Unidade 4 Módulo 4
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Módulo 04 - Conceito e Importância da Distribuição

1 - O Processo de Distribuição

Distribuição é o conjunto das atividades efetuadas pelo produtor e em geral por outras empresas intermediárias, para conduzir o produto ao consumidor final. Além do produtor, do intermediário e do consumidor final, outras instituições auxiliam no processo de distribuição. Entre esses intermediários estão bancos, companhias seguradoras, armazéns e transportadoras. Entretanto, como não tomam posse dos produtos e não estão ativamente envolvidos nas atividades de compra ou venda, esses intermediários não são formalmente incluídos no canal de distribuição.

A complexidade das modernas economias de mercado exige que o produtor utilize algum tipo de intermediário no processo de transferência de seus produtos ao mercado.

Num país de dimensões continentais, como é o caso do Brasil, o processo de distribuição de produtos e serviços não é uma tarefa simples para as empresas que decidem operar em escala regional ou nacional. Não é a empresa que fabrica o produto, ou que dá origem ao serviço, que geralmente consegue levá-los até as mãos dos consumidores. São outras pessoas ou distribuidores.

É por meio da distribuição, elemento da estratégia de marketing, que se possibilita ao comprador adquirir o "que" e "quando" deseja. Nesse contexto, os intermediários constituem o canal de marketing ou de distribuição, uma vez que colocam no mercado os bens dos fabricantes.

Embora os produtores possam vender seus produtos diretamente aos consumidores finais, eles acreditam que usar intermediários pode ser vantajoso. Vender diretamente implica dispor de mais recursos, sobretudo porque, muitas vezes, é necessário que os produtores se tornem intermediários de outros bens, de outros produtos, a fim de obter economia de distribuição em massa. Por outro lado, os produtores que podem custear o estabelecimento de seus próprios canais muitas vezes conseguem um retorno maior ao aumentar seus investimentos no seu negócio principal.

O processo de distribuição compreende:


  • escolha dos canais;
  • seleção dos intermediários;
  • seleção da oferta;
  • programação de visitas;
  • prospecção e entrega da oferta aos intermediários;
  • venda;
  • estimulação das vendas;
  • relatório de vendas;
  • análise e controle das vendas.


Intermediário

É uma empresa comercial que presta serviços diretamente relacionados à compra e/ou venda de um produto durante seu trajeto, do produtor até o consumidor. Os intermediários podem ser eliminados de um canal, mas ainda é necessário que alguém desempenhe essas funções essenciais.



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Módulo 04 - Conceito e Importância da Distribuição

2 - O Papel dos Intermediários

Utilizar intermediários contribui para o aumento da eficiência de distribuição, pois possibilita que os bens estejam amplamente disponíveis e acessíveis aos mercados-alvo, já que os intermediários, por meio de seus contatos, experiência, especialização e escala de operação, oferecem à empresa mais do que ela poderia alcançar atuando sozinha.

Stern & El-Ansary acreditam que os intermediários facilitam o fluxo de bens e serviços. Isso é importante na medida em que estabelece uma ponte entre o suprimento de bens e serviços gerados pelo produtor e os sortimentos exigidos pelos consumidores. O desencontro, nesse sistema, resulta do fato de que os fabricantes produzem basicamente grande quantidade e variedade limitada de bens, ao passo que os consumidores desejam, geralmente, quantidade limitada de ampla variedade de bens.

Como o consumidor final compra uma quantidade pequena de muitos produtos, o processo de distribuição direta - sem intermediários - torna-se muito caro e de difícil operacionalização.



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Módulo 04 - Conceito e Importância da Distribuição


Alguns autores afirmam que os preços são altos porque existem intermediários demais exercendo funções desnecessárias ou redundantes.

Muitas vezes, durante uma recessão, alguns fabricantes chegam a essa conclusão e tentam cortar custos pela eliminação dos intermediários atacadistas. Embora os intermediários possam ser eliminados dos canais, nem sempre se obtêm custos mais baixos. O resultado não é previsível em razão de um axioma básico de marketing: Podemos eliminar os intermediários, mas não as atividades essenciais de distribuição que eles desempenham.

Essas atividades, tais como criar um sortimento e estocar produtos, podem ser transferidas de uma parte para a outra, em um esforço para aumentar a eficiência. Entretanto, alguém tem de desempenhar as várias atividades - se não for um intermediário, será o produtor ou o consumidor final.

Os intermediários são capazes de desempenhar as atividades de distribuição melhor ou mais barato que os produtores ou consumidores. Geralmente não é viável, para o produtor, lidar diretamente com os consumidores finais. Por exemplo, pense por um momento, como sua vida seria difícil se não existissem os intermediários varejistas, sem supermercado, posto de gasolina ou ponto de venda de ingressos etc.



Axioma

Premissa imediatamente evidente que se admite como universalmente verdadeira sem exigência de demonstração.



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Módulo 04 - Conceito e Importância da Distribuição

Resumo

A complexidade das modernas economias de mercado exige que o produtor utilize algum tipo de intermediário no processo de transferência de seus produtos.

O processo de distribuição de produtos e serviços não é uma tarefa simples para as empresas que decidem operar em escala regional ou nacional, principalmente, em um país de dimensões continentais, como é o Brasil. Muitas vezes, a empresa que fabrica o produto, ou que dá origem ao serviço, não consegue levá-lo até as mãos do consumidor.

É por meio da distribuição, como elemento da estratégia de marketing, que se torna possível ao comprador adquirir o que e quando deseja. Nesse contexto, os intermediários constituem o canal de marketing ou de distribuição, uma vez que colocam no mercado os bens dos fabricantes.

O processo de distribuição compreende:

  • escolha dos canais;
  • seleção dos intermediários;
  • seleção da oferta;
  • programação de visitas;
  • prospecção e entrega da oferta aos intermediários;
  • venda;
  • estimulação das vendas;
  • relatório de vendas;
  • análise e controle das vendas.

Utilizar intermediários contribui para o aumento da eficiência de distribuição, pois possibilita que os bens estejam amplamente disponíveis e acessíveis nos mercados-alvo, já que os intermediários, por meio de seus contatos, experiência, especialização e escala de operação, oferecem à empresa mais do que ela poderia alcançar atuando sozinha.

Stern & El-Ansary
acreditam que os intermediários facilitam o fluxo de bens e serviços. Isso é importante na medida em que estabelece uma ponte entre o suprimento de bens e serviços gerados pelo produtor e os sortimentos exigidos pelos consumidores. O desencontro nesse sistema resulta do fato de que os fabricantes produzem basicamente grande quantidade e variedade limitada de bens, ao passo que os consumidores desejam, geralmente, quantidade limitada de ampla variedade de bens.

Os intermediários podem ser capazes de desempenhar as atividades de distribuição melhor ou mais barato que os produtores ou consumidores. Em geral não é viável, para o produtor, lidar diretamente com os consumidores finais.



Unidade 4 Módulo 5
Tela 5
Módulo 05 - Canais de Distribuição

1 - Conceitos de Distribuição

Um produto, para chegar ao consumidor final, percorre vários caminhos, os canais de distribuição, que vão desde a saída da empresa que o fabrica até o ponto de venda para o consumidor.

Estes canais ou vias de distribuição envolvem:

  • atividades de troca de propriedade;
  • prestação de serviços;
  • agregação de margens de comercialização.

Os canais por onde fluem os produtos agrupam-se em:

  • fabricantes;
  • intermediários;
  • consumidores.

Para que se caracterize a existência de um canal, é importante que a propriedade ou o controle do produto ou serviço passe do fabricante, pelo canal, para o consumidor ou usuário. Não é necessário, pois, que ocorra o fluxo de distribuição física de bens pelo canal, sendo suficiente que seja transferida a propriedade ou o controle.


Canal ou via de distribuição é o conjunto de organizações ou indivíduos que se encarregam de levar o produto ou serviço ao local onde os compradores potenciais se encontram, num tempo conveniente a esses compradores e em condições de realizar a transferência da posse.

Para Stern & El-Ansary,"os canais de marketing podem ser vistos como um conjunto de organizações independentes, envolvidas no processo de tornar um produto ou serviço disponível para uso ou consumo".



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Módulo 05 - Canais de Distribuição

2 - Agentes ou vias de Distribuição

Os canais ou vias de distribuição integram um sistema complexo e têm envolvido forças sociais e culturais para facilitar trocas e transações de consumo. Os agentes são orientados pelos aspectos:

  • legais;
  • econômicos;
  • restrições políticas;
  • sociais.

Dentre os principais agentes dos canais de distribuição, têm-se:

Outros agentes:

  • Agentes de Vendas
  • Filiais de Vendas
  • Vendedores Autônomos
  • Representantes de Vendas Exclusivos
  • Representantes de Vendas Não Exclusivos
  • Mascate, Camelô
  • Corretor Intermediário
  • Agente Exportador
  • Agente Comprador
  • Serviços Autorizados/Assistência Técnica Autorizada
  • Armazéns e Silos Públicos
  • Empresas de Transportes
  • Vendas em Consignação
  • Agências de Propaganda
  • Vendas de Porta em Porta
  • Venda por Mala-Postal
  • Marketing Direto
  • Franchising


Distribuidor

Este termo é, em geral, confundido com atacadista, mas, para produtos industriais, ele agrega, além da venda, armazenagem e assistência técnica para uma área geográfica de atuação delimitada.




Revendedor

Empresa que compra e revende as mercadorias a outros varejistas ou atacadistas e, em muitos casos, vende a consumidores finais e presta serviços ao consumidor.



Atacadista

Unidade de negócio que compra e revende mercadorias a varejistas, a outros comerciantes e/ou a estabelecimentos industriais e institucionais. E, também, a usuários comerciantes, mas não vende em pequenas quantidades a consumidores finais.




Lojas de Departamento

Varejo que comercializa apenas certos produtos, diversos tipos de produtos, subdivididos em linhas de produtos chamadas departamentos.




Lojas de Especialidade

Varejo que comercializa apenas certos produtos (especialidades).




