e) Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT)

Imagem

Os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, mais conhecidos como DORT ou LER (lesão por esforços repetitivos), são problemas musculares, sobretudo de pescoço e membros superiores, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), têm sua origem em fatores de ordem física, organizacional, psicossocial, individual e sociocultural.

A dor é o principal sintoma de DORT e se manifesta pelo movimento, mudanças bruscas de temperatura e pelo estresse. Outros sintomas são a dormência ou formigamento e sensação de peso ou fadiga.

Quase sempre o seu diagnóstico é dúbio, envolvendo a análise do histórico ocupacional e das condições de trabalho da pessoa. Os exames complementares comprobatórios só confirmam o diagnóstico, quando confirmam, quando a doença já está em estágio avançado.

Os fatores físicos, que estão relacionados ao clima,à exposição a ruídos, carga de trabalho (exigência biomecânica), luminosidade e radiação, têm sido o principal responsável pelas queixas de DORT, tais como, ritmo e duração da jornada de trabalho, pausas reduzidas realizadas durante o expediente, horas-extras, entre outros. Porém, a percepção de sobrecarga também influencia no aparecimento do distúrbio, devendo ser tratada de maneira distinta, como por exemplo, acúmulo de tarefas, pressão no trabalho, entre outros exemplos que associam a carga física a fatores psicossociais.

Estudos da década de 90 mostram uma associação positiva moderada entre os fatores psicossociais e os distúrbios osteomusculares. Observa-se, também, que o estresse ocupacional tem destaque na maioria das pesquisas sobre DORT.

Entende-se por fatores psicossociais, as variáveis ligadas ao indivíduo, como por exemplo, a personalidade; ao ambiente de trabalho, como por exemplo, a falta de autonomia; ao ambiente social, como por exemplo, os costumes. Na realidade seria a influência da interação dessas variáveis do ambiente ocupacional de natureza não física no bem-estar e no desempenho do indivíduo.

O estresse ocupacional seria o esforço do indivíduo para se adaptar aos desafios que surgem no ambiente de trabalho e que, durante este processo, o seu organismo torna-se mais suscetível a doenças.

Diante dessas condições o surgimento de dores musculares seria quase uma consequência da situação vivida pelo indivíduo no trabalho. O surgimento de dores musculares não quer dizer que, obrigatoriamente, o indivíduo apresentará DORT, mas serve como um alerta para aumentar os cuidados com o ambiente do trabalho. Uma forma de prevenção dos distúrbios osteomusculares é controlar o estresse ocupacional, além de observar as condições físicas de trabalho.


Copyright © 2010 AIEC.