| Unidade 1 | Módulo 1 | Tela 1 |
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1 - Arquivo Mental O funcionamento do cérebro humano ainda é um mistério, mas alguma coisa já foi decifrada. Sabemos que o cérebro humano contém cerca de cem bilhões de neurônios, interligados entre si em uma malha tridimensional.
À medida que o ser humano aprende qualquer coisa, as ligações entre grupos de neurônios mudam a sua composição química. Essas alterações permitem a transmissão de impulsos elétricos entre os neurônios do mesmo grupo.
Quanto mais uma pessoa aprende, mais alterações químicas ocorrem em diferentes grupos de neurônios em seu cérebro. |
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Tela 2 |
| Essas alterações representam toda a história da vida dessa pessoa. É uma espécie de gravação química de sua experiência, seus hábitos e suas crenças.
Vamos ver como essas alterações químicas foram observadas pela primeira vez. No final de 1993, o Professor Leone, neurologista de Nova York, ensinou voluntários adultos a tocar escalas musicais no piano com a mão direita. Registrou, pela primeira vez, na tela de um microcomputador, as mudanças no cérebro de cada participante, devido à aquisição desse novo conhecimento.
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Tela 3 |
| Depois o professor subdividiu a turma em três grupos. Ao primeiro grupo, ele pediu que brincasse com o teclado ao acaso, durante duas horas diárias, no período de cinco dias.
A área do cérebro que representa a mão direita não se alterou nos participantes do primeiro grupo, que só brincaram com o teclado. Eles não aprenderam nada.
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Tela 4 |
| Ao segundo, pediu que praticasse as escalas durante o mesmo tempo.
A performance dos membros do segundo grupo, "que praticou fisicamente as escalas, melhorou muito; a área correspondente do cérebro aumentou três vezes de tamanho". ![]() |
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Tela 5 |
| Ao terceiro, o professor solicitou que sentasse diante do piano e imaginasse que estava praticando as escalas durante o mesmo período.
Com grande surpresa, o professor constatou que os membros do terceiro grupo, que imaginaram estar praticando as escalas, haviam adquirido grande habilidade nas escalas. A área correspondente do cérebro havia aumentado três vezes, exatamente como a dos que se exercitaram fisicamente.
Essa experiência veio confirmar dois fatos já constatados pelos psicólogos:
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Tela 6 |
| 2 - Filtros Cerebrais Embora a maioria das pessoas pense que, ao tomar decisões, está considerando o mundo real, todo o ser humano utiliza, em lugar desse, um mapa formado no cérebro pelo conjunto de todos os conhecimentos e experiências passadas.
Vamos examinar como funcionam esses filtros. |
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Tela 7 |
| a) Filtros neurológicos Os filtros neurológicos são as deficiências de nossos cinco sentidos, que interligam o cérebro humano com o mundo exterior. O sistema auditivo humano é limitado, só distingue sons na faixa de 15 ciclos a 20.000 ciclos por segundo.
Passe o mouse sobre a figura para ouvir os sons Os olhos humanos não distinguem todas as ondas eletromagnéticas, somente conseguem ver as que se situam em uma faixa de frequência entre o infravermelho e o ultravioleta.
As ondas eletromagnéticas da TV, rádio, celulares, etc., não são observadas pelo olho humano. Os sentidos do tato, paladar e olfato têm também as suas limitações. |
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Tela 8 |
| b) Filtros sociais Os principais filtros sociais são: a família, a profissão, o partido político e a religião. A família: o filho de um empresário, que na infância se acostumou a ouvir comentários sobre os negócios do pai, tem um mapa mental bem diferente do filho de um empregado braçal.
A profissão: diante de um acidente de carro, por exemplo, um médico se preocupa com os ferimentos dos ocupantes; um engenheiro se concentra nos estragos físicos do carro; um advogado procura logo definir quem foi o culpado e um economista procura calcular o prejuízo.
