5 - Uma pesquisa sobre as características dos empreendedores

Fernando Dolabela apresenta em seu livro, “O Segredo de Luiza”, uma síntese das principais características dos empreendedores, baseado nas pesquisas elaboradas por Timmons, em 1994, e Hornaday, em 1982.

As pesquisas de Timmons constataram ainda os seguintes fatos relativos a empreendedores e empreendimentos:


É possível aprender a ser empreendedor!

  • a capacidade criativa de identificar e aproveitar oportunidades vem depois de anos de experiência, tempo que propicia um reconhecimento de padrões. O empreendedor acumula habilidades, conhecimentos (know how), experiências e contatos com o decorrer do tempo;
  • o reconhecimento da diferença entre idéia e oportunidade é fator fundamental do sucesso. Começar um negócio é a parte mais fácil, o difícil é sobreviver e aqui sobressaem os empreendedores;
  • os riscos devem ser calculados e minimizados. Empreendedores de sucesso não acreditam em sorte, eles fazem a sorte;
  • o empreendedor individual geralmente produz uma receita que lhe permite sobreviver com relativo conforto. É difícil ter um negócio de alto potencial sozinho. A tendência para negócios de maior porte é a formação de equipes;
  • ao contrário do que se pensa, os empreendedores estão longe de ser independentes, vez que mantêm uma relação direta com vários agentes do mercado, tais como sócios, empregados, investidores, clientes, fornecedores, credores etc.;
  • os empreendedores consideram seu trabalho gratificante e têm dificuldades para se aposentar;
  • se houver talento e possuir as características necessárias, o dinheiro vem como conseqüência. O dinheiro é, para o empreendedor, o que o pincel e a tinta são para o pintor: ferramentas inertes que, nas mãos certas, podem criar maravilhas;
  • a idade não é barreira para o empreendedor. Embora a maioria dos empreendedores de sucesso realizem seus objetivos com a idade média de 35 anos, há exemplos numerosos de empreendedores de todas as idades, inclusive com 60 anos. As características que contam realmente são conhecimento, experiência e relações;
  • os empreendedores buscam realização pessoal, controle de seus próprios destinos e materialização de seus sonhos. O dinheiro é visto como uma ferramenta. Os ganhos de capital aparecem no médio e longo prazos.


Copyright © 2010 AIEC.