Resumo

Em 1916 Henri Fayol publicou "Administração Geral e Industrial". Seu grande mérito foi olhar a organização como um todo, um conjunto racionalmente organizado.

A preocupação com o estabelecimento da estrutura da organização era apenas uma das várias tarefas do administrador, juntamente com o planejamento e controle.

A arte da administração consistia em selecionar dentre os princípios aqueles que melhor se ajustavam a uma dada situação. Fayol simplesmente listou os princípios que lhe haviam sido úteis sem determinar seu inter-relacionamento, reconhecendo que poderia haver muitos outros que ele não utilizou.

Como a função administrativa refere-se somente ao corpo social, sentiu que era necessário um certo número de regras para assegurar o bom funcionamento da empresa. Fayol afirma que os princípios não são rígidos porque nada é absoluto em administração, tudo é questão de medida, ponderação e bom senso. Assim, os princípios são maleáveis e adaptam-se a quaisquer circunstâncias, tempo ou lugar.



Copyright © 2010 AIEC.