| Unidade 4 | Módulo 1 | Tela 1 |
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1 - Metodologia A proposta de metodologia de uma pesquisa compreende a descrição do processo de coleta e de análise dos dados. Ou seja, o pesquisador mostra como será efetuada a pesquisa e como os dados serão coletados e analisados, seguindo o rigor do método científico.
O pesquisador define inicialmente o tema, o problema e as hipóteses de pesquisa, efetua um completo levantamento do conhecimento já existente sobre o tema (revisão bibliográfica), relatando as contribuições mais relevantes e pertinentes, as hipóteses, objetivos e, finalmente, a metodologia do estudo.
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Na metodologia, o pesquisador tem que:
A metodologia apresenta os meios para testar as hipóteses formuladas para resolver o problema de pesquisa. Deve satisfazer as seguintes condições:
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É na descrição da metodologia que o pesquisador deve identificar o processo de organização da coleta dos dados. Somente após cumprir os requisitos do marco teórico da pesquisa, por exemplo, formulação do problema e hipóteses de pesquisa, identificação de fontes potenciais de informações, especificação de conceitos, indicadores e variáveis e previsão dos instrumentos necessários ao processo de pesquisa, é que se volta para a reflexão em torno do marco empírico. Por meio da descrição metodológica, outro pesquisador terá a possibilidade de repetir o estudo. É preciso justificar necessidade de realizar o estudo, explicitando os argumentos sobre o interesse e importância da pesquisa.
É na metodologia que o pesquisador deverá indicar o tipo de estudo e os procedimentos referentes ao processo de coleta e análise dos dados. Nesta perspectiva, é importante que seja mostrado, de forma clara e consistente, o tipo de estudo, as etapas e os meios de realização da pesquisa. O leitor deve ser informado sobre o tipo de pesquisa que será realizado, sua conceituação e justificativa. |
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2 - Marco Teórico O projeto de pesquisa compõe-se, basicamente, de um marco teórico e de um marco empírico, os quais buscam responder às seguintes perguntas:
O marco teórico indica:
O marco empírico indica:
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3 - Tipos de Pesquisa A Pesquisa pode ser tipificada de duas formas: quanto aos fins ou objetivos e quanto aos meios ou procedimentos de coleta. 1. Quanto aos fins ou objetivos, a pesquisa pode ser:
2. Quanto aos meios de investigação ou procedimentos de coleta, pode ser:
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4 - Questões de Pesquisa Na investigação, devem ser buscadas respostas para as seguintes questões:
Após a coleta das informações, têm-se as etapas de análise e interpretação dos dados, para, a seguir, serem feitas as devidas conclusões e recomendações. O pesquisador deve especificar as ações da pesquisa em um "Cronograma de Atividades" no qual são mostradas as atividades nos meses e anos de sua realização e, no "Orçamento", relacionar atividades e seus respectivos custos, pois qualquer trabalho exige o necessário suporte financeiro. Logo, é necessário que sejam visualizados os custos previstos para cada etapa conforme constam do cronograma de ação.
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Resumo O método científico tem requisitos de forma e de conteúdo. Assim como os enfoques teóricos, os empíricos complementam a investigação científica. O marco empírico da investigação apresenta-se como de grande relevância à chamada metodologia, ou seja, como é desenvolvida a pesquisa. Requisitos do controle da realidade, desde a observação até os instrumentos e técnicas de pesquisa são observados. Na metodologia são também explicitadas as estratégias de coleta e análise das informações. Instrumentos de coleta de dados como questionários, estudos de casos, observação participante, dentre outros, são, na metodologia, devidamente justificados. |
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| Unidade 4 | Módulo 2 | Tela 8 |
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1 - Elaboração de Questionários
O Questionário é elaborado após a definição das etapas e de acordo com os objetivos da pesquisa. Ao elaborar o questionário, o pesquisador deve estar atento ao problema, às hipóteses e às variáveis. O questionário deve conter uma introdução que explique os objetivos da pesquisa, a forma de preenchimento e o tempo necessário para fazê-lo.
