| Unidade 4 | Módulo 4 | Tela 1 |
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1 - O Processo de Distribuição Distribuição é o conjunto das atividades efetuadas pelo produtor e em geral por outras empresas intermediárias, para conduzir o produto ao consumidor final. Além do produtor, do intermediário e do consumidor final, outras instituições auxiliam no processo de distribuição. Entre esses intermediários estão bancos, companhias seguradoras, armazéns e transportadoras. Entretanto, como não tomam posse dos produtos e não estão ativamente envolvidos nas atividades de compra ou venda, esses intermediários não são formalmente incluídos no canal de distribuição. A complexidade das modernas economias de mercado exige que o produtor utilize algum tipo de intermediário no processo de transferência de seus produtos ao mercado. Num país de dimensões continentais, como é o caso do Brasil, o processo de distribuição de produtos e serviços não é uma tarefa simples para as empresas que decidem operar em escala regional ou nacional. Não é a empresa que fabrica o produto, ou que dá origem ao serviço, que geralmente consegue levá-los até as mãos dos consumidores. São outras pessoas ou distribuidores. É
por meio da distribuição, elemento da estratégia
de marketing, que se possibilita ao comprador adquirir o "que"
e "quando" deseja. Nesse contexto, os intermediários
constituem o canal de marketing ou de distribuição, uma
vez que colocam no mercado os bens dos fabricantes.
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Tela 2 |
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2 - O Papel dos Intermediários Utilizar intermediários contribui para o aumento da eficiência de distribuição, pois possibilita que os bens estejam amplamente disponíveis e acessíveis aos mercados-alvo, já que os intermediários, por meio de seus contatos, experiência, especialização e escala de operação, oferecem à empresa mais do que ela poderia alcançar atuando sozinha. Stern &
El-Ansary acreditam que os intermediários facilitam o fluxo de
bens e serviços. Isso é importante na medida em que estabelece
uma ponte entre o suprimento de bens e serviços gerados pelo produtor
e os sortimentos exigidos pelos consumidores. O desencontro, nesse sistema,
resulta do fato de que os fabricantes produzem basicamente grande quantidade
e variedade limitada de bens, ao passo que os consumidores desejam, geralmente,
quantidade limitada de ampla variedade de bens. |
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Tela 3 |
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Muitas vezes, durante uma recessão, alguns fabricantes chegam a essa conclusão e tentam cortar custos pela eliminação dos intermediários atacadistas. Embora os intermediários possam ser eliminados dos canais, nem sempre se obtêm custos mais baixos. O resultado não é previsível em razão de um axioma básico de marketing: Podemos eliminar os intermediários, mas não as atividades essenciais de distribuição que eles desempenham. Essas atividades, tais como criar um sortimento e estocar produtos, podem ser transferidas de uma parte para a outra, em um esforço para aumentar a eficiência. Entretanto, alguém tem de desempenhar as várias atividades - se não for um intermediário, será o produtor ou o consumidor final.
Os intermediários são capazes de desempenhar as atividades de distribuição melhor ou mais barato que os produtores ou consumidores. Geralmente não é viável, para o produtor, lidar diretamente com os consumidores finais. Por exemplo, pense por um momento, como sua vida seria difícil se não existissem os intermediários varejistas, sem supermercado, posto de gasolina ou ponto de venda de ingressos etc. |
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Tela 4 |
| Resumo
Utilizar
intermediários contribui para o aumento da eficiência de
distribuição, pois possibilita que os bens estejam amplamente
disponíveis e acessíveis nos mercados-alvo, já que
os intermediários, por meio de seus contatos, experiência,
especialização e escala de operação, oferecem
à empresa mais do que ela poderia alcançar atuando sozinha.
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| Unidade 4 | Módulo 5 | Tela 5 |
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1 - Conceitos de Distribuição Um produto, para chegar ao consumidor final, percorre vários caminhos, os canais de distribuição, que vão desde a saída da empresa que o fabrica até o ponto de venda para o consumidor. Estes canais ou vias de distribuição envolvem:
Os canais por onde fluem os produtos agrupam-se em:
Para que se caracterize a existência de um canal, é importante que a propriedade ou o controle do produto ou serviço passe do fabricante, pelo canal, para o consumidor ou usuário. Não é necessário, pois, que ocorra o fluxo de distribuição física de bens pelo canal, sendo suficiente que seja transferida a propriedade ou o controle.
