & Blanchard desenvolvem estudos para identificar a variável
situacional chave e, como o resultado, reduzem todas as variáveis
a uma só, que consideram fundamental: o relacionamento entre
o líder e o subordinado. Argumentam que tal conclusão
utilizou como dados básicos "as percepções e
observações feitas pelos administradores no seu próprio
ambiente". Essas observações são confirmadas
por Fillmore H. Sanford, quando disse haver certa justificação
para considerar os liderados "como o fator crucial de qualquer processo
de liderança". Não só porque individualmente
aceitam ou rejeitam o líder, mas porque como grupo efetivamente
determinam o poder pessoal que o líder possa ter.
Assim, a
Liderança Situacional está baseada na inter-relação
entre:
(1) a quantidade de orientação e direção
que o líder oferece;
(2) a quantidade de apoio sócioemocional fornecido;
(3) o nível de prontidão ou maturidade dos subordinados
no desempenho de uma tarefa.
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Hersey &
Blanchard explicam que esse conceito foi desenvolvido para ajudar as pessoas
que tentam exercer a liderança a serem mais eficazes em suas interações,
compreendendo melhor a relação entre o estilo de liderança
e o nível de maturidade dos liderados.
A ideia da maturidade foi examinada por estudiosos tais como Binet,
Freud, Thorndike, Overstreet, Piaget, Chris Argyris. Em todos eles, está
presente a ideia de que a tarefa psicológica própria
do homem é passar da imaturidade para a maturidade, e que este
amadurecimento não se processa automaticamente no mesmo ritmo do
crescimento físico. Chris Argyris enumera sete tendências
evolutivas no ser humano para que se transforme em pessoa madura:
- tende
a evoluir de um estado de passividade, quando criança, para um
estado de crescente atividade, quando adulto;
- tende
a passar de um estado de dependência, quando criança, para
um estado de relativa independência, quando adulto;
- tende
a se comportar de poucas maneiras, como criança, para ser capaz
de se conduzir de diversas maneiras, como adulto;
- tende
a eliminar interesses caprichosos e superficiais, próprios da
criança, passando a desenvolver interesses profundos e intensos,
quando adulto;
- tende
a mudar de apenas uma perspectiva de curto prazo, incluindo apenas o
presente, quando criança, para uma perspectiva mais ampla, incluindo
passado e futuro, quando adulto;
- tende
a evoluir de uma posição de subordinado de todo mundo,
quando criança, passando a desejar uma posição
igual ou superior a seus semelhantes, quando adulto;
- tende
a desenvolver-se de um estado em que não tem consciência
de si mesmo, quando criança, para um estado em que já
tem conhecimento e controle de si próprio, quando adulto.
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