Em relação à disciplina, é interessante aprofundar o assunto.

A disciplina preventiva tem o objetivo de encorajar os empregados a compreender as regras e segui-las espontaneamente. O desenvolvimento do sentimento positivo de autodisciplina mantém a conduta adequada sem necessidade de imposição gerencial, prevenindo a ocorrência de infrações. A autodisciplina, que caracteriza um excelente empregado ou uma boa equipe de trabalho, tende a inspirar o sentimento de dignidade e de moral elevado.

Por isso, a administração deve criar um clima favorável ao cumprimento dos padrões e regulamentos, tornando-os amplamente conhecidos. É importante que os padrões sejam não só compreendidos, mas também aceitos por todos. Se os empregados não os compreendem, podem agir de modo inconveniente ou imprevisto. Se não os aceitam, tendem a boicotar informações ou fraudar registros. Naturalmente, os empregados tenderão a dar maior apoio aos padrões que ajudaram a criar ou compreendem seu significado e sua razão de ser. É importante, também, que eles sejam enunciados de modo positivo ao invés de negativo ("Utilize o equipamento de segurança", é melhor do que "Não seja descuidado").

A disciplina corretiva é a ação realizada após a desobediência ou infração de uma regra, para desencorajar novas transgressões. A ação disciplinar objetiva manter os atos futuros dentro dos padrões, com a aplicação de uma penalidade. Esta pode evoluir desde uma simples advertência verbal, passando por advertência escrita e suspensão até a demissão por justa causa, conforme a gravidade da falta cometida.



Copyright © 2010 AIEC..