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Tela 9 |
| O partido político: um esquerdista convicto sempre vai achar erradas as decisões de um dirigente da direita e vice-versa, independentemente do valor real da decisão. A quantidade de informações políticas que as pessoas possuem altera a maneira de ver a realidade. No aspecto religião, existem crenças religiosas que ensinam que a riqueza traz a salvação e existem outras crenças que pregam exatamente o contrário. Essas interpretações funcionam como filtros sociais. c) Filtros individuais Os filtros individuais referem-se à experiência de cada ser humano. Cada pessoa tem um conjunto de experiências de vida diferente de todas as demais. O caráter de cada um é o resultado dos hábitos que desenvolveu. Eles constituem fatores poderosos na vida das pessoas. A mente humana não arquiva informações da maneira como chegam por meio desses filtros. |
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Tela 10 |
| O mapa mental funciona como mais um filtro: examina, edita e classifica tudo o que chega por meio dos nossos cinco sentidos, em função de nossos conhecimentos antigos. Quando se trata de um assunto novo, o cérebro o aceita sem restrições. Se for um assunto conhecido, ele faz comparação com os conhecimentos anteriores. |
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Tela 11 |
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| 3 - Paradigmas e Percepções Por ser o mapa diferente da realidade que ele representa, quando descrevemos algo, na verdade estamos descrevendo nós mesmos: nossos paradigmas e percepções. Quando
alguém discorda das nossas opiniões, imediatamente achamos
que a pessoa está errada. |
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Tela 12 |
| As pessoas adquirem suas crenças "a partir da interpretação de suas experiências". Qualquer crença que uma pessoa possua é mais uma opinião subjetiva do que um fato objetivo. Somente por meio da reavaliação crítica de antigas crenças é que podemos mudá-las. Nosso sistema de crenças pessoais cria a nossa realidade. São elas os alicerces de nossa vida. Infelizmente, temos de reconhecer que muitas delas vieram de maus professores e são, portanto, erradas. A pessoa que reconhece ser influenciada por suas próprias experiências consegue examiná-las conscientemente. Poderá testá-las em confronto com a realidade e assumi-las com maior responsabilidade. A consciência dos paradigmas faz com que as pessoas se abram para os conceitos e opiniões dos outros, obtendo, assim, uma visão mais objetiva. Esse mapa oferece as bases para as centenas de decisões tomadas diariamente. O comportamento humano é ordenado e intencional, pois é guiado pelo mapa mental de cada indivíduo. |
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Tela 13 |
| A pessoa assume correta ou incorretamente que, se agir de certa maneira, obterá o resultado que deseja. As pessoas optam pelo comportamento que lhes permite alcançar os resultados desejados. São as informações das lições do passado que estabelecem a ligação entre a causa e o efeito. As pessoas se comportam de acordo com a necessidade de atender a seus próprios interesses. As ligações "se, então" constituem uma cadeia de suposições. Essas ligações "se, então" guiam nosso caminho na direção dos resultados desejados. Qualquer modificação na cadeia "se, então" provocará ações diferentes no futuro.
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Tela 14 |
| 4 - Alterações do Mapa Mental A ciência já comprovou que as ligações químicas de um mapa mental podem ser alteradas. Uma das maneiras de fazer alterações é por meio dos reforços positivos e punições, que reforçam ou atenuam as ligações entre os neurônios. Qualquer alteração no mapa mental de uma pessoa produz modificação no seu comportamento futuro. Veja como uma determinada situação em que é preciso tomar uma decisão pode mudar o seu mapa mental. Você sai de uma festa de madrugada e a rua está vazia. Aproxima-se de um semáforo e o sinal está vermelho. Você olha para todos os lados e decide avançar o sinal.
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Tela 15 |
| Você ouve uma sirene e o guarda que estava atrás de uma árvore se aproxima e aplica-lhe uma multa.
Sua decisão não foi boa, teve dois aspectos negativos, e dependeu dos seus conhecimentos e experiências anteriores: a) você pensou ser possível passar pelo sinal sem que alguém o notasse; b) a punição, no caso a multa, mudou seu mapa mental, influenciando suas próximas decisões. |
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Tela 16 |
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| Vejamos, agora, um outro desfecho. Você avança o sinal, nada lhe acontece e ainda chega em casa alguns minutos mais cedo.
É preciso entender bem o que são estes três elementos: experiência acumulada no cérebro, os reforços positivos e as punições que influenciam o comportamento. A compreensão clara desses elementos facilitará o entendimento sobre as decisões probabilísticas lógicas. |
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Tela 17 |
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| Os reforços positivos ou as punições recebidas no passado formam parte da nossa atual experiência, ou seja, do nosso mapa mental. Tudo aquilo que gostamos pode representar um processo de reforçamento positivo.
Tudo aquilo que não gostamos pode representar um processo de punição.
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Tela 18 |
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| A punição reduz a probabilidade de um comportamento indesejável.
Muitas pessoas acham correto empregar a punição, quando
precisam alterar o comportamento dos outros. Essa suposição
é incorreta, pois a punição reduz a motivação
e o nível de energia.
Quase sempre é possível usar o reforço positivo no lugar de uma punição. As pessoas conseguem alguns resultados com as punições, por isso resistem em abandoná-las. Apesar de a punição ser o habitual, o reforço positivo geralmente se mostra superior. Vamos examinar agora quais os principais reforços positivos que estão à nossa disposição. O primeiro reforço positivo em que pensa a maioria dos gerentes é o dinheiro. Mas se a soma recebida for inferior à esperada, o dinheiro pode se transformar em uma punição.
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Tela 19 |
| Os elogios são considerados reforços positivos, mas podem provocar ressentimentos.
Se um chefe fizer constantes perguntas sobre melhorias, seus funcionários pensarão mais no assunto. Com certeza, os funcionários procurarão novas ideias sobre o assunto.
