4) Ênfase em uma Cultura Participativa e Democrática dentro das Empresas

A participação das pessoas no processo de tomada de decisão, a consulta contínua, as oportunidades de diálogo, as comunicações diretas, os programas de sugestões, a utilização de convenções e comemorações, a maior liberdade na escolha das tarefas e dos métodos para executá-las, os trabalhos em equipe, as opções de horários de trabalho, os planos de sugestões e a disponibilidade de muitas informações on-line estão levando as empresas a uma administração consultiva e participativa, por meio das quais as pessoas possam conviver dentro de uma cultura democrática impulsionadora.

5) Direção ao Cliente, seja ele Interno ou Externo

A Gestão de Pessoas está se voltando para o usuário. Em consequência, os gerentes e empregados estão sendo orientados para a satisfação dos clientes. O treinamento em qualidade e produtividade é intensivo, obrigatório e cíclico na maioria das empresas. A qualidade é reconhecida e premiada. Os círculos de qualidade, os grupos multitarefa, as equipes, as células de produção os times e comitês são estimulados pelas empresas. O trabalho confinado e isolado cedeu lugar ao trabalho em equipe.



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