Varejista

Estabelecimento que objetiva realizar a venda de produtos ou serviços diretamente ao consumidor final.





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Módulo 05 - Canais de Distribuição

3 - Funções dos membros de um canal

Para Kotler (2000), um canal de marketing desempenha o trabalho de movimentar bens dos produtores até os consumidores. Supera as lacunas de tempo, lugar e posse que separam bens e serviços daqueles que podem usá-los. Os membros de um canal de marketing desempenham um número de funções-chave, participando dos seguintes fluxos de marketing:


Um problema fundamental, relacionado a estas funções, está na determinação de quem vai desempenhá-las. Todas têm três elementos em comum:

  • utilizam recursos escassos;
  • podem ser desempenhadas por meio da especialização;
  • são intercambiáveis entre os membros dos canais.

Na medida em que os fabricantes desempenham essas funções, seus custos aumentam e seus preços finais se elevam. Quando algumas funções são desempenhadas pelos intermediários, os custos e preços dos produtos são menores. Mas o intermediário deve acrescentar uma margem para cobrir o seu trabalho. Se o intermediário for mais eficiente que o fabricante, os preços de consumo serão mais baixos. Os consumidores podem decidir por desempenhar algumas funções, caso queiram preços menores. A questão sobre quem deve desempenhar as várias tarefas é uma questão de eficiência e de eficácia relativa.



Propriedade

Transferência de propriedade de uma instituição de marketing a outra.




Pagamento

Os compradores pagam suas faturas aos vendedores por meio de bancos e outras instituições financeiras.



Posse física

Armazenamento contínuo e movimentação de produtos até o consumidor final.




Risco

Aceitação de riscos juntamente com a execução da tarefa do canal.




Financiamento

Aquisição e alocação de fundos requeridos para financiar os níveis de estoque do canal.



Pedido

Comunicação de intenções de compra dos membros do canal para o fabricante.




Negociação

Tentativa de busca de um acordo final sobre preço e outros termos relativos à oferta, a fim de que se possa efetuar a transferência de propriedade ou posse.




Promoção

Desenvolvimento e disseminação de mensagens persuasivas sobre a oferta projetada para atrair consumidores.




Informação

Coleta e disseminação de informações, de pesquisa de marketing sobre os consumidores atuais e potenciais, concorrentes e outros agentes e forças que atuam no ambiente de marketing.





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Módulo 05 - Canais de Distribuição

4 - Tipos de Canais de Marketing

Os canais de marketing podem ser caracterizados de acordo com sua extensão, por seu número de níveis. Os níveis estão relacionados com os números de intermediários existentes entre o fabricante e o consumidor final. Assim como um consumidor tem várias opções de locais para comprar um produto, o fabricante ou produtor também pode escolher entre diferentes opções para fazer chegar o seu produto ou serviço às mãos dos consumidores.
Na distribuição de bens de consumo, os canais mais utilizados são:

a) Canal de nível zero: o fabricante vende diretamente aos consumidores, isto é, ocorre uma venda direta. As três formas principais de venda direta são: de porta em porta, mala-direta e lojas próprias.

b) Canal de nível um: contém um intermediário de vendas, como o varejista.



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Módulo 05 - Canais de Distribuição

c) Canal de nível dois: contém dois intermediários, que nos mercados consumidores são representados basicamente pelo atacadista e pelo varejista.



d) Canal de nível três: contém três intermediários. Por exemplo, um atacadista especializado se coloca entre os atacadistas e os varejistas. Ele compra dos atacadistas e revende a pequenos varejistas que geralmente não são atendidos pelos atacadistas.

e) Canais acima de três níveis: mais de três intermediários. Esses canais também são encontrados, porém com menor frequência. Para o fabricante, utilizar canais extensos diminui a obtenção de informação e aumenta a demanda por controle.



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Módulo 05 - Canais de Distribuição

Na distribuição de Produtos Empresariais, tem-se uma diversidade de canais disponíveis para alcançar organizações que incorporam os produtos no seu processo de fabricação ou os utilizam em suas operações.

Na distribuição de produtos empresariais, os termos distribuidor industrial e atacadista comerciante são sinônimos.

Os quatro canais comuns para os produtos empresariais são:



Produtor
® agente ® distribuidor industrial ® usuário

Esse canal é semelhante ao anterior. Ele é usado quando, por alguma razão, é inviável vender por meio de agentes diretamente ao usuário empresarial. Por exemplo, o tamanho do pedido pode ser pequeno demais para justificar uma venda direta. Ou um estoque descentralizado pode ser necessário para atender aos usuários rapidamente e, nesse caso, são necessários os serviços de estocagem de um distribuidor industrial.



Produtor
® agente ® usuário

É um canal considerado adequado para empresas que não possuam seu próprio departamento de vendas. Além disso, uma empresa que deseja introduzir um novo produto ou entrar em um novo mercado pode preferir utilizar os agentes, em vez de usar sua própria força de vendas.



Produtor
® distribuidor industrial ® usuário

Os produtores de suprimentos operacionais e pequenos acessórios frequentemente utilizam os distribuidores industriais para alcançar seus mercados. Os fabricantes de materiais de construção e aparelhos de ar-condicionados são dois exemplos de indústrias que fazem amplo uso dos distribuidores industriais.



Produtor
® Usuário

É o canal direto que responde por um maior volume real de produtos empresariais do que em qualquer outra estrutura de distribuição.



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Módulo 05 - Canais de Distribuição

Os canais de marketing não estão relacionados apenas à distribuição física dos bens. O setor de serviço tem o problema de tornar os bens disponíveis e acessíveis à população-alvo; muitas vezes é necessário possuir agências e locais de atuação para esse fim.

Devido à natureza intangível dos serviços, são criadas exigências especiais de distribuição. Como exemplo, temos o caso da venda de passagens aéreas que estão disponíveis nas agências de turismo.

Há apenas dois canais comuns para os serviços:

Embora os canais de distribuição, na maioria das vezes, descrevam um movimento para frente, isto é:

Fabricante ---> Canal ---> Consumidor;

existem canais em sentido oposto.

Consumidor ---> Canal ---> Fabricante.

Como exemplo temos o caso da reciclagem do lixo:


Nos casos de canais que se movimentam para trás, o consumidor assume o papel de produtor, necessitando de um canal que possa fazer sua ligação com os fabricantes que agora se tornam ao mesmo tempo consumidores e produtores.



Produtor ® consumidor

Como o serviço é intangível, o processo de produção e/ou atividade de vendas frequentemente exigem um contato pessoal entre produtor e cliente. Assim, é utilizado um canal direto. A distribuição direta é típica para muitos serviços profissionais, tais como assistência médica e jurídica, e serviços pessoais, como corte de cabelo e orientação para perda de peso. Entretanto, outros serviços, incluindo viagens e seguros, podem também utilizar a distribuição direta.



Produtor ® agente ® consumidor

Embora a distribuição direta frequentemente seja necessária para que um serviço seja executado, o contato produtor-cliente pode não ser necessário nas atividades de distribuição. Os agentes com frequências auxiliam o produtor de serviços na transferência da propriedade (e na tarefa de vender). Muitos serviços, especialmente viagens, hospedagem, anúncios, lazer e seguros, são vendidos pelos agentes. Entretanto, vários avanços na informática e na tecnologia de comunicação tornam mais fácil para os clientes lidar diretamente com os fornecedores de serviços, afetando assim o papel dos agentes. Isso é especialmente verdadeiro no setor de viagens, no qual os compradores podem usar o telefone ou os serviços on-line.




Tela 12
Módulo 05 - Canais de Distribuição

Resumo

Um produto, até chegar ao consumidor final, percorre vários caminhos, canais de distribuição, que vão desde sua saída da empresa que o fabrica até o ponto de venda para o consumidor.

Esses canais ou vias de distribuição envolvem atividades de troca de propriedade, prestação de serviços e agregação de margens de comercialização. Ao longo desses canais por onde fluem os produtos, agrupam-se interesses de fabricantes, intermediários e consumidores.

Para que se caracterize a existência de um canal, é importante que a propriedade ou controle do produto ou serviço passe do fabricante, pelo canal, para o consumidor ou usuário.

Para Stern & El-Ansary, os canais de marketing podem ser vistos como um conjunto de organizações independentes, envolvidas no processo de tornar um produto ou serviço disponível para uso ou consumo.

Dentre os principais agentes dos canais de distribuição, têm-se:

  • Varejistas;
  • Lojas de Especialidades;
  • Lojas de Departamentos;
  • Atacadistas;
  • Revendedores;
  • Distribuidores.

Os membros de um canal de marketing desempenham um número de funções-chave, participando dos seguintes fluxos de marketing : Informação - Promoção - Negociação - Pedido - Financiamento - Risco - Posse física - Pagamento - Propriedade.

Na distribuição de bens de consumo, os canais mais utilizados são:

a) Canal de nível zero - A distribuição se processa diretamente do fabricante ao consumidor;
b) Canal de nível um - Um intermediário;
c) Canal de nível dois - Dois intermediários;
d) Canal de nível três - Três intermediários;
e) Canais acima de três níveis - Mais de três intermediários.

Os quatro canais comuns para os produtos empresariais são:

  • Produtor ® usuário;
  • Produtor ® distribuidor industrial ® usuário ;
  • Produtor ® agente ® usuário;
  • Produtor ® agente ® distribuidor industrial ® usuário .

Os dois canais comuns para os serviços são:

  • Produtor ® consumidor;
  • Produtor ® agente ® consumidor.

Embora os canais de distribuição, na maioria das vezes, descrevam um movimento para frente (Fabricante -----> Canal(is) -----> Consumidor), existem canais em sentido oposto, para trás (Consumidor ---> Canal(is) -----> Fabricante). Nos casos de canais que se movimentam para trás, o consumidor assume o papel de produtor, necessitando de um canal que possa fazer sua ligação com os antigos fabricantes que agora se tornam consumidores.



