c) Controle posterior

O tipo mais conhecido de controle baseia-se em feedback. Como o controle acontece depois da atividade ser feita, a principal restrição a esse tipo de controle é que, no momento em que um administrador recebe a informação, o dano já está feito. Isto equivale a "fechar a porta depois de roubado". Mas, para muitas atividades, o feedback é a única forma de controle viável. Por exemplo, os relatórios financeiros são uma forma de controle em feedback. Se o demonstrativo de resultado mostra que as receitas de vendas estão caindo, este declínio já ocorreu! Neste ponto, a única alternativa do administrador é descobrir por que as vendas caíram e tentar corrigir a situação.

É importante notar que o feedback possui duas vantagens. Em primeiro lugar, dá aos administradores informações valiosas a respeito da eficácia do planejamento. Caso indique uma pequena variação entre o padrão e o desempenho real, há evidência de que o planejamento foi razoavelmente preciso. Se o desvio é grande, o administrador deve utilizar essa informação para formular os novos planos, de forma a torná-los mais eficazes. Em segundo lugar, pode aumentar a motivação dos empregados, porque eles sabem que receberão informações a respeito de seu desempenho. O controle em feedback dá essa informação.



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