Práticas quanto ao envolvimento e comprometimento dos funcionários:


  • Existem e são usadas muitas oportunidades de diálogo com as pessoas.
  • São amplamente utilizadas as práticas do gerenciamento por objetivos participativos.
  • Pesquisa de satisfação dos empregados é considerada instrumento fundamental pelos gestores.
  • Pesquisas de satisfação dos empregados e dos clientes fundamentam os planos de Gestão de Pessoas.
  • Empresa e funcionários ganham os programas de sugestões, os quais são efetivamente utilizados pelos funcionários e premiados pelas empresas.
  • Trabalho em equipe, como os círculos de qualidade, os grupos de trabalho, times e comitês são amplamente utilizado nas empresas.
  • Têm estruturas enxutas com poucos níveis hierárquicos e o empowerment é fortemente utilizado.
  • As comunicações diretas são estimuladas por programas como portas abertas, entrevistas e reuniões programadas.
  • A comunicação escrita é estimulada via jornais e murais.

Na área de treinamento dos funcionários, as práticas comuns são:



• As decisões sobre educação e treinamento são compartilhadas entre funcionários e gerentes, levando em conta as necessidades dos funcionários e dos negócios.

• Os novos funcionários passam por um processo formal de integração e são treinados nos processos de qualidade.

• O treinamento gerencial é intensivo. O gerente é multiplicador.

• Existem treinamentos em habilidades específicas nos cargos, e os gerentes assumem o treinamento on the job.

• Além do treinamento, a educação dos funcionários é apoiada e fortemente estimulada.

• Os gerentes assumem o papel de treinadores, ao passo que os funcionários são conscientes da importância do seu autodesenvolvimento.



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