Para Stern & El-Ansary,"os canais de marketing podem ser vistos como um conjunto de organizações independentes, envolvidas no processo de tornar um produto ou serviço disponível para uso ou consumo". |
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Tela 6 |
| 2 - Agentes ou vias de Distribuição Os canais ou vias de distribuição integram um sistema complexo e têm envolvido forças sociais e culturais para facilitar trocas e transações de consumo. Os agentes são orientados pelos aspectos:
Dentre os principais agentes dos canais de distribuição, têm-se: Outros agentes:
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Tela 7 |
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3 - Funções dos membros de um canal Para Kotler (2000), um canal de marketing desempenha o trabalho de movimentar bens dos produtores até os consumidores. Supera as lacunas de tempo, lugar e posse que separam bens e serviços daqueles que podem usá-los. Os membros de um canal de marketing desempenham um número de funções-chave, participando dos seguintes fluxos de marketing: Um problema fundamental, relacionado a estas funções, está na determinação de quem vai desempenhá-las. Todas têm três elementos em comum:
Na medida em que os fabricantes desempenham essas funções, seus custos aumentam e seus preços finais se elevam. Quando algumas funções são desempenhadas pelos intermediários, os custos e preços dos produtos são menores. Mas o intermediário deve acrescentar uma margem para cobrir o seu trabalho. Se o intermediário for mais eficiente que o fabricante, os preços de consumo serão mais baixos. Os consumidores podem decidir por desempenhar algumas funções, caso queiram preços menores. A questão sobre quem deve desempenhar as várias tarefas é uma questão de eficiência e de eficácia relativa. |
Tela 8 |
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4 - Tipos de Canais de Marketing Os canais
de marketing podem ser caracterizados de acordo com sua extensão,
por seu número de níveis. Os níveis estão
relacionados com os números de intermediários existentes
entre o fabricante e o consumidor final. Assim como um consumidor tem
várias opções de locais para comprar um produto,
o fabricante ou produtor também pode escolher entre diferentes
opções para fazer chegar o seu produto ou serviço
às mãos dos consumidores.
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Tela 9 |
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Tela 10 |
| Na distribuição de Produtos Empresariais, tem-se uma diversidade de canais disponíveis para alcançar organizações que incorporam os produtos no seu processo de fabricação ou os utilizam em suas operações.
Na distribuição de produtos empresariais, os termos distribuidor industrial e atacadista comerciante são sinônimos. Os quatro canais comuns para os produtos empresariais são: |
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Tela 11 |
| Os canais de marketing não estão relacionados apenas à distribuição física dos bens. O setor de serviço tem o problema de tornar os bens disponíveis e acessíveis à população-alvo; muitas vezes é necessário possuir agências e locais de atuação para esse fim. Devido à natureza intangível dos serviços, são criadas exigências especiais de distribuição. Como exemplo, temos o caso da venda de passagens aéreas que estão disponíveis nas agências de turismo. Há apenas dois canais comuns para os serviços: Embora os canais de distribuição, na maioria das vezes, descrevam um movimento para frente, isto é:
existem canais em sentido oposto.
Como exemplo temos o caso da reciclagem do lixo:
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Tela 12 |
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Resumo Um produto,
até chegar ao consumidor final, percorre vários caminhos,
canais de distribuição, que vão desde sua saída
da empresa que o fabrica até o ponto de venda para o consumidor.
