| Unidade 1 | Módulo 1 | Tela 1 |
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1 - Introdução Até o advento da Revolução Industrial, os modelos de produção no Ocidente eram essencialmente artesanais. As comunidades possuíam seus artesãos: ferreiro, alfaiate, padeiro, oleiro, todos produzindo para um consumidor determinado e atendendo apenas por encomenda ou sob medida. ![]() Até essa época, quem produzia alguma coisa interessava-se apenas em prover as necessidades básicas dos consumidores: roupas, alimentos e bebidas. Na maior parte das vezes, fabricava-se na quantidade certa do consumo. |
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| A especialização de mão de obra, desenvolvida a partir da Revolução Industrial e das técnicas de produção em massa, concorreu para o aumento expressivo dos índices de produtividade. Mais bens eram produzidos, a preços mais baixos.
A capacidade de produzir em série teve como foco os produtos básicos. A padronização, com raras variações de cor e tamanho, trouxe consigo novos hábitos de consumo. Os produtos passaram a ser industrializados e estocados. Os mercados eram estudados apenas como vias de distribuição e escoamento de estoques. Buscavam-se meios para produzir mais e mais, transportar e distribuir mais e com maior rapidez, para atender a mercados de consumo de massa. |
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| Na primeira metade do Século XX, notadamente até o fim da Segunda Grande Guerra, os pensadores ocidentais começaram a produzir os primeiros ensaios, objetivando compreender o consumidor e seus hábitos de consumo, mas o foco ainda era o produto e como vendê-lo mais. Nos idos de 1943, tivemos a primeira apresentação de importante estudo, de autoria de Abraham Harold Maslow, intitulado Motivation and Personality, publicado na US Psychological Review, que trouxe à luz uma brilhante conceituação: a hierarquia de necessidades humanas, depois editado e lançado pela Harper & Row, no ano de 1954. |
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Para que possamos compreender a importância do estudo de necessidades, devemos entender a sua essência. A necessidade pode ser definida como a iniciativa motivadora da ação de suprir estados de privações humanas.
Desejos são carências por satisfações específicas para atender às necessidades. Os desejos humanos são continuamente moldados por forças e instituições sociais, incluindo igrejas, escolas, famílias e empresas. |
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Maslow estabeleceu que as primeiras necessidades (fisiológicas) dominam o comportamento da pessoa até que sejam satisfeitas, em seguida a segunda torna-se preponderante até que seja satisfeita, e nesta ordem até a última. Qual a importância para o marketing, do reconhecimento e da determinação das necessidades humanas e seu ordenamento hierárquico? Se entendermos que toda necessidade decorre de uma privação e, em consequência, produz uma demanda para satisfazer essa necessidade, então podemos pesquisar, desenvolver, produzir e ofertar produtos que possam suprir com eficácia tal demanda. Desta forma, o estudo de Maslow é de importância fundamental para o marketing, pois nos permite identificar e ordenar as necessidades que os consumidores estejam buscando satisfazer ao adquirir determinados produtos. |
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| Na segunda metade dos anos 60 surge Philip Kotler, que estabeleceu os princípios elementares do pensamento mercadológico, trazendo uma demonstração objetiva dos fundamentos de marketing e amarrando definitivamente o produto à satisfação de necessidades.
Até então, produzia-se e promovia-se para vender e as definições do que seria o marketing eram profusas e difusas. |
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| Kotler estabeleceu toda uma cultura de marketing voltada para produzir o que o consumidor deseja para satisfazer suas necessidades:
Assim, chegamos ao atual conceito de marketing:
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2 - Fases do Marketing Tudo começou com o freguês de caderneta, conhecido pelo nome, indagado sobre seus familiares, cumprimentado em seu aniversário e avisado quando chegava o produto de sua preferência. Essa época foi denominada a primeira geração do marketing.
