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| 1 - Impactos da informática na empresa Sua primeira tarefa é ler a descrição da Palestra "Mudar ou Morrer" de Luiz A. Marins Filho. I – INTRODUÇÃO A palestra Mudar ou Morrer mostra que a única certeza estável na atualidade é de que tudo vai mudar. Os paradigmas que vigoraram durante décadas estão caindo. Mais do que nunca é preciso reinventar o setor empresarial e a própria empresa. É tempo de ser diferente, atualizado, inovador, enfim, um empreendedor. É tempo de Mudar ou Morrer. |
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| TRANSCRIÇÃO LIVRE DO VÍDEO MUDAR OU MORRER A única certeza estável neste século XXI é que tudo vai mudar. A mudança é a maior característica de nosso tempo. Ela é rápida, às vezes violenta. Os paradigmas que vigoraram durante décadas estão mudando. O sucesso hoje não significa nem garante o sucesso de amanhã. Mais do que nunca é preciso mudar com os novos tempos. Reinventar o nosso setor empresarial e a nossa empresa. Enfim, é tempo de ser diferente, criar, inovar, é tempo de mudar ou morrer. Foi feita uma pesquisa com grandes empresários, pequenos empresários e médios empresários do Estado de São Paulo, com executivos, com funcionários de grandes empresas para saber quais as grandes mudanças para as empresas, para os funcionários, para a tecnologia, que acontecerão neste século XXI. A maior mudança é a globalização. Não estaremos mais competindo com as empresas locais, nem somente com as empresas do Brasil ou do Mercosul, mas sim competindo globalmente. Esta visão global trás reforça também o caráter regional. Teremos que pensar globalmente e agir localmente. Isto significa que as empresas terão que se adaptar as formas de trabalho e legislações específicas de cada região, mas terão mesmo assim que pensar globalmente. Uma segunda mudança é que a qualidade não será mais um diferencial competitivo. Ou você tem qualidade ou nem compete neste mercado, ou seja, as empresas que não tiverem qualidade já estarão mortas neste século XXI. O grande diferencial da empresa será a capacidade de reinventar o seu setor, oferecer produtos e serviços novos. A quarta mudança é que as margens de comercialização serão cada vez menores. O tempo das margens elevadas acabou. O importante será ter uma produtividade cada vez maior. Só existirão duas maneiras de você vencer no mercado. A primeira maneira é se ter margens menores, alta produtividade, custos menores e com uma qualidade similar aos produtos dos concorrentes de forma a ter produtos 10%, 20% ou 30% mais baratos de forma a vencer a concorrência. A segunda forma é diferenciar o produto ou serviço de tal forma que o consumidor, mesmo sabendo que o seu produto é mais caro, decida pagar um preço prêmio pelo seu produto ou serviço. Uma outra grande mudança que teremos é que os clientes serão cada vez menos fiéis, mais exigentes e cada vez mais fortes. E sem dúvida
a maior mudança para este século será o uso da tecnologia
da informação. Será o uso da tecnologia de informação
que fará vencedores e vencidos. |
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| AS NOVAS TECNOLOGIAS E O MUNDO EMPRESARIAL Mas como as novas tecnologias vão afetar a vida empresarial, a vida industrial? Em primeiro lugar, tamanho não será documento. Não será o maior que vai comer o menor e sim o mais rápido que vai comer o mais lento. Então essa questão de ter sede própria vai perder o valor, porque o mundo será cada vez mais informacional. Isto pode ser constatado vendo uma biblioteca pública. Se um livro for emprestado toda a semana por uma pessoa, 52 pessoas terão lido aquele livro em um ano. Entretanto se este livro for disponibilizado eletronicamente, milhões poderão acessá-lo, porque a informação é copiada e não emprestada. Ela permanece disponível todo o tempo para todo mundo. Então a localização e a sede própria deixam de ser importantes. O computador passa a ser o grande centro dessa comunicação. Para se ter uma idéia disso, hoje em dia, nos Estados Unidos, 70% dos computadores que são vendidos nos EUA está indo para as casas. E esse mercado está crescendo 15% ao mês ainda hoje nos EUA. E essas tecnologias estão invadindo as nossas casas, chegando até nós. Podemos ver o enorme desenvolvimento tanto do Hardware quanto dos softwares, que são cada vez mais amigáveis, fáceis de utilizar. Isto é uma tendência. Uma outra tendência é a customização. A tecnologia vai ajudar a empresa a fazer um produto dirigido ao seu cliente individual. Um exemplo interessante é de um jornal que tinha uma charge em seu interior e para cada assinante a charge era diferente, pois tinha o nome do assinante na charge. A empresa terá que ter cada vez menos agências, pois muitos serviços poderão ser oferecidos com a utilização das novas tecnologias. Um dos maiores bancos da França não possui uma única agência, todas as transações são feitas via correio, via computador ou minitel (uma espécie de terminal com acesso a uma rede via telefone). O que mudou então
é a utilização da tecnologia da informação.