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Tela 20 |
| Quando os gerentes conversam com seus subordinados sobre redução de custos e prazo, estes começam a interessar-se em soluções. Geralmente, os gerentes não sabem escolher o assunto de suas conversas. Discutem com os empregados futebol, falam mal do governo e criticam a chefia superior. Os assuntos do chefe influenciam os subordinados.
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Tela 21 |
| Autoestima: Avaliação pessoal que um indivíduo faz de si mesmo, o senso de seu próprio valor ou competência. Uma autoestima excessivamente baixa é considerada como indicador de um provável distúrbio psicológico e, em especial, é uma característica da depressão. Dicionário de Psicologia. STRATTON, Peter et HAYES, Nicky (1994). São Paulo: Pioneira. |
| Oferecer privilégios, como estacionamento privativo, autorização para frequentar o restaurante das chefias e uso do carro da empresa, quando ficar até tarde no escritório, constituem fortes reforços positivos.
É fundamental que o gerente conheça a grande variedade de reforços positivos disponíveis. Ele precisa conhecer muito bem os pontos fortes, as limitações, quando usá-los, etc. Entender estes três elementos: a formação do mapa mental, os reforços e as punições que o alteram é muito importante para se compreender a tomada de decisões lógicas. Dar status a uma pessoa, aumentando o gabinete ou instalando uma máquina de café na sala dela, por exemplo, faz melhorar a autoestima e o amor pela empresa em que trabalha. O status é procurado com muita frequência pelas pessoas; algumas preferem um status maior na empresa a um aumento de salário. |
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Tela 22 |
| Resumo O cérebro humano arquiva todo o conhecimento e toda a experiência de uma pessoa utilizando transformações químicas nas ligações entre os neurônios. As pessoas tomam decisões usando o mapa mental que elas formaram sobre a realidade. Esse mapa sofre a influência de três tipos de filtros: neurológicos, sociais e individuais. Os filtros neurológicos são as deficiências de nossos cinco sentidos, que registram a realidade com certas limitações. Os filtros sociais mais importantes são: a família, a profissão, o partido político e a religião. Os filtros individuais dependem da experiência de cada pessoa. O próprio mapa mental funciona como mais um filtro. Ele examina, edita e classifica tudo o que chega por meio de nossos cinco sentidos, em função de nossos conhecimentos antigos. |
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Tela 23 |
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Nosso sistema de crenças pessoais cria, portanto, a nossa realidade. A ciência já comprovou que as ligações químicas de um mapa mental podem ser alteradas com o uso de reforços positivos ou punições. Os reforços positivos e as punições que recebemos no passado formam parte de nosso mapa mental. Na prática, quase sempre é possível usar um reforço positivo em lugar de uma punição. Infelizmente, as pessoas usam demais as punições, provocando desmotivação nas outras pessoas. Todo gerente deve procurar conhecer as alternativas de reforços positivos disponíveis para utilizar quando necessário, para reforçar atitudes desejáveis. |
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| Unidade 1 | Módulo 2 | Tela 24 |
| 1 - Qualidade de uma Decisão Lógica As pessoas tomam decisões lógicas, baseadas em seus mapas mentais. Como esses mapas, que representam a experiência de cada um, são de formação empírica, pois em nosso país quase não existe treinamento em processo decisório lógico, a qualidade das decisões de nossa população tende para uma distribuição normal. Se fizermos um gráfico, em que o eixo horizontal represente a percentagem de decisões corretas e o eixo vertical a frequência de ocorrência, teria ele a forma de uma distribuição normal, parecida com a forma de um sino.
Esta figura pode ser dividida em três áreas distintas: - área A (de 0 a 33% de acertos);- área B (de 33 a 66% de acertos); - área C (acima de 66% de acertos). |
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Tela 25 |
| Vamos considerar inicialmente o grupo de pessoas que se encontra na área A desta curva, representada em vermelho. Elas representam cerca de 16% do total da população do País. As suas experiências, crenças e paradigmas, gravadas em seu mapa mental, os levam a acertar dentro da faixa de 0 a 33% das decisões, independentemente dos cursos realizados. Como nas empresas privadas é muito valorizada a percentagem de acertos, essas pessoas, por errarem muito mais que a média, ficam pouco tempo num mesmo emprego. Elas chamam a atenção das chefias por errarem muito e, na primeira oportunidade, são substituídas.
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Tela 26 |
| Vamos considerar agora o grupo de pessoas que se encontra na área B dessa curva, representada em amarelo. Elas representam a maioria da população do país, cerca de 68%. As suas experiências, crenças e paradigmas, gravados no seu mapa mental, levam-nas a acertar dentro da faixa de 33 a 66% das decisões. Essas pessoas passam a vida trabalhando em poucas empresas. Como não chamam a atenção por errarem muito, nem por acertarem acima da média, ficam executando o mesmo trabalho por longos anos. No máximo, ocupam cargos de supervisão ou chefia intermediária nas empresas privadas.