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Depois da elaboração do questionário, é imprescindível a realização do pré-teste, tendo em vista verificar o tempo e a compreensão das perguntas pelos entrevistados. Ou seja, o pré-teste mostrará a clareza e precisão dos termos, a quantidade de perguntas, a forma e ordem das perguntas. Após a aferição do questionário pelo pré-teste, o pesquisador fará as devidas correções e aplicará definitivamente o questionário. Pode ser aplicado diretamente pelo entrevistador, por entrevistadores devidamente treinados ou enviado pelo correio, fax e mais recentemente por meio da Internet. Ao mesmo tempo em que o entrevistador aplica o questionário, ele estará usando a observação participante, e deve anotar as informações coletadas. Quando possível, é importante o questionário ser aplicado por um mesmo entrevistador em toda a amostra. |
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2 - Estudo de Caso A estratégia de estudo de caso é uma das diversas maneiras de se efetuar pesquisa em ciência social. O Estudo de caso é uma categoria de pesquisa cujo objeto é uma unidade, uma instituição, uma empresa que se analisa profundamente. Consiste em uma técnica de investigação empírica, que segue procedimentos específicos e tem o seu próprio planejamento de pesquisa. Pode ser complementado por outros tipos de estudos: o exploratório e o descritivo. O Estudo de Caso só deve ser aplicado nas seguintes circunstâncias:
O estudo de caso é adequado para ser usado com uma ampla variedade de evidências, como: documentos, entrevistas e observações. Como exemplo do uso do estudo de caso, tem-se: a pesquisa em administração; sociologia; psicologia; estudos sobre organizações; dentre outros. |
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As preocupações sobre o estudo de caso são:
Em resumo, o estudo de caso é uma estratégia de pesquisa que busca:
Neste sentido, o estudo de caso não representa uma amostra, a meta do pesquisador é expandir as generalizações teóricas e não enumerar frequências estatísticas, portanto é uma pesquisa qualitativa. |
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No estudo de caso, cinco componentes do planejamento da pesquisa são importantes:
O estudo de caso tem como finalidade o conhecimento aprofundado de uma determinada situação no mundo real. Obter informação minuciosa e confiável sobre o funcionamento de determinado fenômeno social e registrar o que acontece no caso estudado, com o objetivo de levantar um grande número de informações. |
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A investigação científica, em geral, pressupõe o seguinte:
Observe três situações relacionadas às estratégias mais comuns de pesquisa, que são utilizadas nas ciências sociais.
Fonte: YIN, R. K. Case Study Research: Design and Methods. London: Sage Publications. 1988, 166 p. |
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3 - Observação Participante Na observação
participante, o pesquisador deve evitar qualquer interrupção
no curso dos eventos em análise, esforçar-se para coletar
a maior base de informações e interpretá-las à
luz do objeto da sua investigação.
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A observação participante não tem tido uma definição clara nas ciências sociais, ela também é identificada por alguns autores como observação de campo, observação qualitativa, observação direta e pesquisa de campo. As anotações do entrevistador podem ser:
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4 - Método Histórico Método histórico refere-se à compreensão do presente a partir do estudo do passado. Constitui-se em uma estratégia sistemática e objetiva, para localizar e interpretar evidências para compreender o passado, o presente e apontar tendências para o futuro. O passado pode ser estudado de duas maneiras:
Os vestígios da história podem ser:
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A principal tarefa do investigador é examinar os testemunhos existentes para determinar o seu valor como elementos de juízo relativos ao passado. O historiador responde às seguintes indagações na sua investigação:
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| Os princípios da conduta social e as ciências da natureza podem contribuir para confirmar proposições do passado. Isto se deve ao fato de que a história humana é mais complexa, e inclui outros fatores além da história. Tratando-se da história, não é possível formular teorias com a mesma precisão das ciências naturais, assim como não é fácil explorá-las dedutivamente, pois não podem ser verificadas ou refutadas na forma definida. O historiador deve fazer uma seleção criteriosa de seu material. É impossível escrever uma história que esgote todos os aspectos de um tema. Deverão ser selecionadas as personagens principais, os argumentos políticos e os fatores econômicos e sociais.
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| No caso de elementos de juízo, eles são classificados de duas maneiras:
Nesta perspectiva, as conclusões não são exatas, ao contrário, são incertas. Finalmente, o objetivo do historiador é não só conhecer a crônica do passado, senão também compreender as suas consequências. O método histórico não é válido para fins de previsão. Vantagens do método histórico: evita a interação entre o pesquisador e o objeto que está sendo investigado - diminui a possibilidade de "bias". São desvantagens do método histórico:
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5 - História Oral A utilização da técnica de história oral na produção de documentos históricos é relativamente recente, embora tenha tomado um grande impulso na década de sessenta nos Estados Unidos. É uma técnica complexa e muito ampla; objetiva compreender o que é relevante e significante para o entendimento da sociedade e que não é possível de ser coletado com os dados existentes. A história
oral oferece um meio para a gravação e preservação
de fontes pessoais para preencher as lacunas dos documentos escritos.