Unidade 4 Módulo 6
Tela 13
Módulo 06 - Política de Distribuição

1 - Objetivos e Decisões da Política de Distribuição

A distribuição como estratégia de marketing deve receber atenção por parte dos gestores, pois de nada adiantará ter um produto certo para determinado segmento e com preço que este segmento pode pagar se o processo de distribuição não atender às necessidades do público. A definição do processo pelo qual o produto estará disponível ao consumidor deverá ser visto pela organização como uma decisão estratégica e, em muitos casos, como um diferencial competitivo.

Os objetivos básicos da estratégia de distribuição, são:


a) assegurar a promoção adequada do produto pelos intermediários;
b) verificar o cumprimento da política de preços previamente estabelecida com os intermediários;
c) controlar a manutenção dos níveis de estoque adequados.

As decisões básicas do processo de distribuição são:

a) Escolha de métodos e canais de distribuição

A distribuição poderá ser feita de três maneiras:

  • distribuição e a venda diretamente da empresa para os consumidores;
  • intermediários entre a empresa e o consumidor final;
  • venda direta e por meio de intermediários simultaneamente.

A escolha do método depende:

  • do grau de controle que ele deseja exercer sobre a distribuição e venda de seus serviços;
  • da economia de cada uma das alternativas;
  • da capacidade de adaptação da empresa;
  • dos hábitos de compras dos clientes.

Ao optar por uma política de distribuição que inclua intermediários, as empresas devem estar cientes dos efeitos positivos/negativos da utilização dos mesmos.

b) Organização da distribuição e das atividades de vendas
A organização da distribuição dependerá das opções dos métodos e dos canais de distribuição.

c) Definição das atividades de apoio à distribuição e às vendas
Dentre as atividades de apoio existentes, pode-se citar:

  • postos de vendas;
  • central de reservas;
  • circuitos de distribuição.


Positivos


A diminuição do número de transações faz baixar os custos de distribuição física. O intermediário melhora as trocas e permite ao produtor ganhar tempo. Os intermediários podem partilhar com os produtores custos financeiros e de marketing.



Negativos

O aumento do número de intermediários conduz a um aumento dos custos de distribuição e, por consequência, a um aumento dos preços do produto.

A intervenção dos intermediários afasta os retalhistas dos produtores, deixando estes de ter controle na política de marketing.



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Módulo 06 - Política de Distribuição

2 - Abordagens da Política de Distribuição

Em geral os grandes grupos de distribuição moderna utilizam abordagens e técnicas de marketing idênticas às dos produtores. Tratam itens, como:
 

a) Localização - Numa perspectiva de sucesso do ponto de venda, é necessária a escolha de uma boa localização que implica analisar: potencial da área, intensidade concorrencial, circulação (rodoviária e pedestre) e a existência de pólos de atração.

b) Política de marca - existem duas grandes políticas de marcas dos distribuidores: a monomarca e a multimarca. Ao venderem marcas dos produtores, os distribuidores entram em concorrência entre si com produtos e marcas idênticas. Perante uma qualidade de serviço idêntica, o preço torna-se o critério de escolha para o consumidor. A venda sob a marca de distribuidor é uma forma de evitar a concorrência pelos preços e tentar fidelizar os clientes. Por isso, os distribuidores têm desenvolvido marcas de distribuição (marcas próprias).



Tela 15
Módulo 06 - Política de Distribuição

Em relação à política, há três tipos de produtos:

c) Política de preços - A variável preço é preocupação constante dos distribuidores de multimarcas. Nesse aspecto, eles podem utilizar as seguintes estratégias:

  • afrontamento direto pelos preços com reflexos nos conceitos de loja e nos lucros;
  • afrontamento indireto, apresentando produtos não comparáveis ou serviços diferentes.

d) Política de serviços - Os serviços devem ser entendidos como meio de diferenciação da concorrência e elemento de atração.

e) Política de comunicação - A comunicação de um distribuidor, geralmente, organiza-se tendo em vista três objetivos complementares:

  • construir e promover a imagem da logomarca em nível nacional;
  • criar tráfego na loja;
  • aumentar a compra média por cliente.


Produtos brancos

Não têm marca, apenas logotipo de identificação. Alegam o preço mais barato por ausência de publicidade e embalagens sofisticadas.



Produtos de marca do distribuidor

O nome do distribuidor garante uma certa qualidade dos produtos.



Produtos de marcas diversas

São marcas exclusivas do distribuidor mas que não têm o seu nome.



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Módulo 06 - Política de Distribuição

3 - Alternativas de Distribuição

A intensidade da distribuição refere-se ao número de intermediários que um produtor utiliza, nos níveis atacadista e varejista, num determinado território. Dependendo do volume de distribuição pretendido, o número e a natureza dos intermediários, as empresas poderão optar por uma das seguintes alternativas de distribuição:

a) Distribuição intensiva: tipo de distribuição utilizada pela empresa que decide colocar seus produtos no maior número de pontos de venda possível, tendo por objetivo o volume de vendas. É indicada para a venda de produtos de alta rotação (bens de conveniência em geral). Essa alternativa de distribuição possui algumas vantagens e desvantagens, a saber:


Vantagens

  • os riscos de não vender são pulverizados;
  • é grande a cobertura do mercado;
  • é conveniente para o consumidor, porque encontra o mesmo produto em muitos pontos de venda.


Desvantagens

  • a entrega dos produtos nos intermediários pode ser onerosa e problemática;
  • problemas que podem ocorrer em relação aos aspectos de crédito e cobrança.


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Módulo 06 - Política de Distribuição

b) Distribuição seletiva: utilizada por empresas que desejam proteger sua reputação e a imagem de sua marca, e decidem por um número limitado de intermediários. Essa alternativa baseia-se no aspecto qualidade do canal.

Essa alternativa de distribuição possui algumas vantagens:


  • permite boa cobertura de mercado;
  • facilita a execução de controles;
  • é uma distribuição menos onerosa do que a intensiva.


A distribuição seletiva é indicada para:

  • produtos de valor unitário mais alto;
  • produtos que exigem diferenciação;
  • produtos que se enquadram na classificação de bens de compra comparada;
  • produtos que requerem esforço de vendas mais especializado;
  • os produtos que exigem melhores instalações do intermediário.

c) Distribuição exclusiva: utilizada por empresas que limitam o número de intermediários, devido à sua política de marketing ou outro motivo. São empresas que querem exclusividade nas vendas de suas marcas. Como exemplo temos as linhas de moda e as franquias.



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Módulo 06 - Política de Distribuição

4 - Logística Comercial

A escolha dos meios destinados a executar todas as atividades materiais da distribuição é chamada de Logística Comercial, que se subdivide em:

a) Entrega;
b) Expedição;
c) Armazenagem;
d) Aprovisionamento.


 

    Entrega


  • Centralização das encomendas;
  • Gestão da frota de transporte;
  • Programação das entregas.




Expedição

  • Descarga das mercadorias recebidas;
  • Colocação em reserva.




    Armazenagem

  • Localização dos armazéns;
  • Arrumação dos estoques.



    Aprovisionamento

  • Escolha do material;
  • Custo de estoques, etc.



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Módulo 06 - Política de Distribuição

5 - Projetando e Escolhendo os Canais de Distribuição

Vários canais são utilizados para distribuir bens de consumo, produtos empresariais e serviços. Projetar um canal de distribuição, para um produto que seja capaz de satisfazer os clientes e ultrapassar a concorrência, implica uma sequência de quatro decisões:

a) Especificar o papel da distribuição dentro do mix de marketing;
b) Selecionar o tipo de canal de distribuição adequado;
c) Determinar a intensidade de distribuição apropriada;
d) Escolher os membros específicos do canal.

A primeira decisão relaciona-se com uma estratégia de marketing ampla; a segunda e a terceira, com as estratégias de canal; e a última, com táticas específicas.



Especificar o papel da distribuição dentro do mix de marketing

Uma estratégia de canal deve ser projetada dentro do contexto do mix de marketing como um todo. Em primeiro lugar, são revistos os objetivos de marketing da empresa. Em seguida, são especificados os papéis designados para produto, preço e promoção. Cada elemento pode ter um papel distinto ou dois elementos podem compartilhar uma mesma tarefa.



Selecionar o tipo de canal de distribuição adequado

Uma vez decidido o papel da distribuição dentro do programa de marketing total, deverá ser determinado o tipo de canal mais adequado para o produto da empresa. Nesse ponto, a empresa precisa decidir se os intermediários serão utilizados em seu canal e, em caso afirmativo, de que tipo eles serão.



Determinar a intensidade de distribuição apropriada

A próxima decisão relaciona-se com a intensidade da distribuição. Isto é, o número de intermediários usados nos níveis atacadista e varejista, em um determinado território. O comportamento de compra do mercado-alvo e a natureza do produto têm influência direta sobre essa decisão.



Escolher os membros específicos do canal

A última decisão é selecionar empresas específicas para distribuir o produto. Para cada tipo de instituição, há geralmente muitas empresas específicas, entre as quais é possível escolher. Ao selecionar as empresas específicas que farão parte de um canal, um produtor deve levar em consideração se o intermediário vende aos clientes que o fabricante deseja alcançar e se o mix de produtos, estrutura de preços, promoções e serviços ao cliente fornecidos pelo intermediário são compatíveis com as necessidades do fabricante. Um produtor deve ainda avaliar o mercado, o produto, sua própria empresa e o intermediário.



Tela 20
Módulo 06 - Política de Distribuição

Os tipos de canais tradicionalmente mais utilizados pelos produtores são:

a) Múltiplos canais

São utilizados múltiplos canais em diversas situações para alcançar diferentes tipos de mercado, quando se está vendendo:

  • um mesmo produto (por exemplo, artigos esportivos ou computadores) tanto para o mercado consumidor quanto para o mercado empresarial;
  • produtos não correlacionados (margarina e tintas, produtos de borracha e plástico).

Múltiplos canais são também utilizados para alcançar diferentes segmentos em um único mercado, quando:

  • o tamanho do segmento é muito variável. Uma companhia aérea pode vender diretamente ao departamento de viagens de grandes empresas, mas contar com agentes de viagem para alcançar empresas pequenas e consumidores finais;
  • a concentração geográfica é diferente em parcelas do mercado. Um fabricante de computadores pode utilizar sua própria força de vendas para vender diretamente aos clientes que estão localizados muito próximos, mas empregar os agentes em mercados mais distanciados.