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Tela 27 |
| Vamos considerar agora o grupo de pessoas que se encontra na área C dessa curva, representada em azul. Elas representam cerca de 16% da população do país. Esse grupo possui experiências, crenças e paradigmas, que o fazem acertar dentro da faixa de 66% a 100% das decisões. Nas empresas privadas, as pessoas que acertam dentro dessa faixa são colocadas nos cargos de média e alta chefia. Muitas delas abrem seus próprios negócios e têm grande êxito, independentemente da formação escolar. Nos cargos públicos, a escolha das chefias nem sempre obedece ao critério de qualidade nas decisões. Por esse motivo, muitos órgãos e empresas públicas são mal administrados.
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Tela 28 |
| Vamos representar a qualidade de uma decisão, em escala de zero a um. A decisão
de má qualidade ficaria entre zero e 0,33. A decisão média,
entre 0,33 e 0,66. E a ótima decisão, entre 0,66 e 1.
Um método prático para determinar a eficácia de uma decisão é o seguinte: - registrar a decisão na parte superior de uma folha de papel dividida ao meio; - na coluna da esquerda, colocar o sinal "+" e, na coluna da direita, o sinal "-"; - na coluna da esquerda, escrever todas as vantagens da decisão e, na da direita, os problemas que a decisão pode vir a gerar; - somar o total das vantagens com o das desvantagens registradas e dividir o número de vantagens pelo total geral. ![]() |
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Tela 29 |
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| A - Aceitação de uma Decisão Toda decisão tem certo grau de aceitação por parte das pessoas que vão implementá-la. A aceitação de uma decisão também pode ser representada em escala de 0 a 1.
Uma má aceitação estaria entre zero e 0,33. Uma média aceitação entre 0,33 e 0,66. Uma boa aceitação entre 0,66 e 1,0. B - Eficácia de uma Decisão A eficácia da decisão depende destes dois fatores:
Ela pode ser representada pela equação:
A eficácia também pode ser representada por um número variando de zero a um. Decisão de ótima qualidade e péssima aceitação tem eficácia péssima. Uma decisão de ótima qualidade e ótima aceitação tem eficácia ótima. |
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Tela 30 |
| 2 - Tipos de Decisões Quando a pessoa toma uma decisão, pode estar interessada em o que fazer ou em como fazer. O que fazer deve ser decidido antes de como fazer. O produto ou serviço, que vamos executar, representa o que fazer. O processo utilizado para fazer esse produto ou serviço representa o como fazer. Podemos representar as duas decisões: o que fazer e como fazer, em um gráfico. No eixo horizontal, vamos colocar o que fazer, ou seja, o produto que vamos construir. Essa decisão tem certa eficácia, podendo variar de zero a um. No eixo vertical, vamos colocar como fazer, ou seja, o processo que vamos utilizar para fazer o produto escolhido. A eficácia dessa decisão também pode variar de zero a um. A área do gráfico pode ser dividida em nove subáreas, numeradas de 1 a 9.
Podemos
considerar que uma má decisão tem uma eficácia de
0 a 0,33; uma decisão média varia de 0,33 a 0,66; uma boa
decisão varia de 0,66 a 1,00. |
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Tela 31 |
| As subáreas representam as seguintes classes de decisões: 1 - má decisão do que fazer, mal implementada; 2 - média decisão do que fazer, mal implementada; 3 - boa decisão do que fazer, mal implementada; 4 - má decisão do que fazer, implementada mais ou menos;
5
- média decisão do que fazer, implementada mais ou menos; A maioria das escolas ocidentais se limita a ensinar o "como fazer". Ensinar a decidir "o que fazer" é o objetivo deste programa. |
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Tela 32 |
Considerando a quantidade de mapas mentais envolvidos no processo decisório, podemos classificar as decisões em dois tipos:
Na decisão individual, é usado somente um mapa mental. Somente a experiência de uma pessoa é levada em conta.
