| Unidade 1 | Módulo 1 | Tela 1 |
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1 - Operações fundamentais Não
é apenas o fato de ser o idioma do Cosmo, de ser encontrada por
toda a parte, das partículas da matéria até os aglomerados
de galáxias, que confere à Matemática seu fascínio
especial. Aqueles que a ela se familiarizam acabam por adquirir, através
de contínuo treinamento, a faculdade de pensar com maior clareza,
de enxergar mais luz neste mundo, indiscutivelmente complexo. |
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Tela 2 |
| Nesta seção procuraremos revisar algumas operações aritméticas básicas. Sugerimos, mesmo se o conceito parecer muito fácil, que sejam feitos todos os exercícios da seção. Adição e Subtração - Somar e subtrair é muito fácil, não é?! Esperamos que sim. Nesta subseção trataremos de somar e subtrair números inteiros e números racionais (números em forma de frações).
Existe até
mesmo um dispositivo prático para somar dois números, que
pode ser utilizado não apenas para somar números, mas também
para somar expressões (mas isto é uma outra história).
Soma-se da
direita para a esquerda. No caso acima, se soma primeiro 4 com 8, obtendo
12, escreve-se o 2 abaixo do 8 e leva-se o 1 do 12 para cima do 9, soma-se
agora o 1 com o 9 obtendo 10 e depois com o outro 9, obtendo 19, coloca-se
o nove abaixo do 9, sobe-se o 1 e assim por diante. Notação: Os termos envolvidos em uma adição recebem o nome de parcelas e o resultado da adição de dois números recebe o nome de soma. A regra geral é:
Veja os exemplos: Na subtração a coisa não muda tanto. Na verdade podemos encarar uma subtração como uma soma. Por exemplo, 5 – 4 = 5 + (-4) = 1. Entendeu? É só utilizar as regras da adição. Outro exemplo: (-2) – (-5) = (-2) + (5) = 3. De uma forma geral,
Veja os exemplos: a) (-20) – (30)
= (-20) + (-30) = -50 Se desejar,
vá para a clínica
e faça mais exercícios. Desafio: ![]() Quando são
16 horas em Cuiabá, que horas são: |
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Tela 3 |
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Desafio:
a) Contando os cinco anos, a empresa está acumulando lucro ou prejuízo? De quanto? |
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Tela 4 |
| E se os números que desejamos somar ou subtrair forem racionais? Resumidamente,
um número racional é um número na forma Vamos às regras gerais:
O símbolo
(-) significa que estamos dividindo o numerador pelo denominador, essa
divisão pode ser exata, foi o que aconteceu no primeiro exemplo
acima |
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Tela 5 |
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Operações Aritméticas Muitos alunos não se lembram de operações básicas em matemática, isto se deve ao fato de não usarem muito no dia a dia, revisaremos estas operações nesta unidade. Quando as operações envolvem apenas números podemos facilmente resolvê-las apenas com uma calculadora, mas nem sempre trabalharemos apenas com números, diria mais, ao final desta clínica trabalharemos muito pouco com números. Começaremos a introduzir letras (variáveis) nas expressões nesta unidade e as calculadoras não operam com letras, pelo menos a maioria delas.
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Tela 6 |
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Números
Inteiros
Matematicamente, esta conta é feita da seguinte maneira
Ou
seja, o débito é representado pelo símbolo -.
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Tela 7 |
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Operações
como 5-3=2 são feitas com naturalidade outras operações,
que envolvem inteiros, apesar de usarmos muito no nosso dia a dia, não
são tão familiares a muitas pessoas como, por exemplo, -7-3=
-10
Exemplos:
No
conjunto dos números inteiros,
O
conjunto numérico que contém as divisões dos inteiros
é denominado o conjunto dos números Vejamos o tratamento matemático e preciso do assunto. |
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Tela 8 |
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Números Racionais Da impossibilidade
de efetuar a divisão, para todos a e b de
Observação: 1o caso- a representação decimal é finita:
2o caso- a representação decimal é infinita periódica:
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Tela 9 |
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Para obter
a representação decimal de um número racional
Multiplicando ambos os membros por 10, temos
Subtraindo membro a membro, isto é,
Obtemos: 9x=6
Se x=0,52222... , Multiplicamos ambos os membros primeiro por 10 e depois novamente por 10: 10x=5,222... e 100x=52,222... Subtraindo membro a membro, temos :
Obtemos 90x=47 Logo
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Tela 10 |
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Números Reais Os números
racionais não bastam para exprimir todas as medidas possíveis.
