2 - Visão e Vantagem Competitiva

A previsibilidade, a visão de futuro, tem atuado como uma vantagem competitiva para as empresas do mundo globalizado atual.

a) O estrategista visionário

No livro Feitas para Durar, Collins e Porras sugerem que as organizações que realmente sobreviveram por longo período, com desempenho impressionantemente superior a outras organizações, igualmente impressionantes em história mas sem o mesmo desempenho, têm uma característica em comum: tiveram como fundadores líderes visionários, que, além de uma visão clara do futuro, não ditavam as horas a cada momento, mas sim construíam o relógio para que todos soubessem as horas, mesmo na sua ausência.

A visão pode ser descrita como "um futuro realista, digno de crédito e atraente para sua empresa... uma ideia tão animadora que, na verdade, dá partida para o futuro, suscitando habilidades, talentos e recursos, uma clara indicação do caminho para todos que precisam entender o que é a empresa e aonde ela pretende chegar". É uma imagem mental que retrata um estado futuro desejável, um ideal ou um sonho ambicioso, capaz de:

 

  • levar as pessoas à ação;
  • dar significado às mudanças esperadas;
  • evocar uma imagem mental clara e positiva de um futuro esperado;
  • gerar orgulho, energia e um sentido de realização;
  • ser memorável, motivadora e idealista;
  • estabelecer padrões de excelência que refletem altos ideais;
  • inspirar o entusiasmo;
  • incentivar o compromisso;
  • dar energia às pessoas para transcenderem os resultados esperados.

Margareth Wheatley (1999), no livro Liderança e a Nova Ciência, fala sobre o impacto da visão como uma força invisível.



Copyright © 2010 AIEC..