Os mercados cresceram, o marketing passou a ser caracterizado por elevadas taxas de inovação de produtos, concorrência intensa, múltiplos instrumentos de persuasão, complexos canais de distribuição e de comunicação e por padrões sofisticados de comportamento do consumidor. |
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| Não
foi mais possível manter o freguês de caderneta, pois teve
início um intenso processo de produção.
Era época de fazer bem o produto e criar mecanismos de venda. Foi o domínio da produção, distribuição e promoção de massa. O marketing orientado para a produção era visto como o conjunto das atividades que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor para o consumidor ou usuário. Foi incorporada a ideia de que marketing se inicia com os produtos existentes e termina com a sua venda. |
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| Nos anos 70, já em sua terceira geração, descobre-se que o marketing, como já vinham defendendo Peter Drucker, Theodore Levitt e Kotler, deveria ser voltado para o cliente: ou seja, produzir o que ele precisa e deseja comprar.
O marketing deixa de concentrar suas energias na modificação da mentalidade do cliente, de modo a adaptá-la ao produto. É o fim da escola de marketing do "qualquer cor, desde que seja preto". |
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| O marketing
entra em sua quarta geração.
Essa geração passa a ser conhecida como a da imagem corporativa: é o marketing cada vez mais segmentado. |
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| O marketing fecha o ciclo e retorna, de forma atualizada, aos primórdios de sua história, ingressando em sua quinta geração. O marketing, neste novo milênio, é, novamente, o marketing do freguês de caderneta, mas com outra nomenclatura mais adequada e verdadeira: marketing um a um ou marketing individual. Hoje, o marketing não é uma função, é uma forma de fazer negócios. Tornou-se uma atividade difundida, é parte do trabalho de todos, das recepcionistas à diretoria. Sua tarefa não é enganar o cliente, nem falsificar a imagem da empresa. É integrar o cliente à elaboração do produto e desenvolver um processo sistemático de interação que dará firmeza à relação. |
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| Marketing, hoje, significa poder responder às perguntas dos consumidores:
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| 3 -
Conceitos de Marketing
Marketing
como processo social: |
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| Troca é o ato de obter um produto desejado de alguém, oferecendo-se algo em contrapartida. A troca é o conceito básico que define marketing.
Para que a troca ocorra, cinco condições devem ser atendidas:
A troca é um processo de criação de valor, isto é, a troca normalmente deixa ambas as partes em condições melhores do que antes dela ocorrer. |
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| Uma das melhores definições para o marketing nos dias atuais é a de Levitt :
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Tela 17 |
| 4 - O Marketing hoje A diferença fundamental do atual conceito de marketing é que seu foco está centrado no cliente.
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| O marketing começa com os consumidores atuais e potenciais da empresa, e procura os lucros por meio da criação de satisfação do consumidor, esperando alcançar esse objetivo, mediante a adoção de um programa de marketing integrado.
Observe as diferenças entre as empresas orientadas para vendas e as empresas orientadas para marketing.
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| A nova geração do marketing busca orientar as empresas para o marketing social, preocupada não apenas em satisfazer necessidades e desejos dos consumidores, como também em buscar o bem-estar deste consumidor e a melhoria de sua qualidade de vida. O marketing que antes era transacional, hoje passou a ser de relacionamento. Uma transação consiste na negociação de valores entre duas partes. As empresas ágeis tentam construir, em longo prazo, confiança e relacionamentos "ganha-ganha" com clientes, distribuidores, revendedores e fornecedores valiosos. Obtêm-se resultados favoráveis, construindo-se fortes laços econômicos, técnicos e sociais entre as partes envolvidas. |
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As principais diferenças entre o marketing transacional e o marketing de relacionamento, defendidas por Nickels e Wood:
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5 - A Importância do Marketing nas Organizações O marketing deve possibilitar às organizações a prática de um pensamento estratégico, permitindo-lhes, assim, maior abertura para o mercado. Podemos afirmar, considerando-se a evolução sofrida pelo marketing, que o seu papel principal é levar toda a empresa à prática do pensamento estratégico. Para isso, são necessárias duas variáveis:
Esses procedimentos garantem a flexibilidade e a agilidade necessárias para responder às mudanças de comportamento e turbulências do mercado. |
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| As ações de marketing decorrem de objetivos traçados pela direção da empresa para toda a organização, os quais se desdobram nos objetivos das unidades de negócios, que, por sua vez, se desdobram em metas para cada uma das linhas de produto da empresa. Essas metas, para serem alcançadas, deverão ter estratégias claramente delineadas e alinhadas com o posicionamento estratégico da empresa. As empresas excelentes sabem como se adaptar a um mercado em contínua mutação.