Por exemplo, dado um quadrado de lado 1 se chamarmos de d a sua
diagonal, pode-se mostrar que não existem números racionais
positivos m e n tais que
Definiremos
o conjunto dos números reais, Logo
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Tela 11 |
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Operações
em Exemplo:
Onde está
a divisão e a subtração? Na verdade estas operações
serão definidas a partir da multiplicação e da adição. Regra da Balança. Se a=b, então a+c=b+c e ac=bc. |
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Tela 12 |
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Propriedades básicas das operações de adição e multiplicação
a+b=b+a Podemos então escrever
Propriedade Associativa. Quaisquer que sejam os números reais a, b e c, tem-se:
Observação: |
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Tela 13 |
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Exemplo:
Elemento Neutro. Existem únicos números reais, indicados por 0 e 1, com , tais que, para qualquer número real a, verifiquem a
+ 0 = a Exemplo:
- Dado um número real a, existe um único número real indicado por -a, chamado oposto de a, tal que
-
Dado um número real
Exemplo:
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Tela 14 |
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Propriedade Distributiva. Quaisquer que sejam a, b e c reais, tem-se
Exemplo:
Em particular, colocando a=-1 na propriedade distributiva, temos
Exemplo:
Agora tudo que foi visto será empregado nas regras básicas para realizar operações no dia a dia. |
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Tela 15 |
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Exercícios
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Tela 16 |
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Operações com frações Lembra-se dos números Racionais? Pois é, somar e multiplicar números racionais não é feito da mesma forma que nos números inteiros. Por não ser muito utilizado no dia a dia, muitas pessoas se esquecem como proceder a operações com frações. Aqui será feita uma revisão com muitos exemplos, procuramos não utilizar o conceito de mínimo múltiplo comum (MMC), quem tem muita familiaridade com esse procedimento fique a vontade para utilizá-lo nos exercícios, mas procure entender o método que vou apresentar pois será muito útil quando não estivermos trabalhando com números na parte de baixo da fração (denominador). Uma fração
é um número da forma Observação:
Ou seja, Somar frações de mesmo denominador, conserva-se o denominador e soma-se os numeradores. Exemplo: |
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Tela 17 |
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Como somar frações se os denominadores forem diferentes? Antes de responder esta pergunta, vejamos que
Com números,
O que fizemos
foi multiplicar um valor por 1, o qual é o elemento neutro da multiplicação.
Se quisermos somar
colocaremos as duas frações no mesmo denominador, isto feito sem alterar a expressão, da seguinte forma
e quando os denominadores são iguais procedemos como no caso fácil. Conserva-se o denominador e soma-se o numerador,o que resulta em
Ou seja, a regra geral para somar frações de denominadores diferentes é:
Exemplo: |
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Tela 18 |
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Para multiplicar frações procedemos da seguinte forma:
Ou seja, Para multiplicar frações, multiplica-se os numeradores e denominadores de cada fração. Exemplo:
Exemplo:
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Tela 19 |
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Para dividir duas frações, invertemos e multiplicamos, isto é,
Ou seja, Para dividir
uma fração pela outra, deve-se multiplicar a primeira pela
fração obtida da segunda permutando numerador e denominador.
