É a partir do século XIX que o desenvolvimento das ciências da natureza começa a discutir, em nível científico, os fatos humanos. Com isso, a tendência das ciências humanas é desvincular-se do pensamento filosófico que, durante muito tempo, permeou seu campo de trabalho.

Percebe-se que as ciências humanas, incluindo-se a Psicologia, inicialmente tentaram aproximar-se de uma metodologia utilizada pelas ciências naturais .E ao final do século XIX, procuram desenvolver metodologias capazes de atender às especificidades de seu objeto de estudo: o SER HUMANO e suas interfaces.

A grande dificuldade das ciências humanas, em relação às demais, é o fato de ela ter como objeto de estudo o próprio ser que pensa e conhece. Enquanto as demais ciências têm como objeto de estudo algo que está fora do sujeito que estuda, nas ciências humanas, sujeito e objeto se confundem em sua especificidade.

Os aspectos da sistematização metodológica constituem outro fator a considerar. Como analisar um ser que está exposto a fenômenos de ordem social, política, econômica e psíquica e cuja influência acaba determinando padrões de comportamento nesse mesmo ser?



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