Vai vencer a empresa que souber utilizar esses novos recursos. Vai vencer
a empresa que tiver um banco de dados de seus clientes e conseguir trabalhar
positivamente com inteligência em cima desse banco de dados. |
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| INTERNET No ano de 2000, segundo a IBM, havia mais de 800 milhões de pessoas conectadas à Internet. Segundo o MIT, havia mais de um bilhão de pessoas conectadas. A grande revolução é que na Internet pode-se comprar tudo, ver tudo, participar de um mundo que antes era absolutamente fechado. As informações circulam pelo mundo inteiro, não se restringindo as fronteiras. Ou as empresas entram nesta rede global ou estarão fora do mercado. E essa realidade já chegou ao Brasil e às empresas brasileiras. O empresário deve pensar Internet, deve pensar também nas novas tecnologias que estão se desenvolvendo como o SMS que um serviço de mensagens pelo celular. Pensar em todos os sistemas de comunicação que estão cada vez mais amigáveis. E essa revolução está sendo carregada pelos jovens, pela nova geração que é amiga dessas novas tecnologias. Neste novo século não será mais possível ter medo do computador, ficar à parte dessas novas tecnologias. EMPRESAS VIRTUAIS O que são empresas virtuais? As empresas virtuais são formadas por um conjunto de empresas que possuem interesse comum e que se reúnem para prestar um serviço ou oferecer um produto. A empresa virtual não tem sede, somente um endereço na Internet. Um exemplo é um supermercado virtual que existe nos Estados Unidos. Um empresário resolver criar uma empresa que recebe os pedidos de material de escritório de empresas e entrega os produtos. Na verdade a empresa entra em contato com outras empresas (fornecedores de material de escritório), faz um levantamento de preços, escolhe as empresas que oferecem as melhores condições e faz o pedido para ser entregue na empresa cliente. Ou seja, ele não precisa ter sede própria, não precisou nem mesmo criar uma logística para entregar os pedidos, visto que são os próprios fornecedores que entregam as mercadorias. Então qual a vantagem para a empresa cliente? A empresa não precisa ter mais um departamento de compras, nem se relacionar com diversos fornecedores ao mesmo tempo o que simplifica a sua gestão. O endereço
de e-mail da internet virou um endereço universal que permite a
todos se comunicarem com você, aonde quer que você esteja.
Podemos ver então que os nossos empregos estão ficando cada
vez mais virtuais. Muitas vezes não temos necessidade de ir para
empresa e perder duas ou três horas no trânsito. Nem sempre
precisamos reunir todos os funcionários ao mesmo tempo. O funcionário
poderia fazer o trabalho no computador de casa. E essa flexibilidade tem
se estendido para as empresas terceirizadas. Um exemplo é o serviço
de atendimento de uma grande seguradora no EUA que atende os seus clientes
utilizando operadores na Irlanda, porque existe satélite e o uso
dessas tecnologias está cada vez mais barato. Assim as empresas
não precisam mais ter as coisas em termos de propriedade, de prédios,
o que as empresas precisam ter é serviço. Essa é
a força das empresas virtuais, são empresas que você
não pega, não vê, mas que existem e prestam o melhor
serviço que elas podem oferecer com custos mais baratos. Hoje em
dias os bancos estão incentivando os clientes a usarem os serviços
pela Internet ou via bankfone, exatamente para diminuir os seus custos
operacionais. As lojas continuarão a existir, mas podemos notar
que os shoppings centers estão se tornando cada vez mais centros
de lazer, e menos centros de compras. |
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| LEARNING ORGANIZATION Estamos no tempo da learning organization – organização de aprendizagem. É uma empresa onde todos se sentem aprendendo a cada dia, onde todos se sentem crescendo a cada dia. Os seres humanos têm esta característica. O ser humano precisa sentir-se em constante aperfeiçoamento, esse é o principal fator motivador do ser humano. A organização de aprendizagem é uma organização onde todos participam em trabalhos em grupo (team work), desde a gestação da idéias, da análise dos problemas até a implementação da solução. Uma empresa que não for uma learning organization é uma empresa fadada ao sucesso, porque é importante que se entenda que cada vez mais fazer do nosso funcionário um colaborador, como nosso parceiro. As empresas têm que ser como universidades onde as pessoas respirem crescimento, desenvolvimento, emoção e todos se sintam cada vez mais participando e, principalmente, aprendendo. A estrutura da nova empresa é na verdade uma estrutura enxuta e voltada para o mercado, até mais voltada para o mercado do que para o cliente. Isto porque nem sempre o cliente sabe o que quer, porque nem sempre os clientes sabem até onde a tecnologia pode ir. Qual cliente imaginava até o desenvolvimento de celulares? Que cliente tinha pensado em colocar câmeras fotográficas nos celulares? Então cabe às empresas estar sempre inovando e criando novos serviços e produtos. Por isso a empresa deve estar voltada para o mercado, inclusive organizar-se internamente em função do mercado, principalmente os departamentos de vendas e marketing. Não tem sentido termos gerentes de produtos, como em uma empresa de cerveja, ter gerente de refrigerantes, gerentes de cerveja, etc. Há algum tempo atrás algumas empresas começaram a se organizar de forma a terem gerentes regionais, como gerente da região sul, gerente da região nordeste. Mas hoje, com a globalização, temos que pensar diferente. Nós temos que estruturar a nossa empresa de acordo com o segmento do cliente. Assim, no caso do exemplo da fábrica de cervejas, teríamos um gerente de supermercados, um gerente de pequenas lojas, etc. Estruturar as empresas de acordo com as opções de distribuição e logística vai ser o diferencial neste século XXI. Devemos acabar com a história de ficar olhando somente para os produtos, devemos olhar agora para o mercado. Assim, olhando para o nosso exemplo, podemos ver que o mercado de uma loja de conveniência é completamente diferente de um supermercado. A mesma pessoa que se relaciona com uma cadeia de supermercados não deverá ser a mesma que vai se relacionar com uma loja de conveniências. As empresas devem ser então cada vez mais enxutas, cada vez mais simples e cada vez mais ligadas aos clientes, na verdade, cada vez mais forte nas parcerias. |