Planejamento estratégico orientado para o mercado é o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação viável entre objetivos, experiências e recursos da organização e suas oportunidades em um mercado continuamente mutante. O propósito do planejamento estratégico é modelar e remodelar os negócios e os produtos da empresa com o objetivo de crescimento e lucro.
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Tela 23 |
| Três
ideias chaves definem o planejamento estratégico:
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| Quando uma empresa inicia sua atuação em um mercado, após avaliar as oportunidades e as ameaças existentes, bem como as competências dos concorrentes, pode-se estabelecer o objetivo estratégico que será perseguido. Considerando estes objetivos estratégicos, uma empresa pode posicionar-se no mercado como:
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A empresa que decidiu buscar a liderança em um mercado poderá adotar as seguintes estratégias combinadas:
Exemplos de empresas líderes |
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| Se a empresa for mais conservadora e julgar adequado ocupar o segundo lugar na preferência do consumidor, ela poderá estabelecer como objetivo ser uma desafiante, o que poderá, no médio e no longo prazo, levar a assumir a posição de líder, caso suas estratégias sejam vitoriosas. Exemplos
de empresas desafiantes Caso a empresa julgue que suas competências são suficientes apenas para ocupar uma terceira posição no mercado, ela pode estabelecer como objetivo ser seguidora, e então deverá optar por fazer um investimento para se fazer diferenciar do líder e do desafiante ou ser uma imitadora, o que lhe garante uma razoável participação no mercado sem grandes esforços financeiros.
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Quando a empresa decide se concentrar em um segmento de mercado, focando-o como seu objetivo estratégico, ela terá as mesmas possibilidades de exercer liderança, de desafiar ou de seguir a organização que exerce a liderança neste segmento especifico de mercado. Exemplos de empresas focalizadoras |
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Resumo Até o advento da Revolução Industrial, os modelos de produção no Ocidente eram essencialmente artesanais e, em geral, fabricava-se na quantidade certa do consumo. A especialização de mão de obra, desenvolvida a partir da Revolução Industrial e das técnicas de produção em massa, concorreu para o aumento expressivo dos índices de produtividade. Até o fim da Segunda Grande Guerra, os pensadores ocidentais começaram a produzir os primeiros ensaios, objetivando compreender o consumidor e os seus hábitos de consumo, mas o foco ainda era o produto como aumentar sua venda. A necessidade pode ser definida como a iniciativa motivadora da ação de suprir estados de privações humanas. O marketing não cria necessidades, pois todos nascemos com necessidades. O marketing cria desejos. Na segunda metade da década de 1960, Philip Kotler estabelece os princípios elementares do pensamento mercadológico, trazendo uma demonstração objetiva dos fundamentos de marketing e amarrando definitivamente o produto à satisfação de necessidades. "Marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, por meio dos processos de troca." A nova geração do marketing busca orientar as empresas para o marketing social, preocupada não apenas em satisfazer necessidades e desejos dos consumidores, como também em buscar o bem-estar deste consumidor e a melhoria de sua qualidade de vida. O marketing deve possibilitar às organizações a prática de um pensamento estratégico, permitindo-lhes, assim, maior abertura para o mercado. A empresa que decidiu buscar a liderança em um mercado poderá adotar as seguintes estratégias combinadas:
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1 - Mix de Marketing O marketing pode ser entendido como um modelo de gestão que o empresário utiliza para dirigir a sua empresa, seja ela pequena, média ou grande. Por exemplo: imagine-se gerente ou proprietário de uma empresa. Quando assumir esse cargo, quais são os principais pontos que você deve analisar para ter sucesso no seu empreendimento?