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Tela 33 |
| Resumo As pessoas tomam decisões probabilísticas baseadas em seus mapas mentais. A qualidade de uma decisão deve ser determinada, a fim de que se possa escolher a melhor alternativa. O valor atribuído a uma decisão varia de zero a um. Zero seria decisão péssima; um seria ótima decisão. Como no nosso país quase não se ensina processo lógico de decisão, a população utiliza sistemas empíricos de decisão, baseados no mapa mental individual. As pessoas que desenvolveram sistema empírico que as faz errar quase todas as decisões, independente do nível de escolaridade, vivem trocando de emprego nas empresas privadas. As que, por sorte, desenvolveram sistema que as faz acertar quase todas as decisões, chegam a ocupar altos cargos nas empresas privadas. A eficácia de uma decisão é calculada pela multiplicação do valor da qualidade pelo valor da aceitação. A boa decisão mal implementada tem pouco valor, assim como a má decisão bem implementada. A decisão de o que fazer é muito importante, mas quase nunca ensinada nas escolas brasileiras. A ênfase das escolas é dada no como fazer. |
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| Unidade 1 | Módulo 3 | Tela 34 |
| 1 - Hemisférios Cerebrais Agora que já vimos como se forma e se altera o mapa mental de uma pessoa, vamos ver de uma maneira simplificada como funciona nosso cérebro. O cérebro humano possui dois hemisférios, ligados entre si pelo corpo caloso. O hemisfério esquerdo é o responsável pelo raciocínio lógico. O hemisfério direito é o responsável pelo raciocínio criativo. O hemisfério esquerdo é organizado, racional, lógico, analítico e se baseia no uso das palavras. Ele emite ordens e combina conceitos. O hemisfério direito é completamente diferente. É intuitivo, imaginoso e criativo. Ele usa a linguagem do visual, do auditivo e do sensitivo.
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Tela 35 |
| Na cultura ocidental, até cerca dos 12 anos de idade, as pessoas desenvolvem os dois hemisférios com a mesma intensidade.
Após essa idade, a família, a escola e a sociedade proíbem as crianças de sonharem acordadas. Elas aprendem que devem ficar no mundo físico, nada de imaginar coisas diferentes do real. Elas deixam de desenvolver o hemisfério direito do cérebro. |
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Tela 36 |
| Na cultura oriental, devido ao sistema gráfico das palavras, o pensamento criativo é muito comum.
Devido a isso, os orientais têm os dois hemisférios cerebrais igualmente desenvolvidos. Eles se tornam mais sensíveis à comunicação não verbal das pessoas, uma vantagem que os povos ocidentais não possuem normalmente. Em função do hemisfério cerebral utilizado, uma decisão pode ser: a) lógica, quando se baseia no raciocínio lógico ou matemático do lado esquerdo do cérebro; b) criativa, quando se baseia no pensamento holístico ou criativo do lado direito do cérebro. ![]() |
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Tela 37 |
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Essa capacidade, conhecida por autoconsciência, permite que as pessoas aprendam com a experiência própria e alheia. Permite que uma pessoa crie novos hábitos e elimine hábitos antigos, ou seja, permite que sejam feitas alterações no mapa mental de uma pessoa. A autoconsciência permite que examinemos a maneira como nos vemos, nossa autoimagem, que afeta nossas atitudes e comportamentos e como vemos as outras pessoas. De fato, até levarmos em conta como nos vemos e vemos os outros, seremos incapazes de compreender como estes sentem e veem a si mesmos e o mundo. Sem
a autoconsciência, projetaremos nosso mapa mental no comportamento
das outras pessoas, pensando que somos objetivos.
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Tela 38 |
| 2 - Teorias Determinísticas O paradigma social atualmente aceito afirma que o mapa mental determina o que somos. Existem três teorias determinísticas, amplamente aceitas, para explicar a natureza do ser humano:
a) Teoria do determinismo genético O determinismo genético responsabiliza os avós, pois tudo está no DNA, cujas características individuais passam de uma geração a outra, por herança genética imutável.
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Tela 39 |
| b) Teoria do determinismo psíquico O determinismo psíquico culpa os pais, cujo sistema de educação, acrescido das experiências da infância, formou as tendências da personalidade e a estrutura do caráter.
c) Determinismo ambiental O determinismo ambiental culpa qualquer coisa do meio ambiente pelo que está acontecendo: o chefe, um colega, a mulher, a economia do país etc. Os paradigmas sociais baseiam-se na teoria do estímulo-resposta, associada às experiências de Pavlov com os cachorros. ![]() |
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Tela 40 |
| A ideia geral é que somos condicionados a reagir de determinada maneira a um estímulo em particular. Ou seja, a cada estímulo corresponde uma resposta predeterminada. Para os animais, isso é verdadeiro. Para o ser humano, na maioria das vezes, isso pode acontecer; mas pode deixar de acontecer, pois entre o estímulo e a resposta encontra-se a liberdade de escolha, o livre-arbítrio.
Uma vez que nosso comportamento resulta de nossas próprias decisões, e não de condições externas, possuímos iniciativa e responsabilidade suficientes para fazer as coisas acontecerem segundo nossa vontade. Chamamos de proativas as pessoas que escolhem conscientemente alternativas de respostas diante de um estímulo. ![]() |
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Tela 41 |
| As pessoas reativas, que representam a maioria, reagem a um estímulo de uma única maneira, em função de seu mapa mental. Os proativos não culpam as circunstâncias ou outras pessoas por seu próprio comportamento, pois sabem que ele é o produto de sua própria escolha consciente. Já que o ser humano é por natureza proativo, pois é capaz de raciocinar, antever fatos e tomar iniciativas sem que lhe sejam solicitadas, nossa vida só será consequência de nosso mapa mental se deixarmos que ele controle nossa mente, por decisão consciente ou por omissão. Se essa foi nossa opção, tornamo-nos reativos. As pessoas reativas são conduzidas por sentimentos, circunstâncias, condições e ambiente. Se o tempo está bom, elas se sentem bem. Se o tempo está ruim, ou alguém gritou com elas, mudam de atitude e de desempenho.