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| RELAÇÕES ENTRE EMPREGADO E EMPREGADOR O grande desafio nas relações entre empregado e empregador é o desafio da empregabilidade. A grande verdade é que os empresários não podem garantir mais os empregos de seus empregados. Nenhuma empresa pode garantir o emprego, porque não é a empresa que garante os empregos, quem garante o emprego é o mercado, é a capacidade de colocar no mercado produtos novos. Os que as empresas têm que garantir é a empregabilidade. Empregabilidade é tornar o funcionário cada vez mais empregável. Ele será melhor empregado quanto mais ele se sentir atualizado, treinado, quanto mais ele se sentir capaz de encontrar um outro emprego no momento que a sua empresa não puder mais fazê-lo. Assim enquanto a empresa puder garantir o seu emprego, ele será o melhor funcionário. Então o conceito de empregabilidade muda as relações entre empregado e empregador, antes a empresa garantia primeiro o emprego e depois a empregabilidade, hoje a empresa deve garantir a empregabilidade, pois o emprego só quem garante é o mercado. Uma outra mudança
é a flexibilização dos horários de trabalho.
A realidade em que vivemos é outra. Nem sempre todos os funcionários
têm que estar no mesmo horário na empresa. Já existe
uma empresa na Suécia que está contratando casais de forma
que o marido reveze com a sua esposa. O marido vem as segundas, quartas
e sextas-feiras e a mulher as terças e quintas-feiras. Permitindo
com isso um maior contato dos pais com seus filhos. Um outro problema
que estamos vivendo é que a empresa não está mais
conseguindo transferir os seus funcionários de uma cidade para
a outra, porque as mulheres entraram no mercado de trabalho e não
poderiam acompanhar os seus maridos. Os tempos estão mudando. Hoje
não dizemos ao nosso empregado para vestir a camisa da empresa,
e sim que vista a camisa do cliente, que vista a camisa do mercado. As
relações entre empregado e empregador estão sendo
cada vez mais diretas, cada vez mais francas, cada vez menos relações
de dependência e cada vez mais relações de parceria.
E essa parceria deve se estender aos funcionários terceirizados
e aos fornecedores fazendo-os participar da empresa. |
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| COMO VENCER A COMPETITIVIDADE DOS NOVOS TEMPOS Uma empresa só vencerá estes desafios do século XXI se elas tiverem essas cinco características que vamos enumerar. A primeira é a positividade. Uma empresa não conseguirá vencer se os seus funcionários só enxergam problemas, só vêem dificuldades. As pessoas que formam a empresa devem ser positivas, devem conseguir enxergar as oportunidades. Se você tiver na sua empresa pessoas negativas é melhor mandá-las embora, pagando o que for preciso, pois elas minam a chance de crescimento da empresa. Mande-as para a concorrência. A segunda é a flexibilidade. As pessoas e as empresas devem ser flexíveis. O que significa isso? Significa ser capaz de trabalhar em um projeto com o qual não concorda totalmente, no qual foi voto vencido. A flexibilidade de mudar, mudar de rumos. Empresas rígidas são fadadas ao fracasso. A terceira é organização. Por mais que se fale em reengenharia, em eliminação de barreiras. Vencerá a empresa que for mais bem organizada. Se a organização for do tamanho certo, quando não é uma organização maior do que as pessoas, maior do que os clientes, maior do que a própria empresa, ela na verdade serve para agilizar, fazer com que as coisas funcionem cada vez melhor. O quarto ponto é a inovação e a criatividade. As empresas têm que inovar. Criar novos produtos e serviços. Devemos forçar a inovação nas empresas. Fazer como Bill Gates fez com o Windows ou como o Mc. Donalds fez com o fast-food. O quinto tópico é o foco. Só vencerão as empresas que tiverem foco. As empresas que não tiverem foco, que estiverem perdidas, que não souberem exatamente o que elas querem, ou qual o segmento de mercado que querem atrair ou não souberem as características dos produtos que querem produzir não vão conseguir sobreviver. Hoje em dia, os gerentes não são somente medidos pela capacidade que eles têm de fazer as coisas, mas também pela capacidade que tem de não fazer determinadas coisas, de ter foco. São essas as características que nós devemos ter nas empresas para motivar, ou seja, dar motivos, para que as pessoas cresçam, para que todos esses comentários possam se concretizar em realidade. A empresa será mais simples. A empresa será mais focada. A empresa será menos burocrática. Mas é preciso que nós não percamos as oportunidades de mercado que elas passarão rapidamente. As oportunidades de mercado estão aí. Muitas vezes estão na nossa cara. As oportunidades deste século XXI são muito grandes, mas a gente precisa ter a capacidade de enxergar que elas são oportunidades. Não podemos pensar olhando para o retrovisor, não pudemos mais pensar olhando os anos 90. Nós temos que administrar, gerenciar, ter a empresa na mão vistas a esse século XXI que já estamos vivendo. Este século XXI onde a única certeza estável é que tudo vai mudar: nossas relações com os nossos clientes, as nossas relações com os nossos empregados, as nossas relações com os nossos fornecedores, as nossas relações com a comunidade. Tudo isso vai mudar para mais simples, mais direto, mais franco, mais eficaz. Vale a pena viver
este tempo que estamos vivendo. Ë a época de maiores transformações,
de uma rapidez incrível, e vencerá aquele que for capaz
