Resumo

Conta é o registro de débitos e créditos da mesma natureza, identificados por um título que distingue um componente do patrimônio ou uma variação patrimonial.

Os componentes do patrimônio são os bens, os direitos, as obrigações e o patrimônio líquido; as variações patrimoniais são as receitas e as despesas.

As contas dividem-se em patrimoniais ou integrais e de resultado ou diferenciais.

As Contas Patrimoniais representam o ativo (bens e direitos), o passivo (obrigações) e o patrimônio líquido.

O Ativo representa a totalidade dos bens e direitos da entidade, ou seja, o patrimônio bruto, enquanto o Passivo representa as obrigações da entidade. O Passivo identifica as origens dos recursos e o Ativo identifica onde os recursos são aplicados. O Patrimônio Líquido representa o capital próprio da empresa, ou seja, as obrigações da empresa para com os sócios ou acionistas.

As Contas de Resultado registram as variações patrimoniais e englobam as receitas e as despesas, servindo também para determinar o resultado do exercício.

As receitas são ingressos de valores provenientes, geralmente, da venda de mercadorias e/ou de produtos, e/ou da prestação de serviços, enquanto que as despesas são gastos efetuados para a entidade manter suas atividades.

As Contas Patrimoniais refletem a posição estática do patrimônio, ou seja, a situação patrimonial em determinado momento. E as contas de resultado demonstram a dinâmica patrimonial, isto é, as variações aumentativas e diminutivas do patrimônio.

Todas as operações ocasionam aumentos e diminuições no ativo, passivo e/ou patrimônio líquido. Esses aumentos e diminuições são efetuados pelos débitos e créditos lançados nas contas. Débito significa aplicação de recursos e Crédito identifica a origem dos recursos aplicados.

As contas são representadas graficamente em duas colunas: débito do lado esquerdo e crédito do lado direito. As contas do ativo (bens e direitos) e as contas de despesas, por apresentarem saldos devedores, figuram coluna da esquerda, enquanto as contas do passivo (obrigações), o patrimônio líquido e também as contas de receitas, figuram na coluna da direita, por apresentarem saldos credores. A natureza da conta é que irá determinar o lado a ser utilizado para os aumentos e o lado para as diminuições dos seus saldos.

As contas têm por função registrar as operações que ocorrem com o patrimônio e representar a variação patrimonial que um fato promoveu no patrimônio da entidade. Essa variação pode ser a débito ou a crédito da conta.

Quanto ao funcionamento, as contas podem ser: bilaterais e unilaterais. Bilateral é aquela que recebe registros tanto a débito quanto a crédito. Unilateral é aquela que só recebe registros a débito ou a crédito.

Contas sintéticas são aquelas que representam um grupo de contas de mesma natureza, enquanto contas analíticas indicam uma subclassificação das contas sintéticas.



Copyright © 2010 AIEC.