Tela 21
Módulo 06 - Política de Distribuição

Embora os canais de distribuição múltiplos ofereçam benefícios ao produtor, eles podem desagradar os intermediários. Eles alegam que seus esforços de marketing são abalados e as vendas e os lucros reduzidos, quando o produtor decide vender seus produtos em supermercados e, ao mesmo tempo, em lojas franqueadas.
Às vezes, é possível utilizar canais múltiplos de um modo que não desagrade os intermediários. Uma abordagem, difícil de alcançar, consiste em desenvolver estratégias de marketing independentes para cada canal.



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Módulo 06 - Política de Distribuição

b) Sistemas Verticais de Marketing

Nas últimas três décadas, o sistema vertical de marketing tornou-se a forma dominante de canal de distribuição. Um Sistema Vertical de Marketing (SVM) é um canal de distribuição firmemente coordenado, projetado especificamente para melhorar a eficiência operacional e de marketing. Um SVM ilustra o conceito de mudanças de funções, pois nenhuma função de marketing é absolutamente exclusiva de um nível ou empresa específica. Em vez disso, cada função é desempenhada por quem está na posição mais adequada no canal.

O alto grau de coordenação ou controle que caracteriza um SVM é alcançado por meio de um, entre três meios:

  • propriedade comum de níveis sucessivos do canal;
  • contratos entre os membros do canal ou;
  • poder de mercado de um ou mais membros.

Os SVM podem ser:

  • Marketing Corporativo - uma empresa, em nível de um canal, possui as empresas que estão no nível seguinte ou todo o canal. Os intermediários podem engajar-se nesse tipo de integração vertical.
  • Marketing Contratual - produtores, atacadistas e varejistas independentes operam de acordo com contratos que especificam como eles tentarão melhorar a eficiência e eficácia de sua distribuição.

Foram desenvolvidos três tipos de sistemas contratuais:

  • redes voluntárias patrocinadas por atacadistas;
  • cooperativas de varejistas;
  • sistemas de franquia.


Tela 23
Módulo 06 - Política de Distribuição
  • Marketing Administrado - coordena as atividades de distribuição por meio do mercado e/ou poder econômico de um membro do canal ou da cooperação voluntária entre os membros do canal. Às vezes, o "valor patrimonial da marca" que o produto de um fabricante possui é forte o bastante para conseguir a colaboração voluntária dos varejistas, nas questões como níveis de estoque, propaganda e mostruário em lojas. É importante observar que os varejistas, especialmente os gigantes, provavelmente dominarão as relações que ocorrem no canal.

As empresas frequentemente empregam canais múltiplos para alcançar uma ampla cobertura do mercado, embora essa estratégia possa deixar de lado alguns intermediários. Devido às deficiências dos canais convencionais, os sistemas verticais de marketing tornaram-se amplamente utilizados na distribuição.

Percebe-se que as batalhas competitivas mais comuns ocorrem entre as diferentes formas de sistemas verticais de marketing. Os benefícios potenciais dos sistemas verticais de marketing, com relação tanto à eficácia de marketing quanto à eficiência operacional, indicam que eles deverão continuar a crescer em número e importância.



Tela 24
Módulo 06 - Política de Distribuição

Ao selecionar um canal de distribuição, diversos fatores devem ser considerados. A preocupação principal é a natureza do mercado consumidor. As outras considerações relacionam-se com o produto, os intermediários e a própria empresa.

a) Considerações sobre o mercado - O ponto de partida lógico para a definição do tipo de canal é conhecer as necessidades, a estrutura e o comportamento de compra do mercado-alvo.

Os seguintes itens devem ser analisados:

b) Considerações sobre o produto - É importante considerar as seguintes características:



Tipo de mercado

Como os consumidores finais comportam-se de forma diferente, quando comparados aos usuários empresariais, eles são alcançados por meio de diferentes canais de distribuição.



Número de clientes potenciais

Um fabricante com poucos clientes potenciais (empresas ou indústrias) pode utilizar sua própria força de vendas para vender diretamente aos consumidores finais ou usuários empresariais. A Boeing utiliza essa abordagem quando vende seus aviões a jato. Para um grande número de clientes, o fabricante provavelmente usaria os intermediários. A Reebok conta com numerosos intermediários, especialmente varejistas, para alcançar o grande número de consumidores que faz parte do mercado de calçados esportivos. Uma empresa que utiliza os intermediários não necessita de uma força de vendas tão grande quanto a de uma companhia que vende diretamente aos consumidores finais.



Concentração geográfica do mercado

Quando a maioria dos clientes potenciais de uma empresa está concentrada em poucas áreas geográficas, a venda direta é um meio prático. Quando os clientes estão geograficamente dispersos, a venda direta provavelmente será impraticável, devido aos altos custos do transporte. Os vendedores podem estabelecer filiais de vendas em mercados densamente populosos e utilizar os intermediários em mercados menos concentrados. Alguns pequenos fabricantes dos Estados Unidos estão se voltando para os intermediários especializados, chamados intermediários comerciais, para penetrar em mercados internacionais. Os fabricantes vendem suas mercadorias a intermediários comerciais a preços abaixo do normal no atacado, em troca da capacidade desses agentes de assegurarem a distribuição em mercados do mundo todo.



Tamanho do pedido

Quando o tamanho do pedido ou o volume total de negócios é grande, a distribuição direta é um processo econômico. Assim, um fabricante de produtos alimentícios venderia diretamente a grandes redes de supermercados. O mesmo fabricante, entretanto, usaria intermediários para alcançar lojas pequenas, cujos pedidos são geralmente pequenos demais para justificar a venda direta.



Valor da Unidade

O preço atrelado a cada unidade do produto afeta o total de fundos disponíveis para a distribuição. Por exemplo, uma empresa pode arcar com os custos de utilizar seu próprio funcionário para vender um produto que custe mais de R$10.000,00. Entretanto, não faria sentido esse vendedor ir até uma residência ou empresa para vender um produto de R$10,00. Consequentemente, os produtos com baixo valor unitário são distribuídos por um ou mais níveis de intermediários. Mas há exceções, se o pedido é grande porque o cliente compra de uma só vez muitas unidades do produto de uma empresa, um canal direto poderá ser economicamente viável.



Produtos Perecíveis

Alguns produtos, incluindo produtos agrícolas, deterioram-se fisicamente com bastante rapidez. Outros artigos, como vestuário, deterioram-se no sentido de saírem de moda. Assim, os produtos perecíveis exigem canais que sejam diretos ou curtos.



Natureza Técnica do Produto

Um produto empresarial altamente técnico com frequência é distribuído diretamente aos usuários empresariais. A força de vendas do produtor deve fornecer considerável assistência pré e pós-venda, o que normalmente não pode ser concedido pelos atacadistas. Os produtos ao consumidor de natureza técnica representam um verdadeiro desafio à distribuição. Normalmente, devido a outros fatores, os produtores não conseguem vender diretamente ao consumidor. Na medida do possível, tentam vender diretamente aos varejistas, mas, mesmo assim, o serviço prestado a esses produtos com frequência apresenta problemas.



Tela 25
Módulo 06 - Política de Distribuição

c) Considerações sobre os intermediários - Uma empresa pode não conseguir organizar exatamente os canais que ela deseja. Isso dependerá:

d) Considerações sobre a empresa - Antes de escolher um canal de distribuição para um produto, a empresa deve levar em consideração os seguintes itens:

Em alguns poucos casos, praticamente todos os fatores indicam uma determinada extensão e tipo de canal. Entretanto, frequentemente não existe apenas um canal "melhor". Na maioria dos casos, os fatores que servem de diretrizes fornecem indicações mistas. Se uma empresa não consegue vender um produto não-testado, de baixo potencial de lucros, por meio de intermediários, ela poderá não ter outra opção além de tentar distribuí-lo diretamente ao seu mercado-alvo.

Os gestores devem estar atentos ao fato de que produtores e distribuidores têm papéis complementares e objetivos comuns, mas simultaneamente existem conflitos resultantes de políticas contraditórias e interesses divergentes.

Os conflitos podem ter como causa:


  • Condições comerciais (descontos e prazos de pagamento);
  • Política de marcas;
  • Política de preços;
  • Desejo de exclusividade em marcas líderes;
  • Recusa de venda de produtos.

Para superar esses conflitos, produtores e distribuidores devem encontrar áreas em que ambos tenham vantagens: logística, merchandising, promoção e publicidade.



dos serviços fornecidos pelos intermediários

Quando o produtor seleciona os intermediários que oferecem serviços de marketing os quais não conseguem bom desempenho ou que seja economicamente impraticável.



da disponibilidade dos intermediários desejados

Os intermediários preferidos por um produtor podem não estar disponíveis. Eles podem estar trabalhando com produtos concorrentes e, como resultado, não desejar acrescentar mais uma linha.



das políticas dos produtores e intermediários

Quando os intermediários não estão dispostos a juntar-se a um canal porque consideram as políticas de um produtor inaceitáveis, restam poucas opções de canal. Alguns varejistas ou atacadistas, por exemplo, trabalharão somente com uma linha de produto se receberem a garantia de que nenhum intermediário concorrente trabalhará com a mesma linha, no mesmo território.



desejo de controlar o canal

Alguns produtores estabelecem canais diretos porque querem controlar a distribuição de seu produto, ainda que um canal direto possa ser mais dispendioso que um canal indireto. Com isso, os produtores podem chegar a uma promoção mais agressiva e controlar melhor tanto a adequação dos estoques de mercadorias quanto os preços de seus produtos no varejo.



serviços fornecidos pelo vendedor

Alguns produtores tomam suas decisões com relação aos canais, baseados nas funções de distribuição desejadas e ocasionalmente exigidas pelos intermediários. Por exemplo, diversas redes varejistas não estocam um produto, a menos que ele seja pré-vendido por meio de maciça propaganda feita pelo produtor.



capacidade de administração

A experiência de marketing e capacidade de administração de um produtor influenciam as decisões sobre qual canal utilizar. Muitas empresas que não possuem know-how de marketing deixam o trabalho de distribuição para os intermediários.



recursos financeiros

Uma empresa com recursos financeiros adequados pode estabelecer sua própria força de vendas, conceder crédito aos seus clientes e/ou estocar seus próprios produtos. Uma empresa financeiramente mais fraca utiliza os intermediários para a prestação desses serviços.



