| Resumo A comunicação é elemento fundamental no contexto das organizações, pois é por meio dela que a conversa entre as pessoas se estabelece, as orientações são repassadas, o planejamento é feito, enfim: ao pensar no dia a dia nas empresas em que trabalhamos, todas as atividades são perpassadas pelo elemento comunicativo. Mesmo sendo aspecto central ao funcionamento das organizações, a comunicação não costumou ter um papel central sob a ótica de análise das diversas escolas e correntes que compõem as teorias administrativas. Sua função costumou ser acessória nesses estudos. Contudo, alguns estudiosos procuraram traçar paralelos entre a comunicação e essas teorias, de forma a desvendar como o tema era abordado de acordo com elas. Alguns autores analisam a comunicação sob a ótica de teorias da administração começando pelos autores clássicos até chegar aos dias atuais. Para isso, classificam-nas como corrente: racionalista clássica, psicológica, sociológica, gerencial, da administração pós-industrial e contemporânea. Corrente racionalista clássica Autores: Taylor, Fayol e Weber Características:
|
Copyright © 2010 AIEC.
|