O administrador de empresas, para o exercício de suas atribuições, utiliza-se de conhecimentos multidisciplinares. Muitas são as ciências que fazem interface com a administração de empresas, entre elas: a psicologia, a sociologia, a economia, a estatística, a contabilidade, a história, a informática, etc.

Esta disciplina concentrará a importância e aplicação dos conhecimentos da psicologia organizacional na administração de empresas. Mas antes, vamos entender as origens da psicologia.

1 - Ciência, Psicologia e Senso Comum

Ao longo da história humana, o ser humano sempre sentiu a necessidade de relacionar-se com seu semelhante. A comunicação, porém, muitas vezes não se estabelecia de forma fácil e, até hoje, isso acontece.

Mas por quê? Perguntaria você?

Porque as pessoas são diferentes. Percebem os estímulos de forma diferenciada. Estruturam seu mapa mental de acordo com suas vivências e experiências pessoais. E, em virtude disso, têm comportamentos diferentes.

Compreender o comportamento humano em todas as suas nuances não é tarefa muito fácil. Cabe à Psicologia desvendar esse mistério tão complexo, na medida em que observa, analisa e explica o comportamento humano e seus processos mentais, utilizando-se do método científico. Atualmente, podemos afirmar que a PSICOLOGIA é a ciência que estuda o SER HUMANO, seu comportamento e seus processos mentais; mas nem sempre foi assim.



Copyright © 2010 AIEC..