de enxergar, de entender, de fazer e de implementar na sua empresa as
mudanças que o tempo requer. |
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| II – O AMBIENTE DOS NEGÓCIOS O sucesso
de hoje, não garante um êxito futuro! É preciso compreender
as coisas do nosso tempo, é preciso estar atualizado e, até
mais, perceber a mudança antes que ela ocorra. Para isso, precisamos
estar preparados para as mudanças. (a) GLOBALIZAÇÃO – a competição está em toda a parte e de forma mundial, não se compete mais somente com concorrentes locais. Temos de nos fortalecer regionalmente e criar uma forma diferente para nos adaptarmos ao desafio da globalização, isto é, precisamos: “Pensar globalmente e agir localmente”. (b) QUALIDADE - não é mais o diferencial de competitividade entre empresas., pois quem não a tiver está morto, sem condições de continuar atuando no mercado. (c) Margens de lucro – cada vez mais estreitas, negócios com lucros menores e produtividade maior. (d) Clientes menos fiéis – os consumidores procuram o melhor preço, entrega e manutenção, sem esquecer o melhor atendimento. (e)
Uso da Tecnologia da Informação – fará
vencedores e vencidos, pois tamanho não é mais documento
(sede própria, quantidade de funcionários e equipamentos...),
o mote é a rapidez. A liderança está ao lado de quem
for mais rápido em utilizar a informação correta.
Para isso, o computador é a grande ferramenta dos nossos dias e
a customização (produtos/serviços personalizados)
a grande estratégia com o cliente. |
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| III – A INTERNET A revolução
da rede mundial de computadores (web) está fazendo com que a sociedade
participe das notícias disseminadas pelo mundo de forma mais rápida
e, com isso, aumente seu nível de informação, tornando-a
bem mais exigente. A informação não fica mais retida
em bibliotecas, livros etc, tudo está disponível via Internet,
e-mail e sistemas eletrônicos de comunicação (ICQ,
Netmeeting etc.). IV – A EMPRESA Atualmente,
estamos vendo organizações onde os funcionários sentem-se
participando e aprendendo o tempo todo, são as “Learning
Organization”. Nelas as relações são mais amigáveis
entre empregado e empregador, o que permite um novo clima organizacional,
onde se veste a camisa do cliente e do mercado. O funcionário torna-se
um parceiro e colaborador, tendo em conseqüência maior valorização
das suas competências, tornando-o mais empregável no mercado
– “empregabilidade”. |
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| V – COMPETITIVIDADE Diante disto tudo, o Prof. Marins conclui o vídeo, afirmando enfaticamente que a nova empresa só vencerá estes desafios se fizer uma opção consciente pelos seguintes aspectos: 1.
POSITIVIDADE – precisamos de pessoas pró-ativas,
descartem os negativistas; as essências dos novos negócios
são os empreendedores, as pessoas motivadas, que acreditam na idéia
da empresa. |
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- O computador: Evolução Na
atualidade, o computador
vem sendo uma das ferramentas de maior utilização nos meios
públicos e privados. Sua demanda ocorre devido às grandes
facilidades que ele proporciona aos seus usuários.
Nos dias de hoje, não se pode imaginar um administrador, uma empresa,
um negócio próspero e duradouro sem a ajuda do computador
para desempenhar muitas funções da organização. Quando se compra uma passagem aérea temos:
O processamento de dados envolve a transmissão, o armazenamento, a recuperação, a comparação e a combinação de dados e/ou informações. Os dados são elementos que servem para compor uma informação. Informação é qualquer idéia ou fato que tenha sido registrado ou transmitido de alguma forma. |
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O primeiro computador eletrônico foi concluído em 1946, na Universidade da Pensilvânia - EUA, o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Calculator). Empregava cerca de 18000 válvulas, tinha 30m de comprimento, 1m de largura e 3m de altura. Consumia cerca de 140 KW e custou cerca de 500.000 dólares. A partir
desta invenção, os computadores sofreram rápida evolução
(descrita em gerações) de acordo com o avanço da
eletrônica, que transformou a válvula
(1ª geração) em transistor
(2ª geração); este em circuito
integrado - CI (3ª geração). Logo após,
surgiu o chip
(circuito integrado com alta tecnologia de miniaturização)
que caracterizou a 4ª geração de computadores. |
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| Embora houvesse todo esse avanço tecnológico, os computadores foram usados até a década de 60, em grande parte pelas universidades, institutos de pesquisa e órgãos governamentais, principalmente pelos militares e aqueles envolvidos com dados estatísticos. As diversas aplicações e o tamanho dos computadores possibilitaram enquadrá-los nas categorias: Computadores pessoais, Estações de Trabalho, Minicomputadores, Mainframes e Supercomputadores. |
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| 3 - O computador: Hardware Em um Sistema Computacional, os elementos que dizem respeito ao equipamento em si são chamados de hardware. Podemos dividir o hardware em três categorias: a Unidade Central de Processamento (também conhecida como CPU - Central Processing Unit), as memórias e os periféricos. |
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| A Unidade Central de Processamento é encarregada de gerenciar todo o tráfego de informações e também efetuar todo o processamento de dados. A peça principal da UCP (ou CPU) chama-se processador, que é composto de outros elementos: a unidade de controle - UC, a unidade de aritmética e lógica - ULA, o registrador de dados, o registrador de instruções e um barramento (bus). |
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A expressão Bit é a contração do termo inglês Binary Digit. Assim, os dois símbolos fundamentais são normalmente designados pelos nomes bit 0 (apagado) e bit 1 (aceso).
