Resumo

A comunicação é elemento fundamental no contexto das organizações, pois é por meio dela que a conversa entre as pessoas se estabelece, as orientações são repassadas, o planejamento é feito, enfim: ao pensar no dia a dia nas empresas em que trabalhamos, todas as atividades são perpassadas pelo elemento comunicativo.

Mesmo sendo aspecto central ao funcionamento das organizações, a comunicação não costumou ter um papel central sob a ótica de análise das diversas escolas e correntes que compõem as teorias administrativas. Sua função costumou ser acessória nesses estudos. Contudo, alguns estudiosos procuraram traçar paralelos entre a comunicação e essas teorias, de forma a desvendar como o tema era abordado de acordo com elas.

Alguns autores analisam a comunicação sob a ótica de teorias da administração começando pelos autores clássicos até chegar aos dias atuais. Para isso, classificam-nas como corrente: racionalista clássica, psicológica, sociológica, gerencial, da administração pós-industrial e contemporânea.

Corrente racionalista clássica

Autores: Taylor, Fayol e Weber

Características:

  • Comunicação formal e descendente.
  • Comunicação informal é indesejada.
  • A comunicação deve seguir os canais definidos.
  • A noção de comunicação é secundária.


Copyright © 2010 AIEC.