Dentre os principais agentes dos canais de distribuição, têm-se:
Os membros de um canal de marketing desempenham um número de funções-chave, participando dos seguintes fluxos de marketing : Informação - Promoção - Negociação - Pedido - Financiamento - Risco - Posse física - Pagamento - Propriedade. Na distribuição de bens de consumo, os canais mais utilizados são:
Os quatro canais comuns para os produtos empresariais são:
Os dois canais comuns para os serviços são:
Embora os canais de distribuição, na maioria das vezes, descrevam um movimento para frente (Fabricante -----> Canal(is) -----> Consumidor), existem canais em sentido oposto, para trás (Consumidor ---> Canal(is) -----> Fabricante). Nos casos de canais que se movimentam para trás, o consumidor assume o papel de produtor, necessitando de um canal que possa fazer sua ligação com os antigos fabricantes que agora se tornam consumidores. |
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| Unidade 4 | Módulo 6 | Tela 13 |
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1
- Objetivos e Decisões da Política de Distribuição
As decisões
básicas do processo de distribuição são: A distribuição
poderá ser feita de três maneiras:
A escolha do método
depende:
Ao optar por uma política de distribuição que inclua intermediários, as empresas devem estar cientes dos efeitos positivos/negativos da utilização dos mesmos. b)
Organização da distribuição e das atividades
de vendas c) Definição
das atividades de apoio à distribuição e às
vendas
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Tela 14 |
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2
- Abordagens da Política de Distribuição a) Localização - Numa perspectiva de sucesso do ponto de venda, é necessária a escolha de uma boa localização que implica analisar: potencial da área, intensidade concorrencial, circulação (rodoviária e pedestre) e a existência de pólos de atração. b) Política de marca - existem duas grandes políticas de marcas dos distribuidores: a monomarca e a multimarca. Ao venderem marcas dos produtores, os distribuidores entram em concorrência entre si com produtos e marcas idênticas. Perante uma qualidade de serviço idêntica, o preço torna-se o critério de escolha para o consumidor. A venda sob a marca de distribuidor é uma forma de evitar a concorrência pelos preços e tentar fidelizar os clientes. Por isso, os distribuidores têm desenvolvido marcas de distribuição (marcas próprias). |
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Tela 15 |
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| Em relação
à política, há três tipos de produtos: c) Política
de preços - A variável preço é preocupação
constante dos distribuidores de multimarcas. Nesse aspecto, eles podem
utilizar as seguintes estratégias:
d) Política de serviços - Os serviços devem ser entendidos como meio de diferenciação da concorrência e elemento de atração. e) Política
de comunicação - A comunicação de um distribuidor,
geralmente, organiza-se tendo em vista três objetivos complementares:
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Tela 16 |
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3 - Alternativas de Distribuição A intensidade da distribuição refere-se ao número de intermediários que um produtor utiliza, nos níveis atacadista e varejista, num determinado território. Dependendo do volume de distribuição pretendido, o número e a natureza dos intermediários, as empresas poderão optar por uma das seguintes alternativas de distribuição: a) Distribuição intensiva: tipo de distribuição utilizada pela empresa que decide colocar seus produtos no maior número de pontos de venda possível, tendo por objetivo o volume de vendas. É indicada para a venda de produtos de alta rotação (bens de conveniência em geral). Essa alternativa de distribuição possui algumas vantagens e desvantagens, a saber:
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Tela 17 |
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b) Distribuição seletiva: utilizada por empresas que desejam proteger sua reputação e a imagem de sua marca, e decidem por um número limitado de intermediários. Essa alternativa baseia-se no aspecto qualidade do canal. Essa alternativa
de distribuição possui algumas vantagens:
c) Distribuição exclusiva: utilizada por empresas que limitam o número de intermediários, devido à sua política de marketing ou outro motivo. São empresas que querem exclusividade nas vendas de suas marcas. Como exemplo temos as linhas de moda e as franquias.
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Tela 18 |
Entrega |
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4 - Logística Comercial A escolha dos meios destinados a executar todas as atividades materiais da distribuição é chamada de Logística Comercial, que se subdivide em:
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Tela 19 |
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5 - Projetando e Escolhendo os Canais de Distribuição Vários canais são utilizados para distribuir bens de consumo, produtos empresariais e serviços. Projetar um canal de distribuição, para um produto que seja capaz de satisfazer os clientes e ultrapassar a concorrência, implica uma sequência de quatro decisões: a) Especificar
o papel da distribuição dentro do mix de marketing; A primeira decisão relaciona-se com uma estratégia de marketing ampla; a segunda e a terceira, com as estratégias de canal; e a última, com táticas específicas. |
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Tela 20 |
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Os tipos de canais tradicionalmente mais utilizados pelos produtores são: a) Múltiplos
canais
Múltiplos canais são também utilizados para alcançar diferentes segmentos em um único mercado, quando:
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Tela 21 |
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Embora os
canais de distribuição múltiplos ofereçam
benefícios ao produtor, eles podem desagradar os intermediários.
