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| Outra abordagem importante foi a da Escola de Frankfurt, cuja primeira geração desenvolveu a maior parte de seus estudos centrais nas décadas de 30 e 40 do século passado. Partindo das ideias apresentadas por grandes pensadores do século XIX, como Marx, Freud e Nietzsche, os frankfurtianos (que contavam com expoentes como Theodor Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin e Herbert Marcuse) elaboraram análise crítica sobre a sociedade da época e quanto aos efeitos que os meios de comunicação geravam sobre as pessoas. Adorno e Horkheimer, na obra “Dialética do Esclarecimento”, sugeriam a existência de uma indústria cultural, conceito segundo o qual estaria havendo, à época, um processo de transformação da cultura em mercadoria, levada a cabo por meio de um processo de subordinação da consciência à racionalidade capitalista.
Por meio dela, a produção artística e intelectual passava a se orientar em função de sua possibilidade de consumo no mercado, “permitindo o surgimento da ideia de que o que somos depende dos bens que podemos comprar e dos modelos de conduta veiculados pelos meios de comunicação”. A partir da segunda metade do século, surgiram importantes escolas de análise dos meios de comunicação de massa, como os Estudos Culturais e a abordagem latino-americana, dentre outras. Vistas as principais teorias e conhecidas as principais escolas que, durante o século XX, procuraram analisar os efeitos da mídia sobre as pessoas, no âmbito da sociedade de sua época, é momento para tomarmos contato, com um pouco mais de detalhamento, sobre as características da comunicação de massa. |
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