Um bit poderia ser utilizado, por exemplo, para armazenar o estado de uma lâmpada, por exemplo. Se a lâmpada estivesse acesa o bit seria 1, se estivesse apagada o bit seria 0. |
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| O Byte é um conjunto de 8 (oito) bits que definimos como uma posição de memória, ou seja, é a menor unidade endereçável da memória ou a unidade básica de informação.
Normalmente, utilizamos a escala de múltiplos de bytes para indicar a capacidade dos equipamentos em computação.
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| A memória é um dispositivo capaz de armazenar dados, instruções e informações, possibilitando o processamento dos dados. A memória pode ser classificada em: a) Memória RAM (Randomic Access Memory): para gravação e leitura, pode ser gravada e lida pelo processador, isto é, podemos gravar programas, dados, resultados de processamento, porém ela perde-se quando o computador é desligado, o que a caracteriza como memória volátil. A memória RAM é a memória principal do computador. b) Memória ROM (Read Only Memory): somente para leitura; possui a característica de poder ser utilizada apenas para inicializar o equipamento e por parte do processador. Seu conteúdo é gravado durante a fabricação do equipamento, geralmente, informações básicas relacionadas à configuração e desempenho do equipamento, não sendo possível alterá-la. c) Memória CACHE: o processador é muito mais rápido que a memória principal, por isso os equipamentos atuais são dotados de uma memória especial denominada CACHE (esconderijo) para acelerar significativamente o processamento em certas circunstâncias; na verdade, é uma pequena memória RAM de alta velocidade que armazena as informações mais solicitadas, evitando novos acessos à memória principal. d) Memória secundária ou auxiliar: complementa a memória principal com a vantagem de que os dados podem ficar guardados por longos períodos de tempo, além de sua capacidade de armazenamento ser muito superior a da memória RAM e, proporcionalmente ao que grava, tem um custo muito mais baixo. Exemplos: HD e disquete. |
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| Os periféricos correspondem aos elementos acessórios ao fluxo do processamento de dados, caracterizando-se por todos os equipamentos que ficam ao redor da CPU. Os periféricos são classificados em: Periféricos de entrada são os que permitem a entrada de dados no computador. Como exemplo temos: teclado, mouse, trackball, scanner, a caneta óptica (light pen), leitores de código de barras, o CD-ROM, e a unidade de entrada de áudio e vídeo/microfone. Periféricos de saída são aqueles responsáveis pela divulgação dos dados e informações obtidos com base no processamento eletrônico. São exemplos de periféricos de saída: monitor de vídeo, impressoras, plotters, e alto-falantes. Periféricos de entrada/saída permitem tanto a entrada de dados quanto a saída deles. Como exemplo, tem-se os monitores de vídeo sensíveis ao toque (touch screen), as unidades de discos, disquetes, etc. |
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4 - O computador: Software Em um sistema
computacional é preciso que, além dos equipamentos, isto
é, do hardware, haja um esquema previamente planejado
para colocá-los em funcionamento harmônico e efetivo. Esta
capacidade de "animar" a máquina é o que denominamos
como software, representado por um conjunto de instruções
(comandos) escritas em código binário (linguagem) e chamadas
de programa. a)
Sistema Operacional |
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| Disk
Operating System - DOS |
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O MS-DOS é um Sistema Operacional ainda encontrado entre os usuários de microcomputadores, por força do grande volume de cópias já vendidas e instaladas em todo o mundo. O sucesso desse software se deveu certamente à necessidade de |
| compatibilidade existente entre os demais fabricantes em relação a IBM, usuária desse Sistema Operacional quando do lançamento de seus IBM PC. Dessa forma, a grande maioria dos software ainda hoje implantados em microcomputadores "rodam" baseados no DOS, que proporciona uma interface de linha de comando a partir da qual o usuário insere, pelo teclado, palavras e símbolos pré–definidos, que permitem a determinação dos comandos que serão executados. Como exemplos de seus comandos podemos citar: DIR:
exibe o conteúdo da área de disco referenciada. |
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Windows
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O Windows foi a resposta da Microsoft dada à necessidade e desejo dos usuários passarem a contar com uma interface gráfica (GUI - Grafical User Interface), muito mais fácil de utilizar e extremamente mais agradável aos olhos, pela qual o usuário seleciona ícones, que comandam as operações desejadas. Lançado em 1987, as primeiras versões do software não tiveram aceitação muito boa, decolando apenas em sua versão 3.0, estando atualmente em uso a versão XP Home para uso doméstico e as versões Windows XP profissional e Windows 2000 para uso empresarial. BILL GATES (1955) - fundador da Microsoft Corporation Entre as suas principais características podemos destacar:
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b) Editor de texto Para facilitar a tarefa de organizar e expressar idéias por escrito, podemos contar com ferramentas (software) de aplicação prática, cuja função principal é a criação e gerenciamento de documentos. Atualmente, esse tipo de aplicação, voltada para a edição de texto, é tão comum que quase todos os usuários de microcomputadores dispõem de pelo menos um editor de texto. Nestas ferramentas, encontramos em geral, uma janela de edição (onde o texto é digitado ou alterado), as áreas onde se encontram as indicações de algumas características do texto que está sendo editado, bem como a relação dos comandos/funções que nele podem ser empregados. Entre as
vantagens encontradas no uso de um editor de textos desenvolvido para
o ambiente gráfico podemos citar: a facilidade de utilização
dos comandos de edição e ferramentas especiais, a possibilidade
de utilizar letras de diversos tipos e tamanhos, a existência de
mecanismos para formatar a "janela de edição"
de acordo com a necessidade do usuário, uma quantidade maior de
recursos de visualização e impressão do texto além
de geralmente seguirem uma padronização visual mínima.