Eles alegam que seus esforços de marketing são abalados
e as vendas e os lucros reduzidos, quando o produtor decide vender seus
produtos em supermercados e, ao mesmo tempo, em lojas franqueadas.
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Tela 22 |
| b) Sistemas Verticais de Marketing Nas últimas três décadas, o sistema vertical de marketing tornou-se a forma dominante de canal de distribuição. Um Sistema Vertical de Marketing (SVM) é um canal de distribuição firmemente coordenado, projetado especificamente para melhorar a eficiência operacional e de marketing. Um SVM ilustra o conceito de mudanças de funções, pois nenhuma função de marketing é absolutamente exclusiva de um nível ou empresa específica. Em vez disso, cada função é desempenhada por quem está na posição mais adequada no canal. O alto grau de coordenação ou controle que caracteriza um SVM é alcançado por meio de um, entre três meios:
Os SVM podem ser:
Foram desenvolvidos três tipos de sistemas contratuais:
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Tela 23 |
As empresas
frequentemente empregam canais múltiplos para alcançar uma
ampla cobertura do mercado, embora essa estratégia possa deixar
de lado alguns intermediários. Devido às deficiências
dos canais convencionais, os sistemas verticais de marketing tornaram-se
amplamente utilizados na distribuição. |
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Tela 24 |
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Ao selecionar um canal de distribuição, diversos fatores devem ser considerados. A preocupação principal é a natureza do mercado consumidor. As outras considerações relacionam-se com o produto, os intermediários e a própria empresa. a) Considerações
sobre o mercado - O ponto de partida lógico para a definição
do tipo de canal é conhecer as necessidades, a estrutura e o comportamento
de compra do mercado-alvo.
b) Considerações sobre o produto - É importante considerar as seguintes características: |
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Tela 25 |
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c) Considerações
sobre os intermediários - Uma empresa pode não conseguir
organizar exatamente os canais que ela deseja. Isso dependerá:
d) Considerações
sobre a empresa - Antes de escolher um canal de distribuição
para um produto, a empresa deve levar em consideração os
seguintes itens:
Em alguns
poucos casos, praticamente todos os fatores indicam uma determinada extensão
e tipo de canal. Entretanto, frequentemente não existe apenas um
canal "melhor". Na maioria dos casos, os fatores que servem
de diretrizes fornecem indicações mistas. Se uma empresa
não consegue vender um produto não-testado, de baixo potencial
de lucros, por meio de intermediários, ela poderá não
ter outra opção além de tentar distribuí-lo
diretamente ao seu mercado-alvo. Os conflitos podem ter como causa:
Para superar esses conflitos, produtores e distribuidores devem encontrar áreas em que ambos tenham vantagens: logística, merchandising, promoção e publicidade. |
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Tela 26 |
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Administrar
eficientemente os canais de distribuição exige uma compreensão
tanto do conflito quanto do controle, incluindo técnicas para:
Há
dois tipos de conflitos:
O oferecimento desordenado é a principal causa de conflito horizontal. O conflito vertical normalmente coloca o produtor contra o atacadista ou o varejista. As tentativas dos fabricantes de dispensar os intermediários são as principais razões para o conflito vertical. Os membros
do canal frequentemente tentam obter algum controle sobre os demais. Dependendo
das circunstâncias, os produtores ou os intermediários podem
alcançar uma posição dominante em um canal. As empresas
que compõem um determinado canal são mais bem-sucedidas
se encararem seu canal como uma parceria que exige coordenação
das atividades de distribuição. As parcerias, em um canal,
fazem parte de uma tendência significativa denominada marketing
de relacionamento. Definir a política de distribuição não é tarefa tão fácil e necessita, portanto, de ações que melhor se adequem à realidade interna da empresa e ao seu mercado-alvo. |
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Tela 27 |
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Resumo Os objetivos
básicos da estratégia de distribuição são:
As decisões
básicas do processo de distribuição são:
b) Organização
da distribuição e das atividades de vendas c) Definição
das atividades de apoio à distribuição e às
vendas
A escolha
dos meios destinados a executar todas as atividades materiais da distribuição
é chamada de Logística Comercial. A logística subdivide-se
em quatro funções: as entregas, a expedição,
a armazenagem e o aprovisionamento.
