2 - Concepções de Ciência

Para uma compreensão mais ampla do significado da ciência, não basta entender sua definição ou conhecer sua perspectiva atual. Temos que percorrer o caminho histórico que deu origem à representação hoje construída pela sociedade.

As principais concepções de ciência têm sido caracterizadas, historicamente, como:

  • racionalistas;
  • empiristas;
  • construtivistas.

A concepção racionalista usa a matemática como modelo de objetividade. Inicia-se com os gregos e se estende até o final do séc. XVII, enfocando que a ciência é um conhecimento racional, dedutivo e demonstrativo.

Nesta concepção, a ciência "é a unidade sistemática de axiomas, postulados e definições que determinam a natureza e a propriedade de seu objeto, e de demonstrações, que provam as relações de causalidade que regem o objeto investigado". CHAUÍ (1999: 252).

O objeto científico é matemático porque a realidade possui uma estrutura matemática. Portanto, "as experiências científicas são realizadas apenas para verificar e confirmar as demonstrações teóricas e não para produzir o conhecimento do objeto, este é conhecido exclusivamente pelo pensamento". CHAUÍ (1999: 252).



Copyright © 2010 AIEC.