5 - Princípios da remuneração baseada em competências e habilidades

O gráfico ilustra o que deve ser uma política correta e justa de remuneração baseada em competências e habilidades, e mostra quais elementos devem ser considerados:

Fonte: RESENDE, Enio. Remuneração e Carreira Baseadas em Competências e Habilidades. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed.: ABRH-Nacional, 1999, p. 21.

Tradicionalmente, os planos de cargos e salários só levam em conta os requisitos do cargo e o valor correspondente dos salários, influenciando as referências do mercado. Não consideram se os ocupantes dos cargos possuem os requisitos de competência e habilidades exigidos. Em vez disso, levam em conta o tempo de empresa e aqueles fatores vagos e subjetivos chamados de mérito ou desempenho, quase sempre fatores de comportamento ou conduta, tais como dedicação, assiduidade, cooperação e outros. Estes fatores são hoje considerados como obrigação contratual e não devem ter pagamento diferenciado no salário-base. Podem e devem ser estimulados e reconhecidos por meio de feedbacks de desempenho e de concessão de incentivos, não com salário fixo, por razões já apresentadas.


Copyright © 2010 AIEC