Muitas vezes, uma pessoa não consegue lidar com os conflitos inconscientes e, em consequência, manifesta transtornos de conduta, ideias e sentimentos como forma disfarçada de esconder tais conflitos, que são conhecidos como neurose.

Neurose é a manifestação de comportamento ligada a conflitos de sentimentos e pensamentos, os quais geram no indivíduo conflitos de ordem emocional. Tal situação desperta grande ansiedade, fazendo com que a pessoa lance mão de mecanismos de defesa, como forma de tentar manter, no mínimo, o equilíbrio psíquico.

Para La Planche, neurose é descrita como "afecção psicogênica em que os sintomas são a expressão simbólica de um conflito psíquico (inconsciente) que tem suas raízes na história infantil do indivíduo e constitui compromissos entre o desejo e a defesa" (La Planche e Pontalis, 1983, p.377).

Segundo HenryEy as neuroses são "doenças da personalidade caracterizadas por conflitos intrapsíquicos que inibem as condutas sociais”, por desencadear reações desproporcionais, quer seja em intensidade, duração ou por manifestarem-se mesmo sem uma causa aparente. A pessoa neurótica tem plena consciência do seu problema, pois a neurose não compromete sua inteligência e nem o seu contato com a realidade. Entretanto, ela se sente impotente para modificar seu comportamento. Por isso, a neurose é reconhecida como forma de sofrimento emocional e afetivo, que impacta na personalidade do indivíduo e, consequentemente, no seu comportamento.

Veja um pequeno exemplo:



Copyright © 2010 AIEC..