A maioria dos estudiosos afirma que o líder deve ir além de"o que" e deixar claro para todos com que trabalha o "porquê", qual é o motivo pelo qual devem se esforçar. Bartlett e Goshal sugerem que o líder deve gerar "uma organização com a qual os membros possam se identificar, na qual compartilhem um senso de orgulho e com a qual estejam dispostos a se comprometer. Em suma, os gerentes seniores devem transformar os funcionários contratuais de uma entidade econômica em membros comprometidos com o propósito da organização."

Os administradores modernos têm adotado o conceito de visão. Karl Albrecht, autor de o Trem da Linha Norte, explica por que a visão é importante.

Albrecht deixa claro que a visão é mais do que uma simples convocação do tipo: "Vamos arrasar o concorrente, aumentar nossa fatia de mercado, duplicar os lucros. Ela é mais emocional do que analítica. É algo que toca o coração, não apenas a mente, é uma ... imagem compartilhada do que queremos que a empresa seja, ouse, se torne... que ... nos dá um ponto de apoio que objetiva uma futura orientação. A visão responde à pergunta: "Como desejamos que as pessoas queridas nos vejam?"

Essa visão é baseada em condições organizacionais, tais como: valores, missão, negócio e competências essenciais. A visão do futuro vem sendo uma ferramenta cada vez mais utilizada para reduzir a incerteza e construir o futuro organizacional. Apresenta normalmente as seguintes características:

 

  • compartilhada pela equipe
  • positiva e inspiradora
  • abrangente, mas derivada de um senso de direção


Copyright © 2010 AIEC..