3. Behaviorismo

O movimento behaviorista, ou comportamentalista, nasceu com John Watson (1878- 1958) e teve grande impulso com o psicólogo americano B. F. Skinner (1904-1990). Esse movimento acreditava que os psicólogos deveriam estudar os comportamentos observáveis utilizando métodos objetivos que pudessem medir tais observações. Entre as características dessa escola destacam-se:


• abandono do método introspectivo, com valorização de métodos objetivos;
• a experiência exerce uma influência muito grande sobre o comportamento, portanto há necessidade de investigar melhor os processos de aprendizagem;
• ênfase no estudo da relação entre o ambiente (estímulos) e o comportamento (respostas);
• preocupação com a descrição, explicação, predição e controle do comportamento.
• estudo do comportamento de animais infra-humanos, pois são mais fáceis de entender, para só depois replicar para organismos mais complexos.

O behaviorismo influenciou fortemente a Psicologia Moderna assim como o meio administrativo. Os princípios do Taylorismo estão fundamentados no condicionamento humano: um desempenho humano no trabalho pode ser modificado por meio de reforçamento para levar o indivíduo a se comportar dentro dos padrões esperados pela organização.
Vários aspectos do ambiente organizacional são estudados a partir dos conhecimentos behavioristas como o processo decisório, liderança, motivação, além do próprio comportamento organizacional.


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