Os tipos
de canais tradicionalmente mais utilizados pelos produtores são:
Múltiplos canais e Sistemas verticais de marketing.
Definir a política de distribuição não é tarefa tão fácil e necessita, portanto, de ações que melhor se adequem à realidade interna da empresa e ao seu mercado-alvo. |
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| Unidade 5 | Módulo 1 | Tela 28 |
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1 - Objetivos da Comunicação em marketing Atualmente, não basta apenas desenvolver um bom produto, estabelecer um preço atraente e torná-lo acessível aos consumidores-alvo. É necessário comunicar-se com seus consumidores atuais e potenciais, varejistas, fornecedores, outros stakeholders (interessados pela empresa) e o público em geral. Qualquer empresa deverá assumir o papel de comunicadora e promotora. Para a maioria das empresas, o problema não é se elas devem ou não comunicar, mas, ao contrário, o que dizer, a quem e em que frequência. Como variável controlável do esforço de Marketing, a promoção envolve as atividades voltadas para a divulgação e a comunicação dos produtos, serviços e estratégias empresariais aos mercados-alvo, destinados aumentar as possibilidades de que a sequência planejada de vendas ocorra com eficiência, constância e uniformidade. A promoção, sob qualquer forma, tem como objetivo influenciar os sentimentos, as crenças e o comportamento do consumidor. Como elemento do mix de marketing, a promoção serve para informar, persuadir e lembrar o mercado de um produto e/ou da organização que o vende. |
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Tela 29 |
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Do ponto de vista econômico, o objetivo da promoção é mudar a localização e a forma da curva de demanda (receita) para o produto de uma empresa. Por meio da promoção, uma empresa tenta aumentar o volume de vendas de seu produto a um determinado preço, ou seja, essa empresa busca mudar sua curva de demanda para a direita. Em termos simples, a promoção visa tornar um produto mais atraente para os compradores potenciais. Uma empresa espera também que a promoção afete a elasticidade da demanda de seu produto. A intenção é tornar a demanda mais inelástica, quando os preços sobem, e mais elástica, quando os preços caem.
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Tela 30 |
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Informar é um objetivo da comunicação. Um produto ou marca muito útil seria um fracasso se ninguém soubesse que ele existe. Como os canais de distribuição, frequentemente, são longos, um produto pode passar por muitas mãos, entre o produtor e os consumidores. Portanto, um produtor deve informar aos intermediários, bem como aos consumidores finais ou usuários empresariais, sobre seu produto.
À medida que o número de clientes potenciais cresce e as dimensões geográficas de um mercado se expandem, os problemas e o custo de informar o mercado também aumentam. |
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Tela 31 |
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Persuadir deve ser visto com outro objetivo da comunicação em marketing. A intensa concorrência entre diversos setores, bem como entre diferentes empresas de um mesmo setor, exerce forte pressão sobre os programas promocionais dos vendedores. Observa-se que produtos de alimentação, por exemplo, precisam de uma promoção fortemente persuasiva, já que os consumidores têm muitas alternativas na hora de fazer uma escolha. Os gestores também devem estar preocupados em lembrar aos consumidores que seus produtos estão disponíveis e qual é o seu potencial de satisfação. Os vendedores lançam no mercado milhares de mensagens todos os dias, na esperança de atrair novos consumidores e estabelecer mercados para novos produtos. Dada a intensa concorrência pela atenção dos consumidores, mesmo uma empresa bem posicionada no mercado deve lembrar, constantemente, o público sobre sua marca para conservar um espaço em sua mente. Provavelmente, não se passa um dia, por exemplo, sem que você veja algum tipo de promoção da Coca-cola. Na verdade, essa empresa gasta mais de 95 milhões de dólares ao ano em propaganda apenas com a Coca-Cola Classic. Assim, boa parte da promoção de uma empresa pode estar voltada simplesmente para contrabalançar as atividades de marketing dos concorrentes, mantendo sua marca à frente do mercado.