Tela 26
Módulo 06 - Política de Distribuição

Administrar eficientemente os canais de distribuição exige uma compreensão tanto do conflito quanto do controle, incluindo técnicas para:

  • diminuir o conflito ou, no mínimo, seus efeitos negativos;
  • aumentar o controle da empresa dentro do canal.

Há dois tipos de conflitos:

  • horizontal (entre empresas no mesmo nível de distribuição);
  • vertical (entre empresas em diferentes níveis do mesmo canal).

O oferecimento desordenado é a principal causa de conflito horizontal. O conflito vertical normalmente coloca o produtor contra o atacadista ou o varejista. As tentativas dos fabricantes de dispensar os intermediários são as principais razões para o conflito vertical.

Os membros do canal frequentemente tentam obter algum controle sobre os demais. Dependendo das circunstâncias, os produtores ou os intermediários podem alcançar uma posição dominante em um canal. As empresas que compõem um determinado canal são mais bem-sucedidas se encararem seu canal como uma parceria que exige coordenação das atividades de distribuição. As parcerias, em um canal, fazem parte de uma tendência significativa denominada marketing de relacionamento.

As tentativas de controlar a distribuição podem estar sujeitas a restrições legais. Na verdade, algumas práticas - como a venda exclusiva e os contratos vinculados - podem ser julgadas ilegais.

Definir a política de distribuição não é tarefa tão fácil e necessita, portanto, de ações que melhor se adequem à realidade interna da empresa e ao seu mercado-alvo.



Oferecimento desordenado

Ocorre quando os intermediários diversificam, acrescentando linhas de produtos que não são tradicionalmente comercializadas em seu tipo de atividade. Como exemplo, temos os supermercados que expandiram suas atividades para além dos alimentos, acrescentando produtos para o cuidado da saúde e beleza, pequenos aparelhos, discos, lanchonetes e diversos serviços.



Tela 27
Módulo 06 - Política de Distribuição

Resumo

Os objetivos básicos da estratégia de distribuição são:

  • assegurar a promoção adequada do produto pelos intermediários;
  • verificar o cumprimento da política de preços previamente estabelecida com os intermediários;
  • controlar a manutenção dos níveis de estoque adequados.

As decisões básicas do processo de distribuição são:

a) Escolha de métodos e canais de distribuição

A distribuição poderá ser feita de três maneiras:

  • distribuição e venda diretamente da empresa para os consumidores;
  • intermediários entre a empresa e o consumidor final;
  • venda direta e por meio de intermediários simultaneamente.

b) Organização da distribuição e das atividades de vendas

A organização da distribuição dependerá da escolha dos métodos e dos canais de distribuição.

c) Definição das atividades de apoio à distribuição e às vendas

Em geral, os grandes grupos de distribuição moderna utilizam abordagens e técnicas de marketing idênticas às dos produtores. Preocupam-se com itens como: localização, política de marca, preço, comunicação e serviços.

Dependendo do volume de distribuição pretendido, o número e a natureza dos intermediários, as empresas poderão optar por uma das seguintes alternativas de distribuição:

  • distribuição intensiva: tipo de distribuição utilizada pela empresa que decide colocar seus produtos no maior número de pontos de venda possível, tendo por objetivo o volume de vendas;
  • distribuição seletiva: utilizada por empresas que desejam proteger sua reputação e a imagem de sua marca, decidindo, assim, por um número limitado de intermediários;
  • distribuição exclusiva: utilizada por empresas que limitam o número de intermediários.

A escolha dos meios destinados a executar todas as atividades materiais da distribuição é chamada de Logística Comercial. A logística subdivide-se em quatro funções: as entregas, a expedição, a armazenagem e o aprovisionamento.

Projetar um canal de distribuição para um produto capaz de satisfazer os clientes e ultrapassar a concorrência ocorre por meio de uma sequência de quatro decisões:

1) especificar o papel da distribuição dentro do mix de marketing;
2) selecionar o tipo de canal de distribuição adequado;
3) determinar a intensidade de distribuição apropriada; e
4) escolher os membros específicos do canal.

Os tipos de canais tradicionalmente mais utilizados pelos produtores são: Múltiplos canais e Sistemas verticais de marketing.

Ao selecionar um canal de distribuição, diversos fatores devem ser considerados. A preocupação principal é a natureza do mercado consumidor. As outras considerações relacionam-se com o produto, os intermediários e a própria empresa.

Os gestores devem estar atentos ao fato de que produtores e distribuidores têm papéis complementares e objetivos comuns, mas simultaneamente existem conflitos resultantes de políticas contraditórias e interesses divergentes.

Os conflitos podem ter como causas:

  • condições comerciais (descontos e prazos de pagamentos);
  • política de marcas;
  • política de preços;
  • desejo de exclusividade em marcas líderes;
  • recusa de venda de produtos.

Definir a política de distribuição não é tarefa tão fácil e necessita, portanto, de ações que melhor se adequem à realidade interna da empresa e ao seu mercado-alvo.



Unidade 5 Módulo 1
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Módulo 01 - Comunicação em marketing

1 - Objetivos da Comunicação em marketing

Atualmente, não basta apenas desenvolver um bom produto, estabelecer um preço atraente e torná-lo acessível aos consumidores-alvo. É necessário comunicar-se com seus consumidores atuais e potenciais, varejistas, fornecedores, outros stakeholders (interessados pela empresa) e o público em geral. Qualquer empresa deverá assumir o papel de comunicadora e promotora. Para a maioria das empresas, o problema não é se elas devem ou não comunicar, mas, ao contrário, o que dizer, a quem e em que frequência.

Como variável controlável do esforço de Marketing, a promoção envolve as atividades voltadas para a divulgação e a comunicação dos produtos, serviços e estratégias empresariais aos mercados-alvo, destinados aumentar as possibilidades de que a sequência planejada de vendas ocorra com eficiência, constância e uniformidade.

A promoção, sob qualquer forma, tem como objetivo influenciar os sentimentos, as crenças e o comportamento do consumidor. Como elemento do mix de marketing, a promoção serve para informar, persuadir e lembrar o mercado de um produto e/ou da organização que o vende.



Tela 29
Módulo 01 - Comunicação em marketing

Do ponto de vista econômico, o objetivo da promoção é mudar a localização e a forma da curva de demanda (receita) para o produto de uma empresa. Por meio da promoção, uma empresa tenta aumentar o volume de vendas de seu produto a um determinado preço, ou seja, essa empresa busca mudar sua curva de demanda para a direita. Em termos simples, a promoção visa tornar um produto mais atraente para os compradores potenciais.

Uma empresa espera também que a promoção afete a elasticidade da demanda de seu produto. A intenção é tornar a demanda mais inelástica, quando os preços sobem, e mais elástica, quando os preços caem.



Elástica

Neste caso a empresa deseja que as vendas aumentem consideravelmente se os preços baixarem.



Inelástica

Neste caso a empresa deseja que a promoção aumente a atratividade de um produto, de forma que a quantidade demandada decline muito pouco, caso os preços subam.



Tela 30
Módulo 01 - Comunicação em marketing

Informar é um objetivo da comunicação. Um produto ou marca muito útil seria um fracasso se ninguém soubesse que ele existe. Como os canais de distribuição, frequentemente, são longos, um produto pode passar por muitas mãos, entre o produtor e os consumidores. Portanto, um produtor deve informar aos intermediários, bem como aos consumidores finais ou usuários empresariais, sobre seu produto.

À medida que o número de clientes potenciais cresce e as dimensões geográficas de um mercado se expandem, os problemas e o custo de informar o mercado também aumentam.



Tela 31
Módulo 01 - Comunicação em marketing

Persuadir deve ser visto com outro objetivo da comunicação em marketing. A intensa concorrência entre diversos setores, bem como entre diferentes empresas de um mesmo setor, exerce forte pressão sobre os programas promocionais dos vendedores. Observa-se que produtos de alimentação, por exemplo, precisam de uma promoção fortemente persuasiva, já que os consumidores têm muitas alternativas na hora de fazer uma escolha.

Os gestores também devem estar preocupados em lembrar aos consumidores que seus produtos estão disponíveis e qual é o seu potencial de satisfação.

Os vendedores lançam no mercado milhares de mensagens todos os dias, na esperança de atrair novos consumidores e estabelecer mercados para novos produtos. Dada a intensa concorrência pela atenção dos consumidores, mesmo uma empresa bem posicionada no mercado deve lembrar, constantemente, o público sobre sua marca para conservar um espaço em sua mente. Provavelmente, não se passa um dia, por exemplo, sem que você veja algum tipo de promoção da Coca-cola. Na verdade, essa empresa gasta mais de 95 milhões de dólares ao ano em propaganda apenas com a Coca-Cola Classic. Assim, boa parte da promoção de uma empresa pode estar voltada simplesmente para contrabalançar as atividades de marketing dos concorrentes, mantendo sua marca à frente do mercado.



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Módulo 01 - Comunicação em marketing

Para serem eficientes, as atividades promocionais devem estar coordenadas com o planejamento do produto, o estabelecimento de preços e a distribuição, que são os outros elementos do mix de marketing. A promoção é influenciada, por exemplo, pelo grau de distinção de um produto e pelo fato de seu preço estar acima ou abaixo do preço da concorrência. Um fabricante ou intermediário deve também considerar sua interdependência promocional com outras empresas que fazem parte do canal de distribuição. A promoção também deve contribuir para o plano estratégico global de uma empresa.

