Os três tipos de economia têm um fator interessante em comum. Mediante o aperfeiçoamento da produtividade, cada uma delas é capaz de manter um padrão mais alto de vida e uma população mais rica. Uma sociedade é mais rica que a outra, formando, assim, um círculo vicioso. Melhorias na produtividade são a força motriz na mudança para novas economias.

Na sociedade do conhecimento, o aumento da taxa de produtividade causa outras mudanças também. Aperfeiçoamento em produtividade libera trabalhadores para mudarem de emprego. Um corolário desta regra é que quanto mais rápido a taxa de produtividade aumenta e a economia cresce, mais rápida é a taxa de mudança (mais pessoas precisam mudar para novos empregos). O aumento da produção bem como a disseminação do conhecimento resulta numa elevação da taxa de mudança tecnológica, causando aumento da taxa de produtividade.

As ferramentas que incrementam a produtividade na nova economia do conhecimento são os computadores, telecomunicações avançadas, robótica, biotecnologia, ciências dos materiais, tecnologia a laser, tecnologia em energia.



Copyright © 2010 AIEC