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Tela 32 |
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Para serem eficientes, as atividades promocionais devem estar coordenadas com o planejamento do produto, o estabelecimento de preços e a distribuição, que são os outros elementos do mix de marketing. A promoção é influenciada, por exemplo, pelo grau de distinção de um produto e pelo fato de seu preço estar acima ou abaixo do preço da concorrência. Um fabricante ou intermediário deve também considerar sua interdependência promocional com outras empresas que fazem parte do canal de distribuição. A promoção também deve contribuir para o plano estratégico global de uma empresa. As diversas
atividades de comunicação como venda pessoal, propaganda,
publicidade e outras devem formar um programa promocional coordenado com
o plano de marketing global da empresa. Em muitas empresas, essas atividades
são fragmentadas, o que pode trazer sérias consequências.
Composto Promocional
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2 - Atividades de Comunicação Inúmeras são as atividades de comunicação disponíveis aos gestores, sendo as principais:
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Tela 34 |
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b) Promoção de vendas - refere-se aos incentivos em curto prazo para encorajar a experimentação ou a compra de um produto ou serviço. No Brasil, a promoção de vendas é muito confundida com propaganda, merchandising e até mesmo com simples descontos de vendas. A promoção de vendas é definida, por Cobra (1990), como "qualquer atividade concernente a promover vendas, que não seja do tipo face a face, mas que frequentemente inclua também a propaganda. Para o marketing de consumo, é usada para abranger qualquer gasto abaixo da linha de propaganda, e tem ligação direta com o merchandising de loja". Essa definição sugere atividades de Marketing diferentes da venda pessoal, como espetáculos e exposições, concursos, prêmios, brindes, jogos, selos e cupons e vários outros esforços de vendas não-comuns e não-rotineiros. Os tipos de promoção de vendas podem ser determinados de acordo com: |
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Tela 35 |
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Na promoção de venda direta, podemos citar, como exemplo, as seguintes modalidades: Já na promoção de venda indireta, temos as seguintes modalidades:
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Tela 36 |
| A promoção
de vendas pode auxiliar o revendedor e o consumidor final em alguns aspectos,
mas em outros não. |
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Tela 37 |
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c) Venda pessoal - refere-se à interação direta com um ou mais compradores potenciais com o propósito de fazer apresentações de vendas, responder a dúvidas e tirar pedidos. A venda pessoal possui três benefícios:
As ferramentas mais utilizadas nas vendas pessoais são:
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Tela 38 |
| d) Relações públicas - compreendem uma ampla variedade de esforços de promoção, visando a formação de atitudes e opiniões favoráveis, a uma organização e a seus produtos. Ao contrário da maior parte da propaganda e da venda pessoal, as relações públicas não incluem uma mensagem específica de venda. Os alvos podem ser clientes, acionistas, um órgão governamental ou um grupo de interesse especial. As relações públicas podem assumir muitas formas, incluindo boletins informativos, relatórios anuais, lobbying e apoio a obras de caridade e eventos cívicos.
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Tela 39 |
| e) Publicidade - é uma forma especial de relações públicas que envolve as novidades de uma organização ou de seus produtos. Como a propaganda, a publicidade contém uma mensagem impessoal que alcança uma audiência de massa pela mídia. Entretanto, diversos aspectos diferenciam a publicidade da propaganda: ela não é paga, a organização que é objeto da publicidade tem pouco ou nenhum controle sobre ela e é vista como novidade e, portanto, tem maior credibilidade que a propaganda. As organizações buscam uma boa publicidade e frequentemente fornecem o material para ela, sob a forma de comunicados à imprensa, entrevistas coletivas e fotografias. Quando a foto do Diretor-Presidente de uma empresa aparece na capa de uma importante publicação comercial e é acompanhada por um artigo lisonjeiro, esse fato pode ser atribuído aos esforços do departamento de relações públicas dessa companhia. Há, também, é claro, a publicidade negativa, que as organizações tentam evitar ou modificar.