As diversas atividades de comunicação como venda pessoal, propaganda, publicidade e outras devem formar um programa promocional coordenado com o plano de marketing global da empresa. Em muitas empresas, essas atividades são fragmentadas, o que pode trazer sérias consequências.

Composto Promocional



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Módulo 01 - Comunicação em marketing

2 - Atividades de Comunicação

Inúmeras são as atividades de comunicação disponíveis aos gestores, sendo as principais:

a) Propaganda: qualquer forma paga de apresentação impessoal e de promoção de ideias ou serviços por um patrocinador identificado. Dadas as muitas formas e os diversos usos da propaganda, é difícil fazer generalizações que englobem suas qualidades como um dos componentes do composto promocional. Contudo, algumas qualidades podem ser notadas, como as seguintes:



Impessoalidade

Propaganda não pode pressionar a venda como se fosse substituta dos vendedores da empresa. A audiência não se sente obrigada a prestar atenção ou a responder. A propaganda pode apenas fazer um monólogo e não um diálogo com a audiência.



Expressividade ampliada

A propaganda oferece oportunidades de dramatizar a empresa e seus produtos por meio do uso criativo de palavras, sons e cores.



Universalidade

A propaganda é um meio universal que permite ao vendedor repetir uma mensagem várias vezes, permitindo ainda que o comprador receba e compare as mensagens de vários concorrentes.



Caráter público

Seu caráter público confere ao produto uma espécie de legitimidade e também sugere uma oferta padronizada.



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Módulo 01 - Comunicação em marketing

b) Promoção de vendas - refere-se aos incentivos em curto prazo para encorajar a experimentação ou a compra de um produto ou serviço.

No Brasil, a promoção de vendas é muito confundida com propaganda, merchandising e até mesmo com simples descontos de vendas. A promoção de vendas é definida, por Cobra (1990), como "qualquer atividade concernente a promover vendas, que não seja do tipo face a face, mas que frequentemente inclua também a propaganda. Para o marketing de consumo, é usada para abranger qualquer gasto abaixo da linha de propaganda, e tem ligação direta com o merchandising de loja". Essa definição sugere atividades de Marketing diferentes da venda pessoal, como espetáculos e exposições, concursos, prêmios, brindes, jogos, selos e cupons e vários outros esforços de vendas não-comuns e não-rotineiros.

Os tipos de promoção de vendas podem ser determinados de acordo com:



Os benefícios procurados

Promoções diretas (ligadas diretamente à compra do produto) e promoções indiretas (ligadas indiretamente à compra do produto).



Os consumidores

Promoções junto aos intermediários e promoções junto aos consumidores finais.



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Módulo 01 - Comunicação em marketing

Na promoção de venda direta, podemos citar, como exemplo, as seguintes modalidades:

Já na promoção de venda indireta, temos as seguintes modalidades:


  • feiras;
  • espetáculos culturais;
  • eventos esportivos;
  • exposições de produtos em congressos e convenções;
  • distribuição de amostras de produtos;
  • desfile de modas;
  • patrocínios de atividades culturais diversas.


Cuponagem

Oferecimento de descontos de determinados produtos por meio de cupons impressos em jornais e revistas.



Vale-brinde

Colocação de um vale brinde, destinado a intermediários e consumidores, dentro da embalagem do produto com ilustrações ou dizeres alusivos ao prêmio.



Troca direta

Prêmio oferecido a intermediários e consumidores, em troca de um número "X" "prova de compra", estipulado pela empresa.



"Scratch-off"

Cartela em papelão na qual um prêmio eventualmente impresso na mesma está coberto por uma película especial a ser arranhado para descoberta do prêmio (destina-se a intermediário e consumidores).



Preço/quantidade

Oferta a comerciantes e intermediários de uma unidade grátis, adicional, na compra de determinada quantidade daquele produto.



Cooperativa

Oferta, ao consumidor, de um produto de uma empresa na compra de outro produto de outra empresa.



Concurso e sorteios

Intermediários e consumidores devem enviar, pelo correio, "provas de compra" do produto, junto com o solicitado pela empresa (resposta a uma pergunta, criação de slogan, etc.).



"Self-liquidating"

Venda de um artigo promocional ao consumidor, a preço de custo, associado a compra do produto em promoção.



"Near pack"

Prêmio colocado ao lado do produto em promoção. Nesta modalidade, o prêmio pode também ser vendido aos consumidores , geralmente a preço de custo.



"On pack"

Oferta, aos consumidores, de um prêmio preso à embalagem do produto por intermédio de um envoltório especial.



"In pack"

Oferecimento, aos consumidores, de um prêmio acondicionado dentro da embalagem do produto.



Oferta especial

Diferente da liquidação por concentrar-se em um único produto.



Liquidação

Vendas de artigos a um custo bem abaixo do normal, feita geralmente para diminuir estoques antigos e permitir introdução de novos itens.



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Módulo 01 - Comunicação em marketing

A promoção de vendas pode auxiliar o revendedor e o consumidor final em alguns aspectos, mas em outros não.

Ações em que a promoção de venda poderá contribuir com:



    Quanto aos consumidores, a promoção poderá:

  • levar a experimentar o produto;
  • influenciar na decisão de comprarem o produto repetidamente;
  • forçar a compras em quantidades maiores do produto;
  • levar a comprar o produto com mais frequência;
  • introduzir o produto novo ou melhorado;
  • introduzir uma nova embalagem ou um novo formato do produto;
  • neutralizar os esforços em promoção de venda dos concorrentes;
  • tirar proveito de oportunidades sazonais, geográficas, etc.;
  • estimular os consumidores a fazer o "trade-up" (experimentar produtos mais caros e mais sofisticados).



    Quanto aos revendedores, a promoção poderá:

  • facilitar a obtenção de lugares especiais e tratamento especial para o produto;
  • aumentar e diminuir os estoques de revendedor;
  • auxiliar a aumentar ou melhorar a distribuição do produto;
  • motivar maiores esforços nos vendedores, atacadistas, intermediários e agentes diversos.



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Módulo 01 - Comunicação em marketing

c) Venda pessoal - refere-se à interação direta com um ou mais compradores potenciais com o propósito de fazer apresentações de vendas, responder a dúvidas e tirar pedidos. A venda pessoal possui três benefícios:

  • confronto pessoal;
  • manutenção de relacionamento;
  • resposta mais rápida à venda.

As ferramentas mais utilizadas nas vendas pessoais são:

  • apresentação dos produtos;
  • convenções de vendas;
  • programas de incentivo;
  • distribuição de amostras;
  • feiras.



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Módulo 01 - Comunicação em marketing

d) Relações públicas - compreendem uma ampla variedade de esforços de promoção, visando a formação de atitudes e opiniões favoráveis, a uma organização e a seus produtos. Ao contrário da maior parte da propaganda e da venda pessoal, as relações públicas não incluem uma mensagem específica de venda. Os alvos podem ser clientes, acionistas, um órgão governamental ou um grupo de interesse especial. As relações públicas podem assumir muitas formas, incluindo boletins informativos, relatórios anuais, lobbying e apoio a obras de caridade e eventos cívicos.



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Módulo 01 - Comunicação em marketing

e) Publicidade - é uma forma especial de relações públicas que envolve as novidades de uma organização ou de seus produtos. Como a propaganda, a publicidade contém uma mensagem impessoal que alcança uma audiência de massa pela mídia. Entretanto, diversos aspectos diferenciam a publicidade da propaganda: ela não é paga, a organização que é objeto da publicidade tem pouco ou nenhum controle sobre ela e é vista como novidade e, portanto, tem maior credibilidade que a propaganda.

As organizações buscam uma boa publicidade e frequentemente fornecem o material para ela, sob a forma de comunicados à imprensa, entrevistas coletivas e fotografias. Quando a foto do Diretor-Presidente de uma empresa aparece na capa de uma importante publicação comercial e é acompanhada por um artigo lisonjeiro, esse fato pode ser atribuído aos esforços do departamento de relações públicas dessa companhia. Há, também, é claro, a publicidade negativa, que as organizações tentam evitar ou modificar.



Tela 40
Módulo 01 - Comunicação em marketing

f) Marketing direto - uso de correio, telefone, fax, e-mail e outras ferramentas de contato impessoal para comunicar ou solicitar resposta direta de consumidores atuais e potenciais. Dentre suas características temos:

  • não é público;
  • é sob medida para o cliente pretendido;
  • é atualizado e interativo.

Como ferramentas utilizadas no marketing direto, temos:

  • catálogos;
  • listas de clientes (mailing list);
  • telemarketing;
  • compra eletrônica ou por televisão;
  • correio de voz (voice mail) etc.



Tela 41
Módulo 01 - Comunicação em marketing

g) Merchandising - A American Marketing Association, define merchandising como a "Operação de planejamento necessária para se pôr no mercado, o produto certo, no lugar certo, no tempo certo, em quantidades certas e a preço certo". Embora esta definição se confunda com o próprio marketing, a diferença está na função básica de cada uma dessas atividades. Ao Marketing cabe o estudo do mercado, a visão mais abrangente, o estabelecimento de uma estratégia de atuação. Ao Merchadising, a aplicação de técnicas, a ação propriamente dita.

O que diferencia o merchandasing de técnicas como a promoção de vendas é o fato de geralmente comunicar o produto no seu próprio local de venda.



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Módulo 01 - Comunicação em marketing

Resumo

Atualmente, não basta apenas desenvolver um bom produto, estabelecer um preço atraente e torná-lo acessível aos consumidores-alvo. É necessário comunicar-se com seus consumidores atuais e potenciais, varejistas, fornecedores, outros stakeholders (interessados pela empresa), e o público em geral. Qualquer empresa deverá assumir o papel de comunicadora e promotora. Para a maioria das empresas, o problema não é se elas devem ou não comunicar, mas, ao contrário, o que dizer, a quem e em que frequência.

Como variável controlável do esforço de Marketing, a promoção envolve as atividades voltadas para promoção, divulgação e comunicação dos produtos, serviços e estratégias empresariais aos mercados-alvo, visando aumentar as possibilidades de que a sequência planejada de vendas ocorra com eficiência, constância e uniformidade.

