As contas que representam os elementos patrimoniais em seu maior grau de detalhamento são denominadas contas analíticas. E são intituladas contas sintéticas aquelas cujo saldo é conseguido pelo somatório do saldo de duas ou mais contas analíticas, ou de duas ou mais contas sintéticas.

A conta analítica se configura quando a obtenção de seu saldo é conseguida por meio de lançamentos, ou seja, pelo registro de cada fato administrativo. Por outro lado, as contas sintéticas não recebem lançamentos. Exemplo :

As contas Ativo, Ativo Circulante, Ativo não Circulante, Disponível e Direitos Realizáveis a Curto Prazo são exemplos de contas que sintetizam informações de outras contas, cada uma no seu devido grau de resumo.

A conta Disponível sintetiza as informações das contas analíticas "Caixa" e "Bancos Conta Movimento". A conta Ativo Circulante sintetiza as informações das contas sintéticas Disponível e Direitos Realizáveis a Curto Prazo. A conta Ativo é a mais sintética ou resumida do Plano de Contas; ela sintetiza as informações das contas sintéticas Ativo Circulante e Ativo não Circulante.



Copyright © 2010 AIEC.