5 – A difusão e as mudanças nos meios de comunicação

Como vimos, a difusão (entendida como a transmissão de mensagens à sociedade) é o grande diferencial da comunicação de massa. A difusão pode ser:

  • genérica - quando é transmitida para todos, de forma indistinta – o que ocorre na maioria das vezes; ou
  • seletiva - quando procura ser segmentada e atingir parcelas específicas de público.

Os meios de comunicação, como difusores de inovações técnicas e científicas de princípios sociais e ideológicos, de cultura informal e formal, demonstram sua dimensão positiva.

Anteriormente, até o século XIX, muitos anos eram consumidos em qualquer processo de difusão de novas ideias, de novas técnicas ou de novos procedimentos legais, sociais etc.

Com o advento dos meios de comunicação de massa, esse tempo foi enormemente reduzido, sem prejuízo da clareza das informações.

É na difusão ideológica, política e de consumo que o poder da comunicação de massa é severamente criticado. Muitos imaginam, como vimos anteriormente, que os veículos de comunicação eram utilizados para manipular a sociedade, que seria composta por uma massa de pessoas passivas e desprovidas de vontade própria.



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