| 3 - Fases do Controle O processo
de controle consiste em: a) Estabelecer padrões Os padrões de desempenho são definidos a partir dos objetivos criados durante o processo de planejamento. Muitas vezes, os próprios objetivos específicos, com os quais o progresso será comparado, servem de padrão, desde que sejam tangíveis, verificáveis e mensuráveis. Os padrões representam o desempenho desejado e, qualquer que seja o seu grau de especificidade, devem estar sempre relacionados com os resultados que se pretende alcançar. Também há que se observar um alto grau de realismo no seu estabelecimento, evitando-se, assim, reações comportamentais que prejudiquem seu atingimento. É sempre desejável que se trabalhe com padrões tangíveis, de preferência numéricos, a fim de dar maior exatidão às comparações. Porém, quando uma atividade importante não permitir tal exatidão, o administrador deve procurar utilizar medidas subjetivas. Mesmo que estas apresentem limitações, são melhores do que não ter nenhum padrão. Se uma atividade for realmente importante, não se pode aceitar a desculpa de que é difícil mensurá-la para que fique sem controle, mesmo que se tenha que levar em conta as limitações inerentes às informações baseadas em critérios subjetivos. |
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