A promoção, sob qualquer forma, tem como objetivo influenciar os sentimentos, as crenças e o comportamento do consumidor. Como elemento do mix de marketing, a promoção serve para informar, persuadir e lembrar o mercado de um produto e/ou da organização que o vende.

Inúmeras são as atividades de comunicação disponíveis aos gestores, sendo as principais: Propaganda, Promoção de vendas, Venda pessoal, Relações Públicas, Publicidade, Marketing Direto, Merchandising.



Unidade 5 Módulo 2
Tela 43
Módulo 02 - Promoção com estratégia de marketing

1 - Desenvolvendo o composto promocional

Para que o esforço promocional desenvolvido por uma empresa seja bem sucedido, atingindo bons resultados mercadológicos, este deverá resultar da combinação estratégica das atividades de promoção como: propaganda, publicidade, promoção de vendas, vendas pessoais, marketing direto e merchandising.

Para melhor desenvolver o composto promocional, devem ser considerados, entre outros, os aspectos:

  • natureza do mercado;
  • possíveis canais de distribuição e o padrão de distribuição para o produto;
  • tipo de unidade de tomada de decisão de compra: o indivíduo, a família ou o comprador industrial;
  • estágio do ciclo de vida do produto;
  • característica do produto ou serviço, se bens industriais, bens de consumo de massa, bens de consumo durável, serviços e etc.

Assim, a promoção tem por objetivo estimular a demanda de um produto, a regularização de uma demanda cíclica e a adaptação ou a diminuição de uma demanda.



Tela 44
Módulo 02 - Promoção com estratégia de marketing

Quando se fala em composto promocional, devem ser considerados alguns fatores importantes para o seu desenvolvimento, como:



a escolha dos pontos de vendas

Atualmente, as decisões de compra passam a acontecer, cada vez mais, dentro da loja ou supermercado. Verifica-se também a grande influência do material promocional e o arranjo de produtos nas gôndolas e prateleiras junto aos consumidores. Portanto, escolher adequadamente o ponto de venda poderá ser um elemento promocional, altamente diferenciador.



aspectos relacionados à embalagem dos produtos

O surgimento e o desenvolvimento do comércio utilizando com auto-serviço levaram a embalagem do produto a ser um instrumento para promover as vendas. A embalagem, além da proteção e conservação do produto, exerce também a sua comunicação. Acoplado à embalagem, a inserção de um folheto com explicações sobre uso e demonstrações, ou mesmo informações e ilustrações sobre outros produtos da mesma linha, constitui ferramenta promocional.
Existem, contudo, algumas regras que precisam ser observadas ao se desenvolver uma embalagem com objetivos promocionais, que são:
- a impressão deve ser em tipos legíveis.
- o texto deve enfatizar um único tema.
- possibilidade de mudança na mensagem de vendas.
- a impressão deve utilizar muitas ilustrações, com pouco texto para leitura.
- a ilustração deve ser interessante, com apelo fácil e lógico.
- a embalagem deve ser atraente para, eventualmente, ser guardada.



Tela 45
Módulo 02 - Promoção com estratégia de marketing

Para maior eficácia do programa de comunicação, o comunicador de marketing deverá:


  • identificar o seu alvo;
  • determinar os objetivos da comunicação;
  • desenvolver sua mensagem;
  • selecionar quais canais de comunicação serão utilizados;
  • definir o orçamento da promoção;
  • decidir sobre o composto promocional;
  • medir os resultados da promoção; e
  • administrar e coordenar o processo de comunicação de marketing integrado.

De maneira geral, o composto de marketing global, não apenas o composto promocional, deve ser administrado para transmitir e definir o posicionamento estratégico pretendido pela empresa. Assim, o estilo e o preço do produto, a forma e a cor da embalagem, o comportamento e o traje do vendedor, o local da empresa, seus impressos - tudo isso deverá ser projetado de forma que comunique algo aos compradores.



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Módulo 02 - Promoção com estratégia de marketing

2 - Projeto de Promoção

Projetar um composto de promoção eficiente envolve decisões estratégicas.

Quatro fatores devem ser levados em consideração quando se determina o composto promocional:


  • mercado-alvo;
  • natureza do produto;
  • estágio do produto no ciclo de vida; e
  • recursos financeiros disponíveis para a promoção.


Tela 47
Módulo 02 - Promoção com estratégia de marketing

a) Mercado-alvo. Como na maioria das áreas do marketing, as decisões sobre o mix de promoção serão influenciadas pela audiência ou mercado-alvo. Pelo menos quatro variáveis afetam a escolha de um método promocional para um determinado mercado:

b) Natureza do produto. As diversas características do produto influenciam a estratégia promocional. As mais importantes são:



Prontidão para compra

Existem seis estágios de prontidão e um mercado-alvo pode estar em qualquer um deles. Estes estágios são: percepção, conhecimento, apreciação, preferência, convicção e compra. Na realidade estes estágios representam as fases pelas quais o comprador passa no processo de compra, e cada um deles define um possível objetivo ou efeito da promoção.



Escopo geográfico do mercado

A venda pessoal pode ser adequada em um mercado local pequeno, mas, à medida que o mercado cresce geograficamente, geralmente coloca-se maior ênfase na propaganda. A exceção poderia ser uma empresa que vende para conglomerados de consumidores por todo o país.



Tipo de cliente

A estratégia promocional depende, em parte, do nível do canal de distribuição que a organização espera influenciar. Os consumidores finais e os intermediários, às vezes, compram o mesmo produto, mas exigem promoções diferentes. A promoção para os revendedores inclui dividir o custo do espaço nas páginas amarelas e anunciar em revistas especializadas em negócios. Anúncios diferentes dirigidos aos consumidores finais são publicados em revistas, como Veja, ELLE, Nova etc. Em muitos casos, os intermediários podem afetar fortemente a estratégia promocional de um fabricante. Grandes redes de varejo podem recusar-se a estocar um produto, a menos que o fabricante concorde em fornecer o apoio promocional adequado. Outro aspecto é a diversidade de mercados-alvo que existe para um produto. Um mercado com apenas um tipo de cliente exigirá um mix de promoção diferente daquele utilizado em um mercado com muitos alvos.



Concentração do mercado

O número total de compradores potenciais é outro fator que deve ser considerado. Independente de onde estão localizados, quanto menor o número de compradores potenciais, mais eficiente é a venda pessoal, em comparação à propaganda.



Valor unitário

Um produto com baixo valor unitário, de modo geral, é menos complicado, envolve menos riscos para o comprador e deve apelar para um mercado de massa para poder sobreviver. Portanto, a propaganda deveria ser a principal ferramenta promocional. Já os produtos de alto valor unitário são frequentemente mais complexos e dispendiosos. Essas características sugerem a necessidade de uma venda pessoal.



Grau de customização

Quando um produto precisa ser adaptado às necessidades individuais do cliente, a venda pessoal é necessária. Assim, podemos prever uma ênfase na venda pessoal de artigos para decoração ou de uma peça de roupa cara. Entretanto, os benefícios da maioria dos produtos padronizados podem ser comunicados eficientemente pela propaganda. Embora esse princípio seja verdadeiro para muitos produtos, as empresas tentam implementar o que é conhecido como customização em massa. Os avanços nas técnicas de produção e administração das informações tomaram possível personalizar alguns produtos para grandes mercados.



Serviço pré e pós-venda

Os produtos que devem ser demonstrados, para os quais existem vendas cruzadas ou que exigem serviços frequentes para mantê-los em bom estado de funcionamento, prestam-se à venda pessoal. Exemplos típicos são cortadores de grama, barcos a motor e computadores pessoais



Processo de compra

No estágio da percepção, a tarefa do vendedor é levar os compradores ao conhecimento de que o produto ou marca existe. Aqui, o objetivo é construir familiaridade com o produto e com o nome da marca.
O conhecimento vai além da percepção e inclui saber quais são as características de um produto. A apreciação refere-se à maneira como o mercado sente-se diante de um produto ou marca. A promoção pode ser usada para mover uma audiência que já é conhecedora da indiferença para a apreciação de uma marca. Uma técnica comum é associar o artigo a um símbolo ou pessoa atraentes. Criar preferência envolve distinguir entre as marcas, de modo que o mercado prefira a sua. Não é raro gostar de diversas marcas do mesmo produto, mas o consumidor não consegue tomar uma decisão até que tenha preferido uma delas. Os anúncios que fazem comparações diretas com a concorrência visam criar uma preferência. A convicção leva à real decisão ou compromisso de compra. Aqui, o objetivo da promoção é aumentar necessidade de compra do consumidor. Testar um produto e experimentar os benefícios que ele traz são muito eficientes no fortalecimento da convicção de possuí-lo. A compra pode ser atrasada ou adiada indefinidamente, mesmo para os clientes que estão convencidos de que devem comprar um produto. O inibidor pode ser um fator situacional, como não ter dinheiro suficiente no momento, ou uma resistência natural à mudança. A ação pode ser desencadeada por meio de um desconto promocional ou pela oferta de incentivos adicionais.



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Módulo 02 - Promoção com estratégia de marketing

c) Estágio do produto no Ciclo de Vida. As estratégias de promoção são influenciadas pelo estágio no ciclo de vida do produto. Quando um novo produto é introduzido, os compradores potenciais devem ser informados sobre sua existência e benefícios e os intermediários devem ser convencidos a trabalhar com ele. Assim, tanto a propaganda (para os consumidores) quanto a venda pessoal (para os intermediários) são cruciais no estágio introdutório de um produto. Na introdução, um novo produto pode também ter uma característica de novidade, oferecendo excelentes oportunidades para a publicidade. Mais tarde, quando um produto torna-se bem-sucedido, a concorrência intensifica-se e uma maior ênfase é colocada na propaganda persuasiva.

d) Fundos Disponíveis. Independente de qual possa ser o composto promocional desejável, os recursos financeiros disponíveis irão determinar as ações que poderão ser empreendidas. Empresas com grande verba destinada para a comunicação poderá fazer uso mais eficiente da propaganda, por exemplo, do que uma empresa com recursos financeiros limitados. Companhias pequenas ou financeiramente fracas provavelmente contarão com venda pessoal, displays dos revendedores ou promoções conjuntas entre fabricante e varejista.