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Tela 40 |
| f) Marketing direto - uso de correio, telefone, fax, e-mail e outras ferramentas de contato impessoal para comunicar ou solicitar resposta direta de consumidores atuais e potenciais. Dentre suas características temos:
Como ferramentas utilizadas no marketing direto, temos:
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Tela 41 |
O que diferencia o merchandasing de técnicas como a promoção de vendas é o fato de geralmente comunicar o produto no seu próprio local de venda.
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Tela 42 |
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Resumo Como variável controlável do esforço de Marketing, a promoção envolve as atividades voltadas para promoção, divulgação e comunicação dos produtos, serviços e estratégias empresariais aos mercados-alvo, visando aumentar as possibilidades de que a sequência planejada de vendas ocorra com eficiência, constância e uniformidade. A promoção, sob qualquer forma, tem como objetivo influenciar os sentimentos, as crenças e o comportamento do consumidor. Como elemento do mix de marketing, a promoção serve para informar, persuadir e lembrar o mercado de um produto e/ou da organização que o vende. Inúmeras são as atividades de comunicação disponíveis aos gestores, sendo as principais: Propaganda, Promoção de vendas, Venda pessoal, Relações Públicas, Publicidade, Marketing Direto, Merchandising. |
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| Unidade 5 | Módulo 2 | Tela 43 |
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1 - Desenvolvendo o composto promocional Para que
o esforço promocional desenvolvido por uma empresa seja bem sucedido,
atingindo bons resultados mercadológicos, este deverá resultar
da combinação estratégica das atividades de promoção
como: propaganda, publicidade, promoção de vendas, vendas
pessoais, marketing direto e merchandising.
Assim, a promoção tem por objetivo estimular a demanda de um produto, a regularização de uma demanda cíclica e a adaptação ou a diminuição de uma demanda. |
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Tela 44 |
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Quando se
fala em composto promocional, devem ser considerados alguns fatores importantes
para o seu desenvolvimento, como: |
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Tela 45 |
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Para maior eficácia do programa de comunicação, o comunicador de marketing deverá:
De maneira geral, o composto de marketing global, não apenas o composto promocional, deve ser administrado para transmitir e definir o posicionamento estratégico pretendido pela empresa. Assim, o estilo e o preço do produto, a forma e a cor da embalagem, o comportamento e o traje do vendedor, o local da empresa, seus impressos - tudo isso deverá ser projetado de forma que comunique algo aos compradores. |
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Tela 46 |
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2 - Projeto de Promoção Projetar um composto de promoção eficiente envolve decisões estratégicas. Quatro fatores
devem ser levados em consideração quando se determina o
composto promocional:
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Tela 47 |
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a) Mercado-alvo. Como na maioria das áreas do marketing, as decisões sobre o mix de promoção serão influenciadas pela audiência ou mercado-alvo. Pelo menos quatro variáveis afetam a escolha de um método promocional para um determinado mercado: b) Natureza do produto. As diversas características do produto influenciam a estratégia promocional. As mais importantes são: |
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Tela 48 |
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c) Estágio
do produto no Ciclo de Vida. As estratégias de promoção
são influenciadas pelo estágio no ciclo de vida do produto.
Quando um novo produto é introduzido, os compradores potenciais
devem ser informados sobre sua existência e benefícios e
os intermediários devem ser convencidos a trabalhar com ele. Assim,
tanto a propaganda (para os consumidores) quanto a venda pessoal (para
os intermediários) são cruciais no estágio introdutório
de um produto. Na introdução, um novo produto pode também
ter uma característica de novidade, oferecendo excelentes oportunidades
para a publicidade. Mais tarde, quando um produto torna-se bem-sucedido,
a concorrência intensifica-se e uma maior ênfase é
colocada na propaganda persuasiva. |
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Tela 49 |
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3 - Tipos de Estratégia As empresas podem direcionar seu composto promocional para intermediários e/ou consumidores finais. Um programa promocional voltado primariamente para os intermediários é chamado de estratégia de empurrar e um programa promocional voltado para os usuários finais é uma estratégia de puxar. a) Estratégia
de Empurrar Uma estratégia de empurrar geralmente envolve muita venda pessoal e promoção de vendas, incluindo concursos entre o pessoal de vendas e displays em feiras comerciais. Essa estratégia promocional é apropriada para muitos fabricantes de produtos empresariais, bem como para diversos bens de consumo.