Ela não é inovação moderna, é antiga,
o que é nova é a gravação magnética,
usada em larga escala para capturar os relatos reais.
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| Por basear-se no depoimento pessoal e na memória, a história oral está sujeita a críticas quanto à validade dos dados por ela obtidos: É, por definição, um depoimento parcial porque se fundamenta no depoimento de um ator social. Esse ator transmite a sua versão dos acontecimentos, sua visão pode ser deturpada e enganadora pela força de sua ideologia, ou mesmo pode ser mentirosa. Como se funda na memória do depoente, e sendo a memória humana falha e deficiente, os acontecimentos ou impressões relatadas podem ser distorcidos, episódicos, deslocados ou ter elementos omitidos. A história oral, a história de vida e a entrevista não podem ser vistas como peças individuais, mas em termos do conjunto de depoimentos que informam o todo de um determinado projeto de pesquisa. Pode-se afirmar que a história oral é uma técnica de coleta de dados baseada no depoimento oral que tem por finalidade o preenchimento de lacunas existentes nos documentos escritos; é interdisciplinar; é caracterizada como uma técnica e como instrumento de captação de dados. A utilização da técnica da história oral pressupõe, primeiramente, a existência de um programa de reconstituição histórica sobre algum tema específico, preferencialmente, vinculado a alguma instituição. A história oral é guiada por uma ou algumas interrogações e algumas hipóteses inscritas em uma dada problemática. |
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O pesquisador deve se tornar o mais discreto possível diante do autor e seu relato, evitar qualquer intervenção que possa desviar do tema. A narração deve ser devidamente registrada e depois transcrita. Algumas orientações importantes para o uso da história oral
Cada uma das técnicas tem suas vantagens e desvantagens, dependendo dos objetivos da sua pesquisa, do tipo de questões que se deseja elaborar, do tipo de controle que o pesquisador deseja desenvolver e do foco da pesquisa, sobre os aspectos contemporâneos ou históricos. Concluindo: a boa pesquisa deve abranger, dentre outros, os seguintes pontos:
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6 - Revisão e Codificação dos Dados A revisão dos dados deve ser feita ainda no campo, no momento da coleta e imediatamente após a conclusão da coleta, aproveitando as informações presentes na sua memória. Pois, caso necessário, o pesquisador pode voltar a campo e refazer a coleta. Este processo de revisão conduz à codificação dos dados, enquanto operação de organização do material coletado. Nem todas as informações podem ser codificadas por meios quantitativos e computacionais. As respostas descritivas e a pesquisa qualitativa exigem uma atenção especial do pesquisador. No processo de codificação dos dados, o pesquisador deve prever códigos para traduzir as informações e deve codificar os seus comentários.
É muito comum o pesquisador perder algumas informações, seja porque algumas entrevistas não foram realizadas, ou por não ter todas as perguntas respondidas, no caso de questionários. |
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Resumo O método científico exige para o seu pleno exercício requisitos de forma e de conteúdo, assim como os enfoques teóricos e os empíricos. No chamado marco empírico da investigação, apresenta-se, como de grande relevância, a metodologia, ou seja, como é desenvolvida a pesquisa. Requisitos do controle da realidade, desde a observação até os instrumentos e técnicas de pesquisa, são observados. Aqui, são explicitadas as estratégias de coleta e análise das informações. Instrumentos de coleta de dados como questionários, estudos de casos, observação participante, dentre outros, na metodologia devidamente justificados. Os dados oriundos da investigação científica devem sofrer tratamentos e adaptações a fim de torná-los compreensíveis e passíveis de análises. Por sua vez, a investigação científica em seu conteúdo teórico e metodológico transforma-se em um projeto de pesquisa. É como um projeto de pesquisa que o investigador transforma os imperativos do método científico em estratégia de trabalho na sua atividade laborial. Embora com nomenclaturas distintas, os componentes do projeto de pesquisa devem absorver os elementos do método científico. Do mesmo modo, a comunidade científica utiliza-se de resenhas científicas como um veículo de comunicação entre os seus membros. A metodologia reflete o conteúdo do método científico. |
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