Igualdade entre frações,
Exemplo:
Observação: Muitas vezes recorremos a regra do cancelamento para reduzir uma fração a outra com denominador e numerador de menor valor. Exemplo:
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Tela 20 |
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Geralmente
deparamos com expressões em que temos que realizar mais que uma
operação para podermos determinar o seu valor. Exemplo:
Neste item utilizamos algumas operações que talvez não tenha entendido depois da distributiva apareceu um x2. Veremos melhor o assunto em potenciação, o próximo tópico. |
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Tela 21 |
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Potenciação Introduziremos aqui uma notação que terá como intuito facilitar a representação de multiplicações repetidas, isto é, se quisermos por exemplo multiplicar 5 por ele mesmo 2 vezes, procedemos da seguinte forma: 5.5 Agora se quisermos multiplicar 5 por ele mesmo 100 vezes, se tornaria um trabalho exaustivo escrever 5 cem vezes. O que podemos fazer para representar esta multiplicação é colocar os primeiros valores e depois o último valor e comentar que a multiplicação possui 100 fatores, confuso?! Vejamos:
Para
facilitar esta representação introduzimos a notação
5100 que significa que estamos multiplicando 5 por ele mesmo
100 vezes. Tal representação recebe o nome de potência.
E as operações que podemos realizar com as potências,
de potenciação.
a é dito base da potência e n é dito expoente da potência. Observação:
Vejamos agora, alguns casos particulares de potências. |
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Tela 22 |
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Propriedades Para qualquer a positivo e n inteiro, temos:
Ou seja,
qualquer número positivo elevado a 0 é igual a 1.
Foi dito positivo, veremos nesta clínica que a base pode ser negativa,
mas nunca a base poderá ser nula.
Por exemplo,
Como já
foi mencionado, podemos ter expoentes fracionários em uma potência.
Temos, neste caso, um radical. Assim
E
se tivermos, por exemplo, |
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Tela 23 |
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Como calcular um número elevado a uma fração? Vejamos com números. Calcule Pensou? É o 2!! Então
Algumas raízes não conseguiremos calcular se nos restringimos a valores reais apenas. (Como já foi dito nesta clínica e em todo o curso de graduação em administração trabalharemos apenas nos reais, ¡), por exemplo:
Então
vamos formalizar tudo o que foi dito. Exemplo: |
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Tela 24 |
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Alguns números não possuem raiz exata, por exemplo o 2. Que número multiplicado por ele mesmo que resulta em 2? Se você pensou no 1, errou, pois 1.1=1 e não 2. Se pensou no 2, também errou, pois 2.2=4. Pelo que vemos este número tem que ser maior que 1 e menor que 4. Vamos tentar descobrir que número é este. Veja a tabela.
Na
verdade o número que multiplicado por ele mesmo e dê 2 não
possui u Existe
uma infinidade de números que não tem raiz exata, exemplo |
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Tela 25 |
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Como operar com potências? Veremos como operar potências na propriedade a seguir e fixaremos com exemplos e exercícios. Propriedades
Cuidados devem ser tomados quando não estamos em uma mesma base, pois nem todas as propriedades são válidas para potências de bases diferentes. Uma forma de trabalhar com bases diferentes é tentar colocar tudo em uma mesma base quando for possível. |
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Tela 26 |
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Exemplos:
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Tela 27 |
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Exercícios
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Tela 28 |
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Exercícios
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Tela 29 |
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Consequência das Regras Básicas Cancelamento Suponha
que a+b=c. Para isolar a no primeiro membro,
como se deve proceder? a+b+(-b)=c+(-b) Como b+(-b)=0, tem-se a=c+(-b), Portanto: Pode se passar uma Parcela de um membro para outro, desde que se tome seu oposto. Exemplo:
Observação: Costuma-se indicar a+(-b) por a-b . Assim, 10+(-4)=10-4. Suponha agora
que ab=c, b¹0. Para isolar
a, multiplica-se ambos os membros da igualdade por
e como
Portanto: Pode se passar um Fator, não nulo, de um membro para outro, desde que se tome seu inverso. |
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Tela 30 |
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Observação: Costuma-se
indicar Exemplo: Se
2x=3, então Agora pode-se resolver a seguinte equação na incógnita x, (3x+12)=15 (Isto quer dizer que se pode determinar o valor de x). De fato, passando 12 para o segundo membro, obtem-se: 3x=15-12, ou seja, 3x=3, e daí,
Observação:
Exemplo:
É desta forma que procedemos no dia a dia, cancelamos fatores iguais em ambos os lados da igualdade. O que está por traz disto, como dito acima, é a regra da balança. Estamos somando, no caso, -3 em cada lado da igualdade. Observação:
O que é um absurdo!! |
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Tela 31 |
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Anulamento a.0=0.a=0 Em outras
palavras, se multiplicarmos qualquer número por zero obteremos
zero.