Na classe dos editores de texto podemos destacar: o Microsoft
Word for Windows, o Wordstar, o Redator, o
Wordperfect, o Write e o Carta Certa. |
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c) Planilha eletrônica São ferramentas utilizadas para permitir o armazenamento de números de diversos formatos (decimais, percentuais, monetários), possibilitando ao usuário efetuar diversos tipos de avaliações desses valores (classificação por ordem ascendente, descendente), elaborar gráficos de diversos formatos e calcular valores a partir daqueles já registrados na planilha (cálculo de médias, totais). A estrutura
básica de uma planilha é conceitualmente muito simples,
uma vez que a área reservada a mesma se divide em linhas e colunas.
O cruzamento de cada linha e coluna representa uma célula na qual
pode ser armazenado um valor numérico, uma fórmula ou um
texto qualquer. Essas células, quando têm seu conteúdo
definido, passam a compor as tabelas (ou planilhas), onde as colunas e
linhas são planejadas de modo a permitir a disposição
dos valores desejados, melhorando a organização do trabalho
do usuário e o cumprimento das funções do software.
Na classe das planilhas podemos destacar: MS-Excel,
Lotus 1-2-3, Quattro Pro, Samba, Supercalc
e o Visicalc. |
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d) Software de apresentação Os softwares de apresentação são programas desenvolvidos com o objetivo específico de oferecer melhores condições ao usuário na elaboração de cartazes, panfletos e principalmente apresentações efetuadas por slides (ou transparências). Os softwares
desenvolvidos para ambiente gráfico permitem a junção
de textos, gravuras e fotografias, possibilitando a produção
de material de alta qualidade e definição gráfica,
podendo ser empregados em qualquer tipo de apresentação
que o usuário desejar. Alguns software mais complexos,
como o Microsoft
PowerPoint, permitem ainda a inclusão de sons e vídeos
(imagem em movimento) podendo ser utilizados para elaborar apresentações
bem mais sofisticadas. |
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| e) Sistema gerenciador de dados São ferramentas utilizadas para assegurar o armazenamento e o processamento dos dados estruturados de determinada organização. O SGBD (Sistemas gerenciadores de banco de dados) permite que os dados sejam armazenados em um formato pré-definido e recuperados posteriormente para que possam ser submetidos ao processamento desejado. Esse processamento pode ser usado apenas para recuperar dados, para efetuar cruzamento de informações, ou alterar dados e voltar a armazená-los. Devido a sua alta flexibilidade e aplicabilidade em diversas áreas das organizações, esse tipo de software tem sido utilizado em larga escala para o desenvolvimento de sistemas de contabilidade, contas a pagar, controle de estoque. Dentre os mais conhecidos podemos citar: Oracle, RDB, DBase, SQL, MS-Access e o Progress. |
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f) Software para gerenciamento de projetos São formados por um conjunto de programas capazes de registrar a evolução do processo de desenvolvimento de projetos, independentemente do tipo de atividade. Ao mesmo tempo, geram a necessidade de maior envolvimento dos membros do projeto, no que se refere ao registro das ocorrências verificadas durante seu desenvolvimento, permitem o ganho de produtividade e tomam a tarefa de acompanhamento e gerenciamento das atividades muito mais ágil, representando, portanto, uma ferramenta capaz de otimizar os esforços empregados. Dentre estes tipos de softwares , podemos destacar o Microsoft Project, que dispõe de recursos suficientes para controlar projetos em nível bastante aceitável, oferecendo ainda a facilidade de apresentar compatibilidade com os demais produtos Microsoft. |
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g) Sistema de gestão empresarial A evolução da Tecnologia da Informação (TI) fez com que surgissem os Enterprise Resource Planing (ERP), ferramentas voltadas especificamente para propiciar um bom sistema informatizado de gestão empresarial. Este tipo de software tem como premissa a completa automação e integração de todas as variáveis dos processos empresariais (recursos humanos, marketing, produção, vendas, compras, contabilidade) visando o apoio à tomada de decisão acertada. Entre os ERP citamos os produtos das seguintes empresas: SAP, MICROSIGA, DATASUL, BAAN, LOGOCETER e JEDWARDS. |
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| 1 - Windows: Visão geral Ao iniciar o Windows, apresentam-se na tela, no mínimo, quatro itens relevantes: Meu Computador, Meus Locais de Rede, Internet Explorer e Lixeira.