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Para cada tipo de demanda há um mix de marketing a ser desenvolvido, que visa buscar a demanda plena, que satisfaça aos interesses dos consumidores e da empresa. Pode-se dizer que se o marketing tem uma lei, essa é a estrutura dos quatro P's, classificação popularizada por Jerome McCarthy. Foi ele que, pela primeira vez, sistematizou de maneira objetiva, simples e útil o que a empresa deve buscar para melhor atender seus clientes.
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Pode-se ter uma ótima loja, localizada em um excelente local, com bons produtos, mas, se o composto de promoção (comunicação e propaganda) não atingir os consumidores que a empresa quer alcançar, é muito provável que ela não tenha sucesso.
Da mesma forma, de nada adianta ter excelente processo de propaganda, divulgando sua loja e seus produtos nos meios de comunicação de maior audiência, ter excelente preço, se o produto não é de boa qualidade.
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2 - Elementos do Composto de Marketing
2.1 Produto: Qualidade, Apresentação e Marca. O consumidor, ao tomar sua decisão de compra, considera os aspectos tangíveis e intangíveis. Os aspectos tangíveis podem ser o tamanho, a cor, o modelo, o estilo, a embalagem, rotulagem etc. Os aspectos intangíveis podem ser a marca, as garantias, a imagem, o status que decorre do seu consumo, os serviços agregados etc. O estudo e o conhecimento de qualquer produto deve considerar três características básicas:
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| 2.2 Preço: Formação e Valor Podemos distinguir quatro aspectos essenciais que norteiam o critério de determinação de preço: custo, concorrência, consumidor e valor.
Entretanto, O consumidor torna-se cada vez mais exigente e pesquisa informações que o auxiliam na tomada de decisão de compra, comparando preços.
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Quanto maior a capacidade de satisfação de um produto, mais justo se fará sentir o preço para o consumidor. Essa relação também é inversa. Quanto você se dispõe a pagar por um prato de comida se estiver com muita fome? E se estiver com pouca fome?
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| 2.3 Ponto de Venda: Abordagens O ponto de venda ou distribuição pode ser entendido como a combinação de agentes por meio dos quais o produto flui, desde o vendedor inicial (geralmente o fabricante) até o consumidor final.
As opções de escolha levam em consideração os custos, as características dos produtos, a área geográfica que se quer atingir, a promoção que determinados canais podem oferecer para os produtos, a concorrência e a tradição. Pesquisas do segmento supermercadista indicam que um consumidor visualiza apenas 10% (dez por cento) do mix da loja e escolhe a marca em apenas cinco segundos. Dentro da vastidão de nomes, tipos, cores e marcas de produtos, vende mais quem aparece mais. |
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| 2.4 Promoção de Vendas e Propaganda A propaganda tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando sua decisão de compra. É por meio da repetição de um conceito que ele se infunde e difunde, fazendo variar a opinião do mercado, mas é preciso existir persistência para que ela se mantenha. Um fator preponderante é a seleção adequada dos veículos de divulgação do esforço promocional. Árdua e delicada é a decisão entre jornais, revistas, rádios, canais de televisão, cinemas, mala-direta, outdoor etc.
