a) Com
o barateamento dos transportes tornou-se possível fabricar
produtos num país e buscar pelo mercado consumidor em qualquer
lugar do planeta (atualmente, o transporte de uma mercadoria aumenta,
em média, de 4% a 10% o seu custo final);
b) as novas tecnologias de comunicação possibilitam
a comercialização entre fornecedores e clientes situados
em pontos opostos do planeta;
c) os sistemas informatizados possibilitam que uma mesma empresa possua
unidades fabris ou organizacionais em locais diferentes. Neste sentido,
a globalização tem modificado a ordem internacional
de produção de bens e serviços e, com isso, o
conceito de produto nacional.
d) A indústria de computadores Compaq, tida como americana,
usa em seus produtos componentes vindos de vários outros países
como a China, Taiwan, Cingapura, Coreia, Japão, Vietnã
e, até mesmo, dos Estados Unidos. O planejamento de marketing,
o gerenciamento e os projetos da Nike são feitos por 9.000
funcionários que trabalham nos EUA, contudo, a produção
física do sapato é feita por 75.000 funcionários
que trabalham em várias outras empresas situadas fora dos EUA.