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Tela 42 |
Uma pessoa reativa constrói sua vida emocional em torno do comportamento dos outros. Ela se preocupa muito sobre o que os outros estão pensando sobre ela. Os proativos deixam-se guiar por seus valores, cuidadosamente selecionados e interiorizados. Eles continuam sendo influenciados pelos estímulos externos sociais, físicos ou psicológicos. Mas quando respondem a esses estímulos, baseiam-se em seus próprios valores, fazendo uma escolha consciente. Tomar iniciativa não
significa ser agressivo ou insistente, porém reconhecer a responsabilidade
de fazer as coisas acontecerem.
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Tela 43 |
| Infelizmente, as pesquisas mostram que cerca de 95% das pessoas são reativas. Essas pessoas ignoram que, no íntimo, todo ser humano é proativo. Os reativos
lamentam-se das circunstâncias externas: o meio ambiente, a economia
do país ou seus familiares são as causas de seus fracassos.
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Tela 44 |
| As
atitudes e comportamentos das pessoas caracterizam seus mapas mentais.
É preciso que as pessoas usem a autoconsciência para examinar
seus mapas mentais. Só assim os paradigmas que fazem parte desse
mapa serão descobertos. Uma vez descobertos, eles podem ser alterados,
visando à proatividade. As pessoas proativas tratam somente das coisas passíveis de serem modificadas.
As pessoas reativas só se preocupam com problemas do ambiente externo. Concentram suas energias em circunstâncias que fogem ao seu controle. |
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Tela 45 |
| 3 - Importância das Metas As metas simbolizam a chave da produtividade, mais do que qualquer outro fator individual. Meta não significa apenas "o que deve ser feito". Envolve também o aspecto temporal "quando fazer". No estabelecimento de metas, a fixação de prazos é tão importante como a fixação do que deve ser feito. Há um princípio que diz: "Todas as coisas são criadas duas vezes" A
primeira criação é mental ou inicial. Suponhamos que você vai construir uma casa. Você cria mentalmente essa casa, nos mínimos detalhes, antes de comprar o primeiro saco de cimento.
Você trabalha com ideias até obter uma imagem clara da casa que pretende construir. Depois, chama um arquiteto para colocar suas ideias no papel. Então, começa a planejar a construção. É preciso ter certeza de que o projeto final é exatamente o que você e sua família desejam. Caso contrário, poderá gastar dinheiro com alterações, quando a casa estiver quase terminada. Somente depois dessa primeira criação, você inicia a obra propriamente dita. |
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Tela 46 |
| Na administração pública ou privada existem também duas criações. Para se começar algum projeto, é preciso ter uma meta bem definida. A definição clara de uma meta determina se o responsável será ou não bem sucedido. Muitas vezes são outras pessoas que fazem a criação inicial. Fica a cargo do responsável pelo projeto somente a segunda criação, ou seja, a criação física.
A administração é uma visão dos métodos: qual a melhor maneira de conseguir determinada coisa? A liderança lida com metas: quais são as coisas que devem ser feitas? A eficácia não depende apenas de quanto esforço se faz, e sim se estamos realizando o esforço no objetivo certo. É necessário primeiro a liderança e só depois a administração. Sempre que houver alterações no meio ambiente, a administração deve reestudar o conjunto de metas, para adaptá-las às novas situações. A pessoa sente-se realizada quando fixa seus próprios objetivos e luta para consegui-los. ![]() |
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Tela 47 |
| Na fixação do objetivo, a pessoa cria, no consciente, uma imagem detalhada do que pretende alcançar. O inconsciente, baseado nessa imagem, pode mostrar para a pessoa alternativas que a levem na direção desejada.
O mecanismo criador do homem está situado no lado direito do cérebro. Esse mecanismo opera em termos de resultados. Mas, para agir, é preciso que lhe seja dado um objetivo bem definido. Quando o objetivo é bem definido o sistema de comando automático do cérebro começa a agir. Este comando automático conduz a pessoa ao seu alvo de um modo eficaz. Se esta pessoa utilizasse o raciocínio consciente não teria tão bons resultados. Muitas vezes não é a pessoa que fixa seu objetivo. Recebe ordens externas para perseguir um objetivo fixado por outra pessoa. O inconsciente, de imediato, desliga o seu comando automático. O consciente, cuja finalidade é outra, começa a procurar caminhos para atingir esse alvo imposto. A pessoa poderá atingir esse objetivo. Mas não se sentirá realizada, pois o objetivo foi determinado por outra pessoa.
