É preciso que as pessoas sejam profissionais empreendedores, homens e mulheres de negócios e não só especialistas em pessoas ou em outras áreas. É preciso ter o foco no negócio da organização.

É importante saber responder aquelas conhecidas perguntas:

• Qual é o negócio?

• Quem são os clientes? E as suas necessidades?

• Quais são os produtos que devem ser produzidos para atender a satisfação dos clientes?

• Quais são os indicadores de eficácia a serem utilizados para medir a eficácia do pessoal da empresa?

• Quais são os referenciais para a excelência? (se necessário aplicar a técnica de benchmarking)

Fonte: COSTA, Tarcísio Diniz. Coord. Qual é o Futuro para a Área de Recursos Humanos nas Empresas? São Paulo: Makron Books, 2000, p.28.

A seguir, deve-se definir, dentro da organização e com os fornecedores “quais são as atividades ou processos necessários para gerar os produtos — bens e serviços — definidos como necessidades dos clientes”, e quais são os indicadores de eficiência e respectivos referenciais de excelência.



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