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Objetivos, Indicadores e Metas Os objetivos estratégicos são aqueles mais genéricos, estabelecidos pela cúpula da empresa e que impactam todos os níveis abaixo. Por exemplo, tomemos uma empresa cuja prioridade estratégica seja crescer 20% nas receitas operacionais durante o exercício. Os indicadores financeiros deveriam espelhar a importância estratégica desse acréscimo, merecendo maior peso em relação aos outros indicadores, que deveriam, por sua vez, estar fortemente correlacionados e claramente comprometidos, numa relação de causa e efeito, com o crescimento de receita pretendido. Os indicadores precisam, pois, estar ligados aos objetivos estratégicos, ser mensuráveis e servir para mostrar se as metas estão sendo atingidas. Como as perspectivas do Painel procuram integrar passado com futuro, visão interna com visão externa, curto prazo com longo prazo, os indicadores devem indicar essas circunstâncias, isto é, devem referir-se ao desempenho já verificado, além de indicarem possibilidades futuras para a empresa. Por exemplo, o Retorno sobre o Patrimônio Líquido é um indicador de ocorrência ou de efeito do desempenho passado, pois se refere ao resultado de decisões e ações já implementadas. Mas indicadores como Redução do Ciclo de Desenvolvimento de Produtos, Satisfação do Cliente, ou mesmo o Índice de Alinhamento das Metas Pessoais com as Organizacionais são indicadores de tendência, porque apontam para o desempenho futuro. |
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