Resumo

O objetivo deste item é demonstrar a tendência natural para se valorizar e recompensar as pessoas no trabalho pela diferença de competências e habilidades. Essa preocupação surge da necessidade de estabelecer critérios objetivos e justos e que sejam mais adequados para valorizar, motivar e recompensar empregados.

Um critério mais adequado baseia-se em qualificação, capacitação e habilidades passa também pela questão da competitividade.

O estilo gerencial autocrata valorizou mais a disciplina e o comportamento do que os fatores relacionados com resultados: competências e habilidades. As empresas estavam mais interessadas em utilizar o plano para controlar a conduta dos funcionários do que em melhorar seu rendimento no trabalho. Os sistemas de avaliação de desempenho ou mérito, comumente atrelados a planos de cargos e salários, quase sempre eram compostos de fatores de condutas e comportamento, combinação que nunca deu certo.

Políticas e princípios mostram o posicionamento da empresa em relação ao assunto e constituem as diretrizes básicas para a elaboração e implemento dos planos. As organizações que reconhecem a importância de uma gestão competente do fator humano para alcançar seus objetivos de serviços e negócios, estarão sempre prontas a adotar esse posicionamento, se souberem definir com clareza e objetividade as políticas e os princípios referentes aos diversos aspectos da gestão de pessoas.

Os princípios básicos para administração de carreiras devem ser:

Carreira é responsabilidade do empregado. Deve ficar claro para todos os empregados que cabe a eles se interessarem pela evolução profissional e buscarem as qualificações e capacitações necessárias. Compete às organizações facilitarem isto com apoio e orientações;

As gerencias devem favorecer a evolução em carreira. Cabe à área de pessoal das empresas zelar para que isto aconteça, dando suporte às gerências para que possam recompor com agilidade suas equipes, evitando dificultar transferências e promoções;

Ser transparente e justo nos critérios de evolução em carreira. Os empregados aceitam melhor as limitações de crescimento em carreira quando conhecem as regras do jogo e verificam que a empresa é criteriosa e justa na sua aplicação.


Copyright © 2010 AIEC