Resumo

O administrador é um profissional cuja formação é extremamente ampla e variada. Por isso, ele é um agente de mudança e de transformação das empresas, levando-as a novos rumos, novos processos, novos objetivos, novas estratégias, novas tecnologias, é também um agente educador no sentido de que, com sua direção e orientação, modifica comportamentos e atitudes das pessoas, é um agente cultural na medida em que, com seu estilo de administração, modifica a cultura organizacional existente nas empresas.

O sucesso de um administrador na vida profissional não está correlacionado com aquilo que lhe foi ensinado nas escolas, com o seu brilhantismo acadêmico, ou com o seu interesse pessoal em praticar seus conhecimentos. O conhecimento tecnológico da administração é importante, básico e indispensável, mas o sucesso depende, sobretudo, da personalidade e do modo de agir, ou seja, de suas habilidades interpessoais.

Gerentes eficazes vêm sendo descritos mais como treinadores do que como chefes. Espera-se que eles forneçam instruções, direção, conselhos e estímulos para ajudar os funcionários a melhorar seu desempenho no trabalho.

São 3 as habilidades gerais que o gerente deve demonstrar:

a) Capacidade de analisar maneiras de melhorar o desempenho para expandir as capacidades do empregado;

b) Capacidade de criar um clima de apoio;

c) Capacidade de influenciar empregados a mudar seus comportamentos.

As organizações permitem satisfazer diferentes tipos de necessidade dos indivíduos: emocionais, espirituais, intelectuais, econômicas etc. No fundo, as organizações existem para cumprir objetivos que os indivíduos isoladamente não podem alcançar em face das suas limitações individuais.


Copyright © 2010 AIEC