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Tela 50 |
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b) Estratégia
de Puxar Os varejistas
sentem-se pouco motivados a conceder espaço nas prateleiras a pequenas
variações das marcas existentes, a menos que tenham a certeza
de que o produto vai vender. Assim, os fabricantes de bens de consumo
embalados, com frequência, utilizam uma estratégia de puxar
para conseguir que novos produtos sejam estocados nas prateleiras dos
supermercados.
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Tela 51 |
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4 - Campanhas
Promocionais Tendo examinado os fatores que influenciam o composto de promoção, é interessante voltar a atenção para a campanha de comunicação. Ao planejar o programa de comunicação a empresa deve pensar em termos do conceito da campanha. Embora o termo campanha esteja, na maioria das vezes, ligado à propaganda da comunicação, ele deve compreender todo o programa de comunicação. Desenvolver uma campanha implica coordenar a propaganda, venda pessoal, promoção de venda, relações públicas e publicidade de uma empresa, para alcançar um objetivo. As empresas podem conduzir muitos tipos de campanhas de comunicação e ainda fazer alguns simultaneamente. Dependendo dos objetivos e recursos disponíveis, a empresa pode ter campanhas locais, regionais, nacionais e internacionais, todas ocorrendo ao mesmo tempo. A empresa pode, ainda, ter uma campanha direcionada aos consumidores e outra aos atacadistas e varejistas. |
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Tela 52 |
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b) Definição de uma Campanha A campanha de comunicação começa com um objetivo. Para ser bem-sucedida, a campanha de comunicação deve oferecer aos clientes recursos que possam resolver seus problemas, satisfazer seus desejos e atingir seus objetivos. A campanha gira em tomo de um tema ou ideia central. Com o tema estabelecido, cada um dos componentes do composto de comunicação precisa ser cuidadosamente associado a uma estratégia que é chamada de comunicação integrada de marketing. O último passo em uma campanha é avaliar os resultados. O resultado obtido deve ser comparado com o objetivo inicial proposto para a campanha, buscando-se determinar se o esforço de comunicação obteve sucesso. Infelizmente, na avaliação da comunicação é praticamente impossível separar precisamente os efeitos causados pela campanha daqueles que ocorreriam sem sua existência. Porém, comparando o custo da campanha com os resultados, a empresa pode avaliar se a campanha foi um sucesso ou um fracasso e identificar maneiras de melhorar esforços futuros.
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Tela 53 |
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c) Orçamento da Campanha Estabelecer orçamentos de promoção é tarefa extremamente desafiadora porque o gestor não tem padrões confiáveis para determinar quanto gastar do total em cada componente do composto de promoção. A empresa não pode determinar precisamente qual aumento nas vendas ou lucro será proveniente de cada despesa com promoção. Como resultado, em vez de uma medida geralmente aceita para ajustar orçamentos de comunicação, existem quatro métodos de definição de orçamento de promoção, comumente utilizados: a) porcentagem
da venda
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Tela 54 |
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Resumo Após
examinar os fatores que influenciam o composto de promoção,
volta-se a atenção para a campanha de comunicação.
Uma campanha compreende uma série de esforços coordenados
de comunicação em torno de um único tema, e planejado
para alcançar um objetivo específico em um período
de tempo definido. Estabelecer orçamentos de promoção é tarefa desafiadora porque o gestor não tem padrões confiáveis para determinar quanto gastar, no total, em propaganda ou venda pessoal, e quanto, do orçamento total, deverá alocar para cada componente do composto de promoção. A empresa não pode determinar com precisão qual aumento nas vendas ou lucro se deve esperar de cada despesa com promoção. Existem quatro métodos de definição de orçamento de promoção comumente utilizados: porcentagem da venda, fundos disponíveis, seguir a concorrência e orçamento por tarefa ou objetivo. |
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