Os quatro estilos, que correspondem a diferentes combinações de comportamento de tarefa e de relacionamento, são os seguintes:


E1 - Determinar;
E2 - Persuadir;
E3 - Compartilhar;
E4 - Delegar.

Semelhante ao conceito de flexibilidade de Reddin, encontra-se aqui a ideia de adaptabilidade. A grande diferença é que na Liderança Situacional fica mais clara a responsabilidade dos gerentes com o desenvolvimento dos recursos humanos sob sua liderança, quando e como devem agir e quais ações devem desenvolver.

Assim, ao trabalhar no desenvolvimento de um empregado (ou de uma equipe), no desempenho de uma tarefa específica, o líder deve, primeiro, dizer o que fazer e demonstrar como fazer (passo A). Em seguida, dar autonomia para que ele continue, repassando-lhe o grau de responsabilidade que ele está apto a suportar (passo B). Finalmente, o progresso deve ser reconhecido, reforçando o comportamento bem-sucedido na direção desejada (passo C). Esse processo deve continuar até o atingimento dos níveis de maturidade mais elevados com relação à atividade.



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