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Resumo O controle é uma das mais importantes atividades gerenciais pela sua condição de garantir que os resultados planejados ocorram de fato. O controle estratégico reveste-se de importância especial porque cuida do próprio destino da empresa, estabelecido no planejamento estratégico, devendo ser realizado com perícia e zelo, a despeito de sua dificuldade intrínseca. Dada a complexidade das organizações, faz-se necessária a adoção de um modelo que permita sintetizar milhares de ações e operações desenvolvidas dentro da empresa. Para isso, são definidas perspectivas básicas, articuladas numa relação de causa e efeito para a explicação lógica do desenvolvimento da estratégia. Dentre os modelos utilizados, ressaltamos o Balanced Scorecard, que suplementa as medidas financeiras tradicionais com três outras medidas adicionais - clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento. Tal abordagem possibilitou que as empresas continuassem perseguindo seus resultados financeiros e simultaneamente monitorassem o desenvolvimento das suas capacitações, adquirindo novos ativos intangíveis que necessitam para o crescimento futuro. Os administradores que utilizam o scorecard não precisam confiar em medidas financeiras de curto prazo como os únicos indicadores do desempenho. Podem introduzir quatro novos processos administrativos que contribuem para ligar os objetivos de longo prazo com as ações de curto prazo. O primeiro processo - traduzindo a visão - ajuda a construir um consenso em torno da visão e da estratégia organizacional a partir do estabelecimento de um conjunto integrado de objetivos e medidas, compartilhados por todos os executivos, que descrevem as orientações estratégicas para o sucesso em longo prazo. O segundo processo - comunicando e conectando - permite a comunicação para todos os níveis hierárquicos da conexão entre a estratégia, os objetivos departamentais e os individuais, garantindo o alinhamento entre eles. O terceiro processo - planejamento negocial - permite que a empresa integre seus planos negociais e financeiros como base para a alocação de recursos e estabelecimento de prioridades em direção aos objetivos estratégicos de longo prazo. O quarto processo - feedback e aprendizagem - proporciona a aprendizagem estratégica a partir do feedback aos objetivos financeiros propiciados por três perspectivas diferentes - clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento - para avaliar a estratégia conforme o desempenho obtido. |
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