Resumo

O mundo experimentou duas profundas mudanças na base da economia e da estrutura social. Na primeira grande etapa do desenvolvimento econômico, os homens passaram de uma economia tribal de caça e coleta para uma economia agrícola. Esta transição começou há aproximadamente 8000 anos e hoje está quase totalmente completa em todo o mundo, exceto algumas poucas sociedades primitivas, por exemplo, Bacia Amazônica e Nova Guiné. Na segunda grande etapa os homens passaram da economia agrícola para a economia industrial. Esta etapa teve início na Grã-Bretanha há 250 anos e difundiu-se pela Europa Ocidental, América do Norte e Japão no século XIX. A terceira etapa da história econômica e social dos homens é o desenvolvimento da economia e da sociedade baseada nos conhecimentos. Este processo começou nos EUA como no resto dos países industrializados – Canadá, Europa Ocidental e Japão. Suas variáveis críticas são informação e conhecimento.

A economia do conhecimento difere das predecessoras nos serviços, que são mais do que a produção de mercadorias, a forma dominante de emprego. É uma economia de processamento de informações, no qual computadores e telecomunicações são elementos fundamentais e estratégicos, porque produzem e difundem os principais recursos de informação e conhecimento. Pesquisa científica e educação são as bases da geração de riqueza. A organização econômica e social posse da informação, do conhecimento e na utilização do capital humano, que é centrada nas pessoas estudadas e especializadas.

Produtividade é a alavanca que move a economia para níveis mais elevados. Pode ser definida como a medida de bens e serviços que podem ser produzidos. Com o aumento da produtividade produz-se maior riqueza.

Características da Economia do Conhecimento:

  • automação do trabalho – atividades intensivas de manufatura, incremento da automação de uma gama de atividades de serviços;

  • crescimento generalizado na indústria de serviços, na saúde, educação, produção de software e entretenimento;

  • redução de tamanho das grandes empresas tanto de manufatura quanto de serviços, graças ao maior estímulo ao espírito empreendedor;

  • mudança na força de trabalho, com um crescimento acentuado da participação das mulheres (segmento de crescimento mais rápido da força de trabalho e também o que progride mais aceleradamente em termos de status econômico;

  • transformações demográficas substanciais causadas pela queda da taxa de natalidade e uma população mais velha;

  • substituição do centro geográfico da economia, antes centrada em matérias-primas e bens de capital para se concentrar em informações e conhecimentos, particularmente pesquisa e educação.


Com o mapeamento das necessidades e o tipo de conhecimento por atividade, é possível traçar a estratégia da empresa, e definir as ações que deve empreender no sentido de preencher as lacunas do conhecimento (a diferença entre o que é necessário para a realização do negócio e o disponível na organização).
A estratégia do conhecimento diz como sair do estágio atual, em termos de conhecimento, e atingir o conhecimento necessário para o sucesso nos negócios.

A estratégia do conhecimento diz como sair do estágio atual, e atingir o conhecimento necessário para o sucesso nos negócios.

Os mapas do conhecimento são, assim, um guia para as empresas da sociedade do conhecimento. Eles possibilitam uma gestão mais eficaz do principal fator de produção da nova economia: o conhecimento.



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