Em outras palavras, se o produto de dois números é zero então pelo menos um dos dois números deve ser zero, podendo ser ambos. Exemplo:
Pela regra do produto nulo podemos resolver equações da forma:
De fato, ou
ou
Portanto o conjunto solução é
Observação: Podemos generalizar as regras para mais valores, isto é, temos que: 1) 2) a.b.c.d=0 então ou a=0 ou, b=0 ou , c=0 ou d=0. |
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Tela 32 |
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Regras
de sinal Exemplo: a) -(-3)=3 |
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Tela 33 |
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Exercícios
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Tela 34 |
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2 - E se os denominadores forem diferentes, como devemos proceder?
Exemplo:
A regra geral para se somar duas frações é:
Não entendeu? Vejamos com números.
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Tela 35 |
Não despenderemos muito tempo com as operações básicas, recomendamos que aquele que não se lembrar mais das operações procure a clínica de matemática e realize todos os exercícios que estão lá presentes. Deixaremos alguns desafios que utilizam operações básicas para sua resolução, tais desafios exploram mais o raciocínio do que de a mecânica das contas. |
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Tela 36 |
| Multiplicação
e Divisão - Agora iremos multiplicar e dividir. A multiplicação
nada mais é que a soma de um determinado termo por ele mesmo, várias
vezes. Por esse motivo, dizemos 3 vezes 2, por exemplo, ao invés
de 3 multiplicado por 2 o que escrevemos por 3´2 ou 3.2 e o resultado
disto é imediato 3.2=2+2+2=6.
Regras de sinais para a multiplicação e divisão
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Tela 37 |
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Desafio: |
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Tela 38 |
| 3 - Potenciação Utilizamos potenciação para representar a multiplicação de um número por ele mesmo. Por exemplo, se quisermos representar a multiplicação de 5 por ele mesmo 10 vezes, escrevemos 510, em geral:
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Tela 39 |
| 4
- Resolvendo expressões numéricas Qual o valor da expressão: 2x3+15 Alguns diriam, 9, outros, 21 Para garantir uma uniformidade de interpretação, existe uma ordem a ser seguida quando operamos com números, quaisquer que sejam: -
Primeiramente realizamos a radiciação e potenciação,
depois a multiplicação e a divisão, e, finalmente,
a adição e subtração.
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| Unidade 1 | Módulo 2 | Tela 40 |
| 1 - Porcentagem Diariamente, vemos nos meios de comunicação em geral, informações envolvendo taxas percentuais. Porcentagem é toda fração com denominador igual a 100 e é representada pelo símbolo %. Dessa forma, veja algumas porcentagens e sua representações equivalentes. a) 60% =
E se quisermos
representar o número Como dito
anteriormente, a porcentagem é toda fração com denominador
igual a 100. Dessa forma, é necessário que se multiplique
toda a fração por
De uma forma geral,
Exemplos: a) 0,50 Calculando porcentagens... Para calcular porcentagens de um número deve-se ter em mente que a preposição “de” em matemática significa multiplicar. Assim, a) 3% de
1000 = |
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Tela 41 |
Vejamos alguns exemplos... Exemplo 1 Um cartão para telefone celular custa R$ 25,00. Se uma pessoa utilizou 37% para fazer uma ligação, quanto custou a ligação? Resolução: Podemos concluir
que a ligação custou 37% do valor total do cartão
(R$ 25,00). E, 37% de 25, matematicamente, significa Exemplo 2 Um funcionário tem um salário de R$ 1.700,00 e terá um aumento de 7% sobre este valor. Quanto passará a ser o seu salário? Resolução:O salário passará a ser a soma do valor atual, com a taxa de 7% sobre este valor. Não é? Que transformando para uma sentença matemática, equivale a: 1700
+ Exemplo 3 Um funcionário tem um salário de R$ 1.800,00 e paga 12% do seu salário de impostos gerais. a) Quanto, o funcionário,
paga de imposto?