Meu Computador - com um duplo clique sobre o ícone Meu Computador uma janela é aberta , mostrando os drives ou objetos instalados no sistema. Permite também, acessar e gerenciar arquivos e pastas do sistema por meio de janelas. Meus Locais de Rede - Ao clicar duas vezes neste ícone, o sistema apresenta os recursos agregados à rede, caso o computador esteja conectado a uma. Internet Explorer - Esse ícone permite o acesso direto ao navegador (browser) para conexões via Internet. Lixeira - A lixeira é um local reservado para armazenar temporariamente os arquivos excluídos no sistema. Os arquivos constantes na lixeira podem ser recuperados, permitindo assim, a restauração daqueles removidos por engano. Iniciar - este botão dá acesso ao menu Iniciar e aos demais menus como, por exemplo, o de Programas que automaticamente ativa outro submenu que, por sua vez, exibe uma lista de programas que podem ser iniciados. |
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| Posteriormente,
utilizando-se o Windows percebemos mais alguns componentes básicos,
tais como:
a) Barras
(Movimente o mouse sobre a ilustrao para conhecer as
barras) |
| Barra de Títulos
Informa
ao usuário o nome do aplicativo e do arquivo ou do grupo correspondente. |
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Apresenta as opções (operações/funções)
disponíveis para o uso. |
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Agiliza
certas operações, usando seus botões em vez de
abrir os menus para acessar a opção desejada. |
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Surgem
quando o conteúdo da janela é maior que a área
disponível tela. |
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Apresenta
algumas úteis sobre o item que estiver selecionado na janela
principal como o tipo de arquivo e o seu tamanho. |
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| 2 - Windows: Passo a passo I A informática não se aprende somente lendo o conteúdo, é preciso praticar, refazer os procedimentos que serão apresentados. Ao estudar este módulo e os que virão a seguir, seja proativo e criativo, refaça os passos no seu computador, explore ao máximo o conteúdo que está a sua disposição. Bom trabalho. a)
Iniciando um Programa 1 - Clicar no botão Iniciar, na Barra de Tarefas para abrir o menu vertical; 2 - Apontar com o cursor para o grupo Programas para ativar o submenu e, em seguida, aponte para o grupo Acessórios o qual apresentará o submenu onde se encontra o programa desejado. 3 - Dar um clique sobre o programa Windows Explorer.
4 –
Aparecerá a tela do programa Windows Explorer.
Para fechá-lo basta clicar no botão de controle Se o ícone do programa estiver na área de trabalho, o programa poderá ser aberto clicando-se duas vezes em cima do ícone. |
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| b) Alternando entre programas Para ativar um dos programas que estão carregados, basta clicar sobre o botão correspondente na Barra de Tarefas. Ao clicar no botão da Barra de Tarefas referente ao programa desejado, a sua janela aparece em primeiro plano, sobrepondo-se às demais janelas que, eventualmente , estejam abertas, como mostrado a seguir.
O teclado também pode ser utilizado para ativar um programa. Para isso pressione a tecla ALT junto com a tecla TAB, aparecerão no centro da tela os ícones dos programas ativos. Para selecionar o programa desejado é só pressionar a tecla TAB até que o programa desejado seja selecionado e então soltar as teclas. c) Gerenciando o computador Meu computador - é um recurso utilizado para navegar pelos componentes instalados no microcomputador (leitor de disquete, discos rígidos, leitores de CD, etc), permitindo, também, organizar arquivos e pastas do sistema. Para usá-lo, deve-se:
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| Windows explorer – é um programa que permite visualizar arquivos armazenados no computador em forma de hierarquia ou árvore (apresenta uma janela dividida em 2 quadros). Para acessar ou abrir uma janela do Programa Windows Explorer basta dar um clique no botão Iniciar da Barra de tarefas, apontar com o cursor para Programas e, em seguida, clicar no submenu Acessórios e logo após no item Windows Explorer.
O quadro acima, intitulado Todas as pastas, mostra a hierarquia das pastas e demais componentes instalados. O quadro da direita apresenta os arquivos e pastas contidos no item selecionado à esquerda.O item no painel esquerdo da Janela "Explorando" que contém um sinal + à esquerda do seu ícone, indica que o drive ou pasta possui subpastas. Clique nele e surgirão as demais subpastas e, conseqüentemente, o sinal - (último nível) mostrará o conteúdo final (arquivos/programas). Criando uma Nova pasta, os documentos(cartas, relatórios, livros, memorandos, tabelas, faxes, contratos, gráficos, etc.,) são organizados, logicamente, no ambiente Windows de maneira parecida com o processo de arquivamento manual em pastas suspensas contidas em armários com gavetas. |
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- Windows: Passo a Passo II
a) Criando uma pasta 1 – Abra o aplicativo Windows explorer.
2 – Clique no botão direito em um espaço em branco na janela da direita (janela de conteúdo). Vai aparecer o seguinte menu contextual:
3 – Selecionar a opção Novo e, em seguida, clicar na opção Pasta para criar uma nova pasta.
