c) Planejar, estabelecer metas e alinhar ações

Ao serem convidados para estabelecer metas, os executivos devem pensar com três a cinco anos de antecedência em ações que, ao serem implementadas, transformarão a empresa. Para atingir um ambicioso crescimento financeiro, o executivo deve estabelecer meta de superação para o atendimento aos clientes, para seus processos internos e para os objetivos de aprendizado e crescimento. As metas relacionadas aos clientes, por exemplo, devem estar relacionadas com a satisfação ou superação de expectativas. Para isso, os clientes atuais e potenciais podem ser consultados para se saber quais são as expectativas a respeito de um desempenho excepcional.

Estabelecidas as metas, cabe aos executivos alinhar as ações estratégicas para alcançar os objetivos extraordinários. As metas não devem se limitar a reduções de custos, mas sim derivar de medidas do Scorecard como redução radical do tempo processamento de pedidos, redução do tempo, de lançamento de novos produtos, aumento da qualificação dos funcionários etc. Claro que essas ações não são o objetivo maior, elas redundarão dentro de uma cadeia de causa e efeito estabelecida no Scorecard em desempenho financeiro superior.



Copyright © 2010 AIEC..