Método dialético - A dialética concebe a realidade humana e social como produto de lutas e conflitos que determinam transformações constantes. Sua proposta metodológica, em consequência, destaca quatro princípios ou "leis" fundamentais:
  1. Unidade e luta dos contrários - A contradição, que é universal e está instalada no interior de todas as coisas materiais e espirituais, é o motor das transformações. Os elementos contraditórios coexistem de maneira que um não têm condições de existência sem a presença do outro;
        
  2. Princípio da mudança qualitativa - O acúmulo de mudanças quantitativas num dado momento produz transformações qualitativas;
        
  3. Princípio da totalidade - O método dialético considera que na natureza e na sociedade os fenômenos se relacionam, formando uma totalidade. Significa dizer que as partes não podem ser entendidas isoladamente umas das outras e sim interrelacionadas, determinando, dessa forma, a própria totalidade;
        
  4. Princípio da negação da negação - "Lei" que concebe a realidade como um constante vir a ser, isto é, está sempre em construção e transformação. A oposição entre tese e antítese gera uma síntese que, por sua vez, representa uma nova tese, que entra em contradição com uma nova antítese, produzindo assim, uma nova síntese que também é provisória. Trata-se de um constante movimento em espiral.

Método fenomenológico - A maior contribuição da fenomenologia para o método das ciências sociais é conceber que o significado do objeto de conhecimento está na consciência do sujeito, que o carrega de sentido. O objeto não é um dado com existência objetiva própria, ele é para quem o conhece, o que significa que, para a concepção fenomenológica, tudo o que conhecemos depende fundamentalmente da atividade da consciência.



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