a) Conforme dito no enunciado do problema, o funcionário pagará 12% de seu salário de impostos. Ou seja,
b) O seu salário líquido será o total de R$ 1.800,00, menos o tal de descontos, R$ 216,00. Ou seja, 1800 - 216 = R$ 1.584,00. |
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Tela 42 |
2 - Regra de três Grandezas Diretamente Proporcionais A produção de uma indústria está registrada no quadro, o qual apresenta uma relação entre o tempo de trabalho (em horas) e a produção equivalente (em peças).
Veja as razões calculadas abaixo... Observe que a razão entre dois valores de tempo é exatamente igual à razão entre os dois valores correspondentes da produção. Neste caso, a cada 1 hora de trabalho há uma produção de 100 peças adicionais. Assim, dizemos que as duas variáveis são diretamente proporcionais, pois aumentando o tempo de trabalho, aumenta-se a produção, e na mesma razão.
Grandezas Inversamente Proporcionais Veja o tempo em que um determinado veículo percorre uma determinada distância, em função da velocidade média empregada.
Observe que quanto maior a velocidade menor será o tempo necessário para percorrer uma determinada distância. Veja as razões calculadas abaixo..... Observe que a razão entre dois valores de velocidade é o inverso da razão entre os dois valores correspondentes do tempo. Neste caso, dizemos que as duas variáveis são inversamente proporcionais, pois aumentando a velocidade o tempo para percorrer uma mesma distância aumenta em uma razão inversa.
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Tela 43 |
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| Muitas vezes
estamos diante de problemas que envolvem grandezas diretamente ou inversamente
proporcionais. Para sua resolução é muito importante
conhecer a regra prática conhecida como regra de três
simples.
Estes problemas envolvem, geralmente, dois valores de
uma grandeza A com dois valores de uma grandeza B, formando uma proporção
em que se conhecem três termos e o quarto é o procurado.
Para determiná-lo é necessário aplicar a igualdade
da razão entre as grandezas, conforme as mesmas seja diretamente
ou inversamente proporcionais.
As grandezas aqui envolvidas são: a quantidade de gasolina e o seu preço. Neste caso, são duas grandezas diretamente proporcionais, pois quanto maior a quantidade consumida maior será a despesa. Assim, os números que expressam essas grandezas variam na mesma razão.
Dessa forma,
Exemplo 02: Em uma corrida de Fórmula Indy, um piloto imprimindo uma velocidade de 180 Km/h, faz 1 volta em 20 segundos. Se sua velocidade fosse de 200 Km/h, que tempo teria gasto para uma volta? As grandezas aqui envolvidas são: velocidade e tempo. Neste caso, são duas grandezas inversamente proporcionais, pois aumentando-se a velocidade na corrida o piloto terá uma diminuição no seu tempo. Assim, os números que expressam essas grandezas variam em razão inversa.
Dessa forma,
É bastante comum encontrarmos problemas de Regra de Três que envolvem porcentagens. Vamos ver um.... Exemplo 03: O aluguel de um imóvel era de R$ 380,00 e passou para R$ 450,00. Qual o índice de reajuste ocorrido? Neste caso, temos duas grandezas diretamente proporcionais, pois quanto maior o índice de reajuste maior será o preço cobrado pelo aluguel. Observe que o aumento foi de R$ 70 e o que queremos é saber quanto este valor representa do valor inicial do aluguel (R$ 380,00). R$
380 E fazendo a relação entre as razões, temos:
Desafio:
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| Unidade 1 | Módulo 3 | Tela 44 |
| 1
- Expressões Algébricas
Uma expressão algébrica é uma sentença matemática formada por operações entre números e letras, onde as letras constituem a parte literal ou algébrica da expressão. Exemplos: a) x2y
Toda expressão algébrica que envolva apenas multiplicação entre as variáveis. Exemplos: Dizemos que dois ou mais monômios são semelhantes quando os mesmos possuírem mesma parte literal. Exemplos:
Expressão algébrica formada pela soma ou subtração de dois monômios.
Trinômio
Expressão algébrica formada pela soma ou subtração de mais de três monômios.
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Tela 45 |
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Propriedades da Adição e Multiplicação Apesar de serem válidas, as regras apresentadas aqui, não são muito utilizadas quando a expressão em questão possuir apenas números. Utilizamos as regras que se seguem para simplificar expressões algébricas, ou para determinar o valor de uma variável, na resolução de equações.
Observe que
a comutatividade não vale para a subtração nem para
divisão. No item d) do exemplo 4 -3 = 4 + (-3)= -3 + 4. |
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Tela 46 |
| Associatividade
a+(b+c)=(a+b)+c e a.(b.c)=(a.b).c Em outras
palavras, não importa a ordem que se somem três parcelas
ou multiplique três fatores, o resultado será o sempre o
mesmo.
Distributividade A distributiva relaciona as operações de multiplicação e de adição conjuntamente, nela se encontra a explicação de como multiplicar um termo por uma soma com dois ou mais termos ou, como transformar uma soma de duas multiplicações em uma multiplicação com uma soma. Confuso?! Para simplificar a distributividade nos permite, além de distribuir, fatorar (colocar em evidência).
Operações com Expressões Algébricas...
Exemplo:
2x + 5x – 2y –y = 7x -3y
- Potenciação
Exemplo: (3x2y3)2 = 9x4y6 Quando a expressão em questão possuir apenas números, as regras apresentadas não são muito empregadas. Utilizamos as regras acima para resolver expressões em que precisamos determinar o valor de uma variável. O que será exposto em seguida. |
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Tela 47 |
| 2 - Resolvendo equações do 1o Grau Uma equação do 1o grau é uma equação da forma ax+b=c, onde a, b e c são números reais quaisquer.
Quando dizemos “Resolva
a equação do 1o grau” queremos encontrar o valor para
x que satisfaça a equação. Este processo será
muito útil quando nos depararmos com problemas que envolvam receita,
custo, lucro, oferta e demanda do primeiro grau, que será visto
posteriormente. Princípio de Equivalência das Igualdades - Princípio Aditivo
- Princípio Multiplicativo
De uma forma geral, para deslocarmos um termo de um membro para outro, se ele está somando, passamos subtraindo (ou vice-versa) e, se ele está multiplicando, passamos dividindo (ou vice-versa). Exemplo: Determine o valor de x que satisfaz a equação: 3x+2=8 Resolução: Multiplicando
ambos os membros por
Legal,
não?! |
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Tela 48 |
| Exemplos
– Vamos resolver as equações que seguem: a) 3x-5=4
Neste exemplo,
a expressão foi reescrita utilizando a associatividade e a fatoração
para recairmos no exemplo anterior e proceder de forma análoga
na determinação de x. |
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Tela 49 |
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3 - Resolvendo Equações do 2o grau Uma equação
do segundo grau é uma equação da forma ax2+bx+c=0,
onde a, b e c são números reais com
a
Existe um algoritmo para resolver uma equação do segundo grau (encontrar os valores para x que satisfazem a igualdade), tal algoritmo recebe o nome de Fórmula de Báskhara e diz que uma equação do segundo grau pode possuir no máximo duas soluções reais determinadas pelas fórmulas:
A
expressão dentro do radical recebe o nome de discriminante e é
representado pela letra grega maiúscula
Em geral uma equação do segundo grau ax2+bx+c=0 pode ser escrita como um produto de fatores de 1o grau, se a equação possuir raízes reais, da seguinte forma:
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Tela 50 |
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| 4 – Montando Equações Na resolução de alguns problemas práticos é necessário que tenhamos uma ótima interpretação do que se está acontecendo, para que possamos traduzi-lo para uma linguagem matemática. Isto é, transformar o problema em uma equação para que possamos resolvê-lo. Por isso, apresentamos, em seguida, alguns exemplos de sentenças matemáticas utilizadas para resolução de problemas.
Desafio: Desafio: Desafio: Desafio: |
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