4)
Ênfase em uma Cultura Participativa e Democrática dentro
das Empresas
A participação das pessoas no processo de tomada de decisão,
a consulta contínua, as oportunidades de diálogo, as comunicações
diretas, os programas de sugestões, a utilização
de convenções e comemorações, a maior liberdade
na escolha das tarefas e dos métodos para executá-las,
os trabalhos em equipe, as opções de horários de
trabalho, os planos de sugestões e a disponibilidade de muitas
informações on-line estão levando as empresas
a uma administração consultiva e participativa, por meio
das quais as pessoas possam conviver dentro de uma cultura democrática
impulsionadora.
5)
Direção ao Cliente, seja ele Interno ou Externo
A Gestão de Pessoas está se voltando para o usuário.
Em consequência, os gerentes e empregados estão sendo orientados
para a satisfação dos clientes. O treinamento em qualidade
e produtividade é intensivo, obrigatório e cíclico
na maioria das empresas. A qualidade é reconhecida e premiada.
Os círculos de qualidade, os grupos multitarefa, as equipes,
as células de produção os times e comitês
são estimulados pelas empresas. O trabalho confinado e isolado
cedeu lugar ao trabalho em equipe.