"Desde que acordamos até o momento em que dormimos, todas as nossas ações são permeadas pelo marketing. O consumo do sabonete na higiene pessoal, ao lado da pasta dental, ou mesmo do papel higiênico, é influenciado por alguma promoção no ponto de venda ou por um comercial na televisão. A lâmina de barbear, o creme de barbear, a loção pós-barba e o desodorante têm seu uso estimulado por algum apelo persuasivo. A manteiga ou a margarina, o café solúvel ou o de coador, o leite, tudo passa pela sedução de compra de algum elemento de marketing." (Marcos Cobra). |
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As atividades promocionais segundo Tupiniquim têm como foco três pontos básicos: |
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3 - Outras Variáveis do Composto de Marketing Ao determinar que bens serão produzidos e em que mercados serão vendidos, a empresa está definindo sua estratégia. Para implantá-la, a organização emprega o mix de marketing, por meio do qual leva o produto ao conhecimento dos seus compradores potenciais, torna-o disponível e convence o consumidor a comprá-lo.
O mercado é o local onde se encontra a oferta e a demanda, ou seja, a intenção de troca de produtos disponíveis por dinheiro e a propensão do consumidor de trocar dinheiro por produtos/serviços que satisfaçam desejos e necessidades. Para que essa troca se processe com sucesso precisamos atentar para dois fatores:
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Para que sua estratégia de marketing tenha sucesso a empresa precisa conhecer os componentes de seu mercado-alvo: Objetos
de compra Se desejarmos dados mais descritivos, podemos responder mais duas perguntas: Ocasiões
de compra Dessa maneira, é possível identificar de fato o mercado-alvo, estabelecendo seus contornos, tendências e seus níveis de satisfação. |
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Precisamos também compreender o processo de satisfação do consumidor, que é a relação entre sua percepção e sua expectativa. A relação é assim definida:
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Resumo Para cada
tipo de demanda há um Composto de Marketing ou Mix de
Marketing a ser desenvolvido, com o objetivo de buscar a demanda plena,
que satisfaça aos interesses dos consumidores e da empresa. |
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| Unidade 1 | Módulo 3 | Tela 42 |
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1 - Sistema de Marketing As trocas
que ocorrem em uma sociedade, juntamente com as instituições
facilitadoras, compõem o seu sistema de marketing.
Esse trabalho é desempenhado por vendedores, gerentes de produtos, agências de propagandas, atacadistas, varejistas e pesquisadores de marketing. |
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Em diversas partes do mundo, existem profissionais e acadêmicos estudando o sistema de marketing com o objetivo de entender como funciona e como pode ser melhorado. De maneira esquemática o sistema de marketing pode ser assim representado.
A integração das estratégias de marketing só é possível, de acordo com o Prof. Raimar Richers, por meio do sistema de marketing integrado, ao qual ele se refere como quatro A's:
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| Os gerentes de marketing têm a tarefa de influenciar o nível, o momento adequado e a composição da demanda, ajudando a organização a atingir seus objetivos.
Em economias desenvolvidas, o sistema de marketing atua como agente regulador de grande importância porque mobiliza recursos para que sejam atendidos os desejos e satisfeitas as necessidades dos consumidores. Nesse contexto, os consumidores têm desejos e necessidades tão diversificados quanto seus padrões de vida, e tão numerosos quanto seus interesses específicos. Com isso, são gerados vários estados de demanda e as correspondentes tarefas de marketing. |
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Kotler (1998) enumera oito estados diferentes de demanda e suas respectivas ações de marketing:
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2 - Administração de Marketing A evolução do marketing condicionou a formação dos modelos de gestão e as ações dos gestores, no que diz respeito às relações entre as empresas e seus clientes. Assim, podemos
dizer que, ao longo do tempo foram desenvolvidas várias orientações
em relação ao mercado, que são utilizadas por muitas
empresas: |
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Resumo O conjunto
dos processos de trocas de uma economia constitui o Sistema de Marketing,
que é uma imensa e complexa rede de organizações
e de instalações de marketing. |
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| Unidade 1 | Módulo 4 | Tela 48 |
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1 - Ambiente de Marketing Ambiente
de marketing é o conjunto de forças e agentes externos,
que não são controláveis pelas empresas, e influenciam
os mercados e suas estratégias de marketing. Esses fatores afetam
as habilidades da empresa em desenvolver e manter transações
e relacionamentos bem sucedidos com o seu mercado-alvo.
