Outro ponto a considerar é a previsibilidade. Se a hipótese levantada for verdadeira, o cientista tem como descrever o que poderá acontecer, em situações semelhantes à estudada.

Supondo-se que pesquisadores descobriram que o álcool aumenta os acidentes de trabalho, há a possibilidade de constatar-se que o uso indiscriminado de drogas lícitas ou ilícitas, que causem efeitos similares ao do álcool, pode conduzir ao mesmo resultado.

O controle nas pesquisas psicológicas tem como finalidade aplicar conhecimentos para resolver problemas práticos.

Por exemplo, se o álcool contribui para o aumento de acidentes, de que forma podem ser controladas condições tão comprometedoras para a integridade humana?


Em algumas situações, é possível estender-se o controle para outros tipos de drogas que gerem comportamentos semelhantes ao produzido pelo álcool. Adquirir controle nesse caso pode significar a conscientização das pessoas por meio de palestras, debates, treinamentos, orientações adequadas com o devido encaminhamento a setores especializados para tratamento.

Essa tomada de atitude mostra que as condições que produziram o problema foram delimitadas e isso orienta a conduta do pesquisador para continuar suas investigações.

Mas de que maneira o pesquisador faz isso?



Copyright © 2010 AIEC..