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3 - Tipos de Estratégia

As empresas podem direcionar seu composto promocional para intermediários e/ou consumidores finais. Um programa promocional voltado primariamente para os intermediários é chamado de estratégia de empurrar e um programa promocional voltado para os usuários finais é uma estratégia de puxar.

a) Estratégia de Empurrar

Utilizar uma estratégia de empurrar significa que um membro do canal direciona sua promoção primeiramente para os intermediários que são a conexão seguinte no canal de distribuição. O produto é "empurrado" pelo canal. Considere o caso de um fabricante de ferragens que vende suas ferramentas e peças de reposição a consumidores domésticos por meio de atacadistas e varejistas, como a Ace e True Value. Esse fabricante fará uma forte promoção junto aos atacadistas que, então, usarão uma estratégia de empurrar com os varejistas. Por sua vez, os varejistas fazem a promoção para os consumidores.

Uma estratégia de empurrar geralmente envolve muita venda pessoal e promoção de vendas, incluindo concursos entre o pessoal de vendas e displays em feiras comerciais. Essa estratégia promocional é apropriada para muitos fabricantes de produtos empresariais, bem como para diversos bens de consumo.



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b) Estratégia de Puxar

Na estratégia de puxar, a promoção é dirigida para os consumidores finais. Aqui, a intenção é motivá-los a pedir o produto aos varejistas. Os varejistas, por sua vez, pedirão o produto aos atacadistas, e estes o solicitarão junto ao fabricante. Na verdade, a promoção dirigida aos consumidores é projetada para "puxar" o produto pelo canal. Essa estratégia depende de maciça propaganda e promoção de vendas, como prêmios, amostras ou demonstrações em loja.

Os varejistas sentem-se pouco motivados a conceder espaço nas prateleiras a pequenas variações das marcas existentes, a menos que tenham a certeza de que o produto vai vender. Assim, os fabricantes de bens de consumo embalados, com frequência, utilizam uma estratégia de puxar para conseguir que novos produtos sejam estocados nas prateleiras dos supermercados.



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4 - Campanhas Promocionais

a) Conceito de Campanha Promocional

Tendo examinado os fatores que influenciam o composto de promoção, é interessante voltar a atenção para a campanha de comunicação. Ao planejar o programa de comunicação a empresa deve pensar em termos do conceito da campanha.

Embora o termo campanha esteja, na maioria das vezes, ligado à propaganda da comunicação, ele deve compreender todo o programa de comunicação. Desenvolver uma campanha implica coordenar a propaganda, venda pessoal, promoção de venda, relações públicas e publicidade de uma empresa, para alcançar um objetivo.

As empresas podem conduzir muitos tipos de campanhas de comunicação e ainda fazer alguns simultaneamente. Dependendo dos objetivos e recursos disponíveis, a empresa pode ter campanhas locais, regionais, nacionais e internacionais, todas ocorrendo ao mesmo tempo. A empresa pode, ainda, ter uma campanha direcionada aos consumidores e outra aos atacadistas e varejistas.



Campanha

Uma campanha é uma série de esforços coordenados de comunicação construídos em volta de um único tema e planejado para alcançar um objetivo específico em um período de tempo definido. A campanha é assim, um exercício no planejamento estratégico.



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b) Definição de uma Campanha

A campanha de comunicação começa com um objetivo. Para ser bem-sucedida, a campanha de comunicação deve oferecer aos clientes recursos que possam resolver seus problemas, satisfazer seus desejos e atingir seus objetivos.

A campanha gira em tomo de um tema ou ideia central.

Com o tema estabelecido, cada um dos componentes do composto de comunicação precisa ser cuidadosamente associado a uma estratégia que é chamada de comunicação integrada de marketing.

O último passo em uma campanha é avaliar os resultados. O resultado obtido deve ser comparado com o objetivo inicial proposto para a campanha, buscando-se determinar se o esforço de comunicação obteve sucesso. Infelizmente, na avaliação da comunicação é praticamente impossível separar precisamente os efeitos causados pela campanha daqueles que ocorreriam sem sua existência. Porém, comparando o custo da campanha com os resultados, a empresa pode avaliar se a campanha foi um sucesso ou um fracasso e identificar maneiras de melhorar esforços futuros.



Tema ou ideia central

O tema da campanha é composto pelos atrativos de comunicação que sejam distintos da comunicação dos concorrentes e que sejam capazes de chamar a atenção do consumidor.



Para a comunicação integrada de marketing:

  • O programa de propaganda consiste em uma série de anúncios relacionados em tempo e cuidadosamente expostos, reforçando os esforços da venda pessoal e promoção de venda.
  • O esforço de venda pessoal está harmonizado com o programa de propaganda. O pessoal de venda precisa ser totalmente informado sobre a parte de propaganda da campanha - o tema, a mídia usada e o horário de apresentação do anúncio. A força de venda deveria ser preparada para explicar e demonstrar os benefícios dos produtos enfatizados no anúncio. Esse pessoal de venda também deveria transmitir a mensagem de comunicação para os intermediários para que eles possam participar da campanha.
  • Os dispositivos da promoção de venda, como a exposição de material no ponto de compra, são ligados a outros aspectos da campanha. Novos materiais em exposição precisam ser preparados para cada campanha. Eles devem refletir os anúncios e atrativos usados na campanha corrente para maximizar o impacto da campanha no ponto de venda.
  • Esforços de publicidade e relações públicas são organizados para coincidir com os outros componentes do composto e para enfatizar o mesmo tema.



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c) Orçamento da Campanha

Estabelecer orçamentos de promoção é tarefa extremamente desafiadora porque o gestor não tem padrões confiáveis para determinar quanto gastar do total em cada componente do composto de promoção. A empresa não pode determinar precisamente qual aumento nas vendas ou lucro será proveniente de cada despesa com promoção. Como resultado, em vez de uma medida geralmente aceita para ajustar orçamentos de comunicação, existem quatro métodos de definição de orçamento de promoção, comumente utilizados:

a) porcentagem da venda
b) fundos disponíveis
c) concorrência; e
d) orçamento por tarefa ou objetivo.



Porcentagem da venda

O orçamento de promoção pode ser relacionado, de alguma maneira, à renda da companhia, como uma porcentagem de vendas passada ou antecipada. Uma medida comum para determinar a base de venda é computar uma média entre a venda atual dos anos anteriores e as vendas esperadas para o próximo ano. Alguns empresários preferem orçamentar uma quantidade fixa de dinheiro por unidade das vendas passadas ou esperadas para o futuro.

Como o método de porcentagem de venda é simples de calcular, ele é usado mais amplamente. Além disso, este método ajusta o custo de comunicação em relação à renda de venda, fazendo uma despesa variável em vez de fixa.

Há duas limitações ao basear as despesas de comunicação nas vendas passadas. 1º - gerencia-se uma comunicação efetiva como resultado da venda quando, de fato, ela é uma causa da venda. 2º - o método da porcentagem de vendas passadas reduz as despesas de comunicação quando as vendas estão declinando - justamente quando a comunicação é mais necessária.



Fundos disponíveis

Uma nova companhia ou uma empresa introduzindo um produto novo frequentemente utiliza todos os fundos disponíveis dentro de seu programa de comunicação. O objetivo é construir vendas e alcançar parte do mercado o mais rápido possível. Observa-se que depois de um tempo, o gestor geralmente passa a investir em outras áreas, como um novo equipamento ou capacidade de produção expandida, e, assim, o método para se estabelecer o orçamento promocional é mudado.



Concorrência

Um método não muito eficiente de determinação do orçamento de promoção, mas utilizado ocasionalmente, é equiparar-se às despesas promocionais dos concorrentes ou gastar em proporção à participação de mercado. Algumas vezes, somente um concorrente é seguido. Em outras, quando a administração, por meio de uma associação sindical, tem acesso à média das despesas feitas pelo setor em promoção, essas se tomam os benchmarks da empresa.

Há pelo menos dois problemas nessa abordagem. Em primeiro lugar, os concorrentes de uma empresa podem estar igualmente sem saber como determinar seu orçamento promocional. Em segundo, os objetivos promocionais de uma companhia podem ser bastante diferentes dos de seus concorrentes.



Orçamento por tarefa ou objetivo

A melhor abordagem para se estabelecer um orçamento de promoção é determinar as tarefas ou objetivos que o programa promocional deve atingir e, então, decidir quanto eles custarão. O método de tarefa obriga a administração a definir realisticamente os objetivos de seu programa promocional. Assim, o orçamento promocional deverá ser construído somando-se os custos das tarefas promocionais isoladas necessárias para se atingir o objetivo de entrar em um novo território.



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Resumo

Após examinar os fatores que influenciam o composto de promoção, volta-se a atenção para a campanha de comunicação. Uma campanha compreende uma série de esforços coordenados de comunicação em torno de um único tema, e planejado para alcançar um objetivo específico em um período de tempo definido.

Embora o termo "campanha" seja ligado à propaganda, deve compreender todo o programa de comunicação. Desenvolver uma campanha implica coordenar a propaganda, venda pessoal, promoção de venda, relações públicas e publicidade de uma empresa, para alcançar um objetivo.

Significa também: definição de objetivos; definição do tema; comunicação integrada de marketing e avaliação dos resultados.

Estabelecer orçamentos de promoção é tarefa desafiadora porque o gestor não tem padrões confiáveis para determinar quanto gastar, no total, em propaganda ou venda pessoal, e quanto, do orçamento total, deverá alocar para cada componente do composto de promoção. A empresa não pode determinar com precisão qual aumento nas vendas ou lucro se deve esperar de cada despesa com promoção. Existem quatro métodos de definição de orçamento de promoção comumente utilizados: porcentagem da venda, fundos disponíveis, seguir a concorrência e orçamento por tarefa ou objetivo.