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| Ao examinar sistematicamente o ambiente, as empresas adquirem habilidades para revisar e adaptar estratégias de marketing que atendam aos novos desafios e oportunidades.
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Um programa de marketing ou lançamento de um novo produto terá sucesso se estiverem alinhados com as fortes tendências identificadas em seu ambiente. Os agentes do microambiente são: |
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2 - Forças do Macroambiente As empresas
e seus fornecedores, intermediários de mercados, clientes, concorrentes
e públicos, operam em um macroambiente, com forças e megatendências
que criam oportunidades e apresentam ameaças. Essas forças
ambientais são consideradas "incontroláveis" e
devem ser monitoradas e respondidas pelas empresas.
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3 - Ambiente
empresarial
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Resumo Monitorar
o ambiente de marketing em que a empresa está inserida é
uma das mais importantes funções do administrador de Marketing. |
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| Unidade 1 | Módulo 5 | Tela 54 |
| 1 - Influências no Comportamento de Compra Os profissionais
de marketing devem estudar os desejos, percepções, preferências
e o comportamento de compra de seus consumidores-alvo, pois este estudo
fornecerá pistas para o desenvolvimento de novos produtos, novas
características de produto, preços, canais, mensagens e
outros elementos do composto de marketing.
Duas questões devem ser analisadas:
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A escolha de um consumidor será influenciada por alguns fatores principais:
Fatores
culturais Fatores
sociais |
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Fatores
pessoais Fatores psicológicos Quatro importantes fatores psicológicos influenciam as escolhas de compra de um consumidor: a motivação, a percepção, a aprendizagem e as crenças/atitudes. As necessidades psicológicas de cada indivíduo podem causar determinadas associações e emoções que podem estimular ou inibir a compra. |
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Tela 57 |
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2 - Processo de Decisão da Compra O profissional
de marketing deve desenvolver uma compreensão de como os consumidores
realmente tomam suas decisões de compra, identificando:
Podem ser
identificados cinco papéis assumidos pelo consumidor em uma decisão
de compra:
É importante identificar estes papéis porque eles têm implicações no design do produto, nas mensagens das propagandas e na alocação do orçamento promocional. |
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Existem quatro
tipos de comportamento de compra: |
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| 3 - Estágios no Processo de Compra O consumidor passa por cinco estágios no processo de compra: 1) reconhecimento da necessidade: o processo de compra tem início quando o comprador reconhece um problema ou uma necessidade. Cabe ao profissional de marketing identificar as circunstancias que despertam necessidades específicas. 2) busca de informações: o consumidor ativo estará inclinado a buscar mais informações. O estágio de busca moderada, também denominado atenção elevada, é quando o consumidor torna-se mais receptivo às informações sobre o produto.
O
próximo estágio é o de busca ativa de informações,
quando o consumidor procura material de leitura, telefona para amigos
e procura outras atividades para aprender mais sobre o produto. 3) avaliação de alternativas: é como o consumidor processa as informações sobre as marcas concorrentes e faz o julgamento final de valor. A maioria dos processos de avaliação do consumidor é orientada cognitivamente - isto é, o consumidor forma julgamentos sobre produtos em base racional e consciente.
4) decisão de compra: é no estágio de avaliação que o consumidor forma as preferências entre as marcas no conjunto de escolha. O consumidor pode formar também uma intenção de compra, entretanto, dois fatores podem intervir entre a intenção e a decisão de compra: a atitude dos outros e os fatores situacionais imprevistos.
5) comportamento pós-compra: depois de adquirir o produto, o consumidor experimentará algum nível de satisfação ou insatisfação, que influenciará seu comportamento subsequente em relação a probabilidade maior ou menor de comprar o produto novamente. |
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Tela 60 |
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Resumo A tarefa
do profissional de marketing é conhecer o que acontece na consciência
do comprador entre a chegada de estímulos externos e sua decisão
de compra. |
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