5 - A psicologia organizacional e suas tendências

A psicologia organizacional surgiu no século XX, quando dois psicólogos experimentais, Hugo Münsterberg (1863-1916) e Walter Dill Scott (1869-1955), iniciaram a aplicação de recursos de psicologia para resolver problemas em organizações.

O estudo desenvolvido por Frederick Winslow Taylor (1856-1915), que buscava soluções para tornar o trabalho mais eficiente, surgindo assim a chamada administração científica e a organização do trabalho para produção em massa pode ser considerado como uma das principais influências no campo da psicologia organizacional.

Henry Ford, empresário americano do ramo automobilístico, introduziu as ideias de Taylor na fabricação de automóveis, com a fragmentação das tarefas na linha de montagem facilitando o controle da produção por parte dos supervisores. Surgiu então uma série de pesquisas para simplificar movimentos do trabalho visando à eficiência. Nesse período, novos equipamentos e maquinários foram concebidos para facilitar essa eficiência e muitos estudos sobre a fadiga e a monotonia dos trabalhos repetitivos foram desenvolvidos pela Psicologia.

O filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, surgiu como uma crítica direta às ideias de Taylor e Ford, ao tratar o homem como uma máquina e sem controle do seu próprio processo de trabalho.



Copyright © 2010 AIEC..