4 – O nome da pasta vai estar selecionado. Você pode digitar o nome para esta pasta que vai se chamar Treinamento. b) Criando um novo documento 1 – Clique duas vezes em cima da pasta “Treinamento” para que seu conteúdo apareça na janela da direita.
2 – Clique com o botão direito em um espaço em branco na janela da direita (janela de conteúdo). Aparecerá o menu contextual. 3 – Selecionar a opção Novo e, no novo menu que aparecer, clicar na opção documento de texto para criar um novo documento de texto. O documento será criado na pasta Meus documentos. 4 - Assim que ele aparecer, o nome do documento estará selecionado, escreva então o nome “Primeiro documento” e clique Enter. c) Copiando arquivos Para copiar, por exemplo, o arquivo Primeiro documento da pasta Treinamento para a pasta Meus Documentos, proceder da seguinte forma: 1 - Selecione o arquivo Primeiro documento no painel direito da janela, dando um clique sobre o mesmo. 2 - Clique no menu Editar e escolha Copiar 3 - Abrir a pasta Meus documentos, clicando sobre a mesma. 4 - Clicar novamente no menu Editar e escolher Colar 5- O arquivo Primeiro documento é copiado e exibido como: Conteúdo da pasta Meus documentos.
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| d) Usando o comando Enviar para Esta opção do menu de Atalho permite copiar o arquivo selecionado para outros locais. Para copiar o arquivo Primeiro Documento, por exemplo, da pasta treinamento para o disquete do drive A, deve-se: 1 - Inserir um disquete no drive A; 2 - Com o botão direito do mouse, clique no arquivo Primeiro Documento (pasta treinamento); 3 - No menu de atalho que surge, aponte para Enviar para e clique sobre Disco Flexível de 3 ½ (A); 4 - Verifique se realizou a operação com êxito, clicando em disquete (janela esquerda) para aparecer o arquivo Primeiro documento.
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e) Trocando o nome do arquivo ou pasta (Renomear) Para trocar o nome do arquivo Primeiro documento para Texto 1, proceder da seguinte maneira: 1 - Abra a pasta treinamento e selecione (clique c/ o mouse) o arquivo Primeiro documento; 2 - A partir do menu Arquivo, escolha o comando Renomear; 3 - Digite o novo nome Texto 1 (sobre Primeiro documento) e pressione a tecla Enter;
A opção Renomear também aparece no menu contextual do arquivo. Para ter acesso a este menu basta clicar com o botão direito em cima do arquivo ou pasta a ser renomeado. Aparecerá um menu ao lado do nome do arquivo com a opção Renomear, em seguida digite o novo nome do arquivo e pressione a tecla Enter.
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f) Excluindo arquivos ou pastas Para excluir um arquivo ou uma pasta, basta dar um clique sobre o nome do objeto desejado e pressionar a tecla Delete (Del) ou, se preferir, abrir o menu Arquivo e escolher Excluir, ou ainda, outra alternativa é dar um clique com o botão direito do mouse para selecionar o objeto e, ao mesmo tempo, o sistema apresenta o menu de atalho, do qual se pode escolher a opção Excluir. Quando você exclui um arquivo utilizando um dos procedimentos anteriores o arquivo não é eliminado por completo e sim colocado numa área especial chamada Lixeira. Funciona exatamente como a lixeira de um escritório. Se você quiser recuperar um documento basta clicar no ícone da Lixeira na área de trabalho, em seguida clicar com o botão direito em cima do arquivo a ser recuperado e selecionar a opção Restaurar. O arquivo será enviado para a pasta aonde ele estava. Para eliminar completamente um arquivo do computador é só selecionar o arquivo na Lixeira e clicar em Delete.
g) Criando Atalho
Um atalho é um meio utilizado para agilizar o acesso a um determinado programa, pasta ou arquivo. A seta junto ao ícone do objeto indica que ele é um atalho. Para colocar um atalho para Primeiro documento, por exemplo, na área de trabalho: 1 –
Clique no botão restaurar da barra de título
2 - Selecione o arquivo Primeiro documento na pasta treinamento e arraste-o para área de trabalho. 3 - Para visualizar o atalho criado para Primeiro documento, minimize a janela do Explorer, clicando no botão minimizar (-). 4 - Pressione o mouse sobre ícone de atalho e arraste-o para uma posição ideal. 5 - Teste-o, clicando e acessando a Primeiro documento. |
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| h) Excluindo pasta A exclusão de uma pasta implica também, na eliminação do seu conteúdo. Para excluir a pasta treinamento, por exemplo, proceder da seguinte forma: 1 - Ativar o programa Explorer clicando sobre o botão corresponde na Barra de Tarefas. 2 - Dê um clique com o botão direito no mouse sobre a pasta treinamento para marcá-la e ao mesmo tempo abrir o menu de Atalho. 3 - Clique na opção excluir do menu de Atalho. 4 - Na Janela Confirmar Exclusão de Pasta, que é aberta confirme a exclusão, dando um clique no botão sim. 5 - Feche a janela "explorando" para finalizar a execução do programa Windows Explorer. 6 - Exclua, também, o Atalho para Calculadora na área de trabalho. 7 - Clique
em Lixeira, marque e elimine (delete) esses dois itens. |
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