Em diversas
partes do mundo, existem profissionais e acadêmicos estudando o
sistema de marketing com o objetivo de entender como funciona e como pode
ser melhorado.
De maneira
esquemática o sistema de marketing pode ser assim representado.
A
integração das estratégias de marketing só
é possível, de acordo com o Prof. Raimar Richers, por meio
do sistema de marketing integrado, ao qual ele se refere como quatro A's:
análise
- é a atividade de investigação e pesquisa para
identificar mudanças de necessidades e novos desejos externados
pelo mercado;
adaptação
- diz respeito às modificações nos produtos e nos
serviços para sintonizá-los melhor com as expectativas
do mercado e atribuição do preço adequado;
ativação
- é a colocação do produto à disposição
do mercado, por meio dos canais de distribuição selecionados,
juntamente com a comunicação ao mercado do que foi mudado
ou adicionado ao produto, para que ele seja percebido como de maior
valor;
avaliação
- equivale à investigação e pesquisa que permitem
mensurar o grau de satisfação das expectativas do mercado,
bem como realizar correções de rumo.