3 - Competências Essenciais

No atual contexto competitivo, as competências essenciais surgem como mais um fator para diferenciar a empresa de seus concorrentes.

a) O que é uma competência essencial?

A competência essencial é um conjunto de habilidades específicas e tecnologias integradas, e não uma única habilidade ou tecnologia, que distingue a empresa de suas concorrentes. Por exemplo, a produção de ciclo rápido da Motorola, que minimiza o hiato entre um pedido e o atendimento ao cliente, baseia-se numa gama de habilidades, tais como: produção flexível, sistemas sofisticados de entrada de pedidos, gerência de estoque e gerência de fornecedores. A competência da Federal Express, em entregas de embalagens, baseia-se na integração da tecnologia de código de barras, comunicações sem fio, gerência de redes e programação linear.

A integração de habilidades específicas, e não a sua soma, é a marca de autenticidade das competências essenciais. Portanto, é pouco provável que uma competência essencial se baseie inteiramente em um único indivíduo ou em uma pequena equipe: ela deve estar disseminada por todos ou por grande parte dos funcionários.



Copyright © 2010 AIEC..