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Tela 48 |
| Resumo Os hemisférios cerebrais são diferentes entre si. O hemisfério esquerdo é o responsável pelo raciocínio lógico. O hemisfério direito é o responsável pelo raciocínio criativo. Ele usa a linguagem do visual, do auditivo e do sensitivo. As decisões lógicas envolvem mais o lado esquerdo do cérebro. Já as decisões criativas envolvem o lado direito do cérebro. As teorias genética, psíquica e ambiental são aceitas para explicar a natureza do ser humano. A genética afirma que a herança genética é determinante no comportamento humano. O determinismo psíquico assegura que a educação e as experiências da infância formam as tendências da personalidade e a estrutura do caráter. O determinismo ambiental atribui ao meio ambiente o que acontece com o indivíduo. Estímulos e respostas, internos ou externos ao indivíduo, motivam ou inibem constantemente o comportamento humano. As pessoas buscam, permanentemente, mudanças em seu mapa mental. A definição clara de Metas determina o sucesso de algo, a realização e satisfação pessoal. A liderança trabalha com metas. A eficácia não depende apenas de quanto esforço se faz, e sim se estamos realizando o esforço no objetivo certo. |
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| Unidade 1 | Módulo 4 | Tela 49 |
| 1 - Hierarquia das Necessidades Para o psicólogo Abraham M. Maslow, o homem é um ser insaciável. Está sempre procurando satisfazer uma necessidade, até encontrar a autorrealização. As necessidades humanas, segundo Maslow, apresentam-se em cinco níveis da Hierarquia das Necessidades.
Quando um determinado nível for razoavelmente satisfeito, o próximo nível começa a pressionar para ser atendido. |
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Tela 50 |
| a) Necessidades fisiológicas As necessidades fisiológicas se referem às exigências básicas do corpo humano, como nutrição, água, abrigo, temperaturas moderadas, descanso e sono.
Uma
pessoa que está com uma dessas necessidades sem ser atendida sente
pouca falta das necessidades mais elevadas. Faz o possível para
tentar atender a essa necessidade, que é mais básica para
ela e para sua família. |
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Tela 51 |
| b) Necessidades de segurança Quando atendidas
as necessidades fisiológicas, o ser humano passa a interessar-se pela
segurança. Muitas pessoas que trabalham em funções perigosas seriam motivadas pela perspectiva de obter segurança.
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Tela 52 |
| c) Necessidades sociais Quando atendidas
as necessidades de segurança, o ser humano começa a sentir
as necessidades sociais. Muitas pessoas veem seus trabalhos como a principal fonte para a satisfação das necessidades sociais. ![]() |
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Tela 53 |
| d) Necessidades de estima Quando atendidas
as necessidades sociais, o ser humano passa a sentir a necessidade de
estima. As ocupações de altos cargos são uma fonte fundamental para a satisfação da necessidade de estima. Os administradores podem ajudar os empregados a satisfazerem suas necessidades de estima elogiando a qualidade de seu trabalho.
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Tela 54 |
| e) Necessidades de autorrealização Quando atendida
a necessidade de estima, o ser humano procura a autorrealização.
Ela é a necessidade mais elevada da hierarquia. A verdadeira autorrealização é um ideal a ser perseguido. As pessoas realizadas são aquelas que estão se tornando tudo o que são capazes de serem. Os administradores podem dirigir os subordinados rumo à autorrealização ao lhes darem atribuições desafiadoras, chance de progresso e novos aprendizados.
A estrutura do trabalho oferece oportunidade de satisfazer dezenas de necessidades psicológicas incluídas em algum lugar da hierarquia das necessidades. Vamos examinar as mais importantes. |
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Tela 55 |
| 2 - Teoria da higiene-motivação O psicólogo Frederick Hersberg e seus colegas da Universidade de Harvard classificaram as necessidades, indicadas por Maslow, em duas categorias:
Eles descobriram que alguns fatores de um trabalho dão às pessoas a oportunidade de satisfazer necessidades de nível mais elevado. Provocam satisfação ou motivação. Quando
um fator motivador não está presente, é mais neutro
do que negativo. Esses fatores são: reconhecimento, realização, desafio, responsabilidade e oportunidade de progresso. Hersberg também descobriu que alguns elementos do trabalho são mais relevantes para as necessidades de menor nível do que para as de nível mais elevado. |
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Tela 56 |
| Um fator higiênico é um elemento de trabalho que, quando presente, evita a insatisfação; no entanto, ele não cria satisfação. Uma pessoa não ficará satisfeita apenas porque os fatores higiênicos estão presentes. As
necessidades fisiológicas, de segurança e sociais de Maslow são classificadas
como higiênicas; a satisfação delas não motiva as pessoas, mas a falta
delas reduz o rendimento. As necessidades de estima e de autorrealização de Maslow são consideradas fatores motivacionais, pois sua existência motiva as pessoas e sua ausência diminui o rendimento. |
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Tela 57 |
| 3 - Teoria da Maturidade O psicólogo Hersey mostrou que as pessoas possuem diversos graus de maturidade em relação ao local onde trabalham. Esta maturidade pode ser traduzida como o amor que as pessoas têm pela organização onde trabalham. O amor pela empresa pode ser aumentado ou diminuído em função do tratamento que recebem dos superiores. A
equipe do Professor Hersey demonstrou graficamente a teoria da maturidade.
O eixo horizontal representa o grau de fiscalização que
o supervisor exerce sobre os funcionários. O eixo vertical representa
a ênfase que é dada às pessoas.
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Tela 58 |
| A maturidade é representada no segundo eixo horizontal. Cresce da direita para a esquerda. Para aumentar a maturidade de uma pessoa que tem baixa maturidade (ponto A para B), deve-se reduzir a fiscalização e aumentar a ênfase no relacionamento.
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Tela 59 |
| Deve-se acompanhar o desempenho do empregado. Se o desempenho for positivo, continua-se a usar a mesma técnica, até a pessoa atingir o vértice superior do triângulo. Ao alcançar o vértice do triângulo, é necessário que a pessoa continue a amadurecer. Para que isso aconteça, é necessária uma inversão de fatores: reduz-se a ênfase nos fatores fiscalização e relações humanas.
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Tela 60 |
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É um grande erro tratar todos os funcionários de uma empresa da mesma maneira. Todos são diferentes e devem receber tratamento diferenciado. Quanto maior a maturidade de um empregado em relação à sua empresa, maior será a sua motivação. O empregado motivado para o trabalho tende a melhorar a qualidade de seu trabalho diário. Ao se reduzir a fiscalização, deve-se investir no treinamento. O desempenho, assim, é mantido com um nível menor de fiscalização.
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Tela 61 |
| 4 - Modificação do Comportamento O método mais sistemático de motivar as pessoas é a modificação do comportamento. Muda-se o comportamento das pessoas com a utilização dos reforços positivos ou negativos. A lei do efeito é o princípio fundamental da modificação do comportamento. De acordo com esse princípio, o comportamento que conduz a consequências positivas tende a ser repetido; o comportamento que leva a consequências negativas tende a não ser repetido. De acordo com os teóricos que defendem essa teoria, as pessoas praticam certos comportamentos porque foram condicionadas no passado a prêmios e punições. Os prêmios podem ser extrínsecos ou intrínsecos. Um prêmio extrínseco (externo) é recebido de fora, tais como dinheiro ou reconhecimento. Um prêmio intrínseco (interno) deriva de nós mesmos, tal como a satisfação por ter feito um belo trabalho.
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Tela 62 |
| Programas motivacionais, como o enriquecimento de cargos e o empowerment, incorporam prêmios intrínsecos. No entanto, a maioria dos sistemas de modificação do comportamento está baseada em prêmios extrínsecos, como bônus financeiros e prêmios. O reforçamento positivo aumenta a probabilidade de o comportamento ser repetido, porque as pessoas que deram a resposta adequada foram premiadas. Fala-se em probabilidade porque nenhuma estratégia de modificação de comportamento assegura que as pessoas darão sempre a resposta desejada no futuro. No entanto, aumentam as chances de que elas irão repetir o comportamento esperado. O reforçamento positivo é a estratégia de modificação de comportamento mais eficaz. A maior parte das pessoas responde melhor à premiação pela resposta desejada do que à punição pela resposta errada. |
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Tela 63 |
| Resumo O homem é um ser insaciável. Está sempre procurando satisfazer a uma necessidade, até alcançar a autorrealização. Segundo Maslow, as necessidades humanas obedecem à seguinte hierarquia: fisiológicas, de segurança, social, de estima e de autorrealização. Necessidades fisiológicas dizem respeito ao corpo; necessidades de segurança incluem o desejo de estar seguro tanto em relação a danos físicos quanto a danos emocionais; necessidades sociais dizem respeito ao amor e convivência em grupo; necessidades de estima refletem o desejo das pessoas de serem vistas por si mesmas e pelos outros como alguém de valor; necessidade de autorrealização é um ideal a ser perseguido. A estrutura do trabalho oferece oportunidade de satisfazer dezenas de necessidades psicológicas. Hersberg e seus colegas da Universidade de Harvard descobriram que há fatores de trabalho que dão às pessoas a oportunidade de satisfazerem necessidades de nível mais elevado. Hersey diz que as pessoas possuem graus de maturidade diferentes em relação à instituição para a qual trabalham e afirma que quanto maior a maturidade de um empregado em relação à sua empresa, maior será a sua motivação. A mudança de comportamento ocorre com a utilização de processos de reforçamento e punição. E o comportamento das pessoas são condicionamentos feitos no passado por meio de punições e prêmios. O reforçamento positivo é a estratégia de modificação de comportamento mais eficaz para a maioria das pessoas. |
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