Resumo

O controle é o processo de acompanhamento das atividades organizacionais para garantir que elas estejam sendo realizadas conforme o planejado e que os desvios serão tratados e corrigidos oportunamente para a obtenção dos resultados pretendidos.

Basicamente, três abordagens são mais utilizadas: o controle de mercado, o burocrático e o de clã. O de mercado enfatiza medidas externas, tais como fatia de mercado, competição pelos preços e fidelização do cliente para estabelecer os padrões. O controle burocrático enfatiza a autoridade e se baseia no cumprimento de regras e regulamentos. O controle de clã enfatiza a cultura vigente e utiliza valores compartilhados, tradições e rituais para regular o comportamento dos empregados.

O processo de controle segue os seguintes passos:

(1) a administração estabelece os padrões de desempenho com base nos objetivos e metas definidos no planejamento;
(2) passa, então, a mensurar o desempenho real e compará-lo com os padrões;
(3) decide não fazer nada, ajustar o desempenho ou rever os padrões quando ocorre uma discrepância entre o real e o esperado.

Os controles podem tornar-se disfuncionais quando não orientam o comportamento para os pontos realmente importantes na consecução dos objetivos, desviando a atenção para outros aspectos da vida organizacional. Isto ocorre quando os padrões não são razoáveis (elevados demais ou excessivamente baixos), inflexíveis para serem compatíveis com a realidade ou quando existem recompensas em jogo. Neste último caso, existe a tendência de manipulação dos dados para que o desempenho seja visto de modo favorável, com prejuízos para o processo produtivo.



Copyright © 2010 AIEC..