Stasiak e Barrichello apresentam os seguintes tipos de fluxos na internet: a típica comunicação entre dois pontos, havendo um emissor e um receptor; a emissão de um para muitos, típica da comunicação de massa; diversos emissores enviando uma mensagem para um receptor; e a troca de mensagens entre emissores e receptores em número indeterminado, de forma dinâmica.

Manuel Castells associa o surgimento da internet a um novo momento social, posterior à sociedade de massa. A essa "nova ordem" social o autor denominou sociedade em rede, na qual a ideia de aldeia global de McLuhan tornou-se realidade. Nesse novo contexto, a comunicação realizada por meio de redes de computadores – e, mais especificamente, pela internet (a "rede das redes") – não é mais "apenas" de massa.

Assim, surge uma nova forma de comunicação, baseada na internet e típica da sociedade em rede, com potencial para combinar características típicas da comunicação de massa com as da comunicação interpessoal (e-mail enviado para um único destinatário). Além disso, o conteúdo pode ser gerado tanto por instituições (elemento inerente à comunicação de massa) quanto ser gerado e difundido pelas próprias pessoas, horizontalmente (no que Castells denomina "autocomunicação de massa").

Outro elemento predominante na sociedade em rede é a convergência tecnológica das mídias. Assim, têm-se rádios e transmissões de TV ocorrendo tanto em aparelhos próprios quanto na internet; livros, revistas e jornais lidos tanto em mídia impressa (papel) quanto em meios digitais, na web ou em tablets, como o iPad; internet sendo acessadas em aparelhos de TV, enfim, uma série de possibilidades que começam a surgir cada vez com maior intensidade.

Essa convergência é acompanhada pela miniaturização e mobilidade dos dispositivos tecnológicos, viabilizada pelo aumento da largura de banda de acesso à internet, e distribuída principalmente por meio de telefones celulares do tipo smartphones, como o iPhone e o BlackBerry. Com isso, o telefone, anteriormente um simples aparelho para a comunicação falada entre as pessoas, permite, hoje, o envio de mensagens, o acesso à internet, ouvir música, assistir